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A frase em que a expressão de tempo sublinhada tem seu valor corretamente identificado, é:
  • A: tempo imediatamente anterior: A felicidade é logo ou nunca;
  • B: tempo distante: Até 13 anos eu pensava que meu nome era "cale-se":
  • C: tempo correlato: Enquanto se sonha, não se viver;
  • D: tempo posterior imediato: Sinto-me muito melhor agora que eu desisti de esperar;
  • E: simultaneidade de tempo: A felicidade é uma bola atrás da qual corremos enquanto rola e a chutamos logo que para.

Nas frases abaixo, os termos sublinhados exemplificam uma figura de linguagem denominada metonímia. A frase em que essa metonímia é caracterizada como o emprego de um termo abstrato por um concreto, é:
  • A: Ao ler-se Camões, aprende-se muito sobre a história heroica de Portugal;
  • B: O parati é uma bebida tradicional das classes populares, mas, tomada em excesso, prejudica bastante a saúde;
  • C: Quando chega a bondade do Natal, as crianças ficam felizes;
  • D: Todos ficaram emocionados no auditório quando o comediante declarou que não possuía um teto onde morar;
  • E: A feijoada estava tão boa, que o cozinheiro comeu três pratos.

A frase abaixo em que o segundo segmento mostra algo considerado inferior ao primeiro, é:
  • A: O gênio aponta o caminho, o talento o toma;
  • B: Um entendido sabe tudo. O sábio sabe apenas o essencial;
  • C: Ou nós encontramos um caminho, ou abrimos um;
  • D: Ou você faz poeira ou come poeira;
  • E: Criatividade é ótimo, mas o plágio é mais rápido.

A frase abaixo cuja função de linguagem é metalinguística, é:
  • A: Esperteza é quando você acredita só em metade do que você ouve. Genialidade é quando você sabe em qual metade acreditar;
  • B: Um homem sábio criará mais oportunidades do que ele acha;
  • C: Nunca confunda movimento com ação;
  • D: Deus ajuda a quem se ajuda;
  • E: Originalidade não consiste em dizer o que ninguém disse antes, mas em dizer exatamente o que você pensa por si próprio.

Todas as frases abaixo foram construídas com formas verbais na voz passiva com auxiliar e todas foram modificadas para a voz ativa.

Aquela frase em que essa modificação foi feita de forma adequada, é
  • A: Uma criança não é um vaso para ser preenchido pelos adultos /Uma criança não é um vaso que os adultos preenchem;
  • B: Há muitas maneiras de se conseguir que algo seja feito / Há muitas maneiras de se conseguir que se fizesse algo;
  • C: Quando a infância morre, seus cadáveres são chamados de adultos / Quando a infância morre, chama-se de adultos os seus cadáveres;
  • D: Devemos lembrar sempre que as nossas virtudes não são herdadas por nossos filhos / Devemos lembrar sempre que nossos filhos não herdarão nossas virtudes;
  • E: Vida é um espaço de tempo cuja primeira metade é arruinada por nossos pais/ Vida é um espaço de tempo cuja primeira metade os nossos pais arruinaram.

Observe o fragmento textual a seguir.

"A rua era pobre e a casa parecia antiga, com suas janelas azuis e as vidraças do lado externo, como nas velhas casas de Minas Aproximei-me devagar e pulei o muro. Peguei a chave no solitário vaso de plantas e entrei. A entrada era ampla, assim como a sala a seguir, com muitos móveis. Os objetos de decoração eram todos de aparência clássica, certamente muito caros. Os quartos estavam arrumados e os banheiros eram de finíssimo gosto."
Nesse fragmento estão sublinhados vários adjetivos que, segundo as gramáticas, podem expressar estados, características, qualidades e relações.

Os dois adjetivos abaixo que expressam qualidades são:
  • A: pobre / azuis;
  • B: ampla / clássica;
  • C: caros / finíssimo;
  • D: antiga / arrumados;
  • E: velhas / solitário.

A frase em que o vocábulo sublinhado exemplifica a linguagem lógica e não uma metáfora, é:
  • A: Infância é vida sob uma ditadura;
  • B: Uma criança não é um vaso a ser preenchido, mas um fogo para ser aceso;
  • C: Crianças são as mensagens vivas que nós enviamos a um tempo que não veremos;
  • D: Nunca é tarde para ter uma infância feliz;
  • E: Criança é um anjo cujas asas diminuem à medida que crescem as pernas.

Nas frases abaixo há dois substantivos sublinhados, aquela frase em que o segundo desses substantivos é adequado ao coletivo anteriormente sublinhado, é:
  • A: Quando um batalhão se separa, os foliões ficam afastados uns dos outros;
  • B: Quando um cardume cai na rede, os peixes se debatem durante algum tempo;
  • C: Quando um enxame se assusta, as hienas podem tornar-se agressivas;
  • D: Quando uma biblioteca se incendeia, as estantes perdidas são irrecuperáveis;
  • E: Quando chega uma junta, seus engenheiros são bem recebidos.

"O pródigo pode ser lastimado, mas o avarento é quase sempre aborrecido."

Sobre os componentes ou sobre a estruturação dessa frase, é correto afirmar que:
  • A: as formas verbais "pode ser lastimado" e "é aborrecido" mostram formas de voz passiva;
  • B: o vocábulo "pródigo" tem "prodígio" como substantivo cognato;
  • C: o termo "quase sempre" tem valor de "modo";
  • D: as duas orações que compõem a frase mostram paralelismo sintático;
  • E: a primeira oração da frase indica uma possibilidade e não uma certeza.

A frase abaixo em que a transformação da oração sublinhada em um termo nominalizado foi feita de forma adequada, é:
  • A: Quando a infância morre, seus cadáveres são chamados de adultos./Após a morte da infância...
  • B: Quando nós planejamos para a posteridade, devemos lembrar que a virtude não é hereditária. / Numa planificação posterior...
  • C: Quando um homem percebe que seu pai talvez estivesse certo, ele usualmente tem um filho que pensa que ele está errado./ a provável certeza de seu pai...
  • D: Quando dou uma mensagem, não escrevo um livro, vou ao correio./Na doação de uma mensagem...
  • E: Quando prevejo uma nova viagem, já começo a arrumar as malas./Na provisão de uma nova viagem...

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