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Quanto à sua tipologia, o texto CB1A1CCC caracteriza-se como dissertativo-argumentativo porque sua autora




  • A: adotou uma abordagem monotemática para descrever o amor e o ódio.
  • B: construiu seus argumentos de forma impessoal.
  • C: não empregou palavras ou expressões em sentido figurado.
  • D: defendeu um ponto de vista com base em argumentos lógicos.
  • E: o organizou sob o modelo introdução, desenvolvimento e conclusão.


Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto CB1A1CCC, o termo “a quem” (linha 25) poderia ser substituído por

  • A: para aqueles.
  • B: ao qual.
  • C: aos que.
  • D: àquele que.
  • E: para qualquer pessoa.

 


No segundo período do texto CB1A1CCC — “O problema inevitável ao se teorizar sobre o amor e o ódio é a impossibilidade de avaliar aquilo que é subjetivo e que, no entanto, nos domina” —,




  • A: o sentido original e a correção gramatical seriam preservados se a expressão “no entanto” fosse substituída pelo termo mas.
  • B: a introdução do pronome se imediatamente antes de “avaliar” modificaria o sentido original do texto, mas o tornaria mais claro.
  • C: embora o sentido do vocábulo “ao” equivalha ao de quando, a substituição de um pelo outro prejudicaria a correção gramatical do texto.
  • D: a correção gramatical seria preservada se a forma verbal “domina” fosse empregada no plural — dominam —, caso em que concordaria com “o amor e o ódio”.
  • E: o referente do termo “aquilo” é a expressão “o amor e o ódio”.


Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de paráfrase para o primeiro período do texto CB1A1CCC: “Há épocas em que predomina o amor e épocas em que predomina o ódio.” Assinale a opção em que a paráfrase proposta mantém o sentido original e a correção gramatical do texto.




  • A: Têm épocas que ora o amor, ora o ódio predominam.
  • B: Ódio e amor emergem em épocas distintas.
  • C: Em algumas épocas, predomina o amor; noutras, o ódio.
  • D: Quando o amor predomina, não há ódio.
  • E: Há épocas onde o amor predomina e, em outras, o ódio.

 


De acordo com a autora do texto CB1A1CCC, todo ódio origina-se da




  • A: distorção de fatos.
  • B: manipulação do povo.
  • C: manipulação dos afetos por meio de discursos.
  • D: tríade fofoca, assédio moral e maledicência.
  • E: própria natureza humana e dos fatos históricos.


Mencionadas no início do último parágrafo do texto CB1A1CCC, as “ondas de amor e ódio que sustentam e abalam as sociedades”




  • A: devem ser controladas, mas não manipuladas.
  • B: podem ser totalmente controladas e manipuladas.
  • C: podem ser manipuladas, mas não simplesmente controladas.
  • D: podem ser manipuladas, desde que controladas.
  • E: devem ser manipuladas para ser controladas.



De acordo com o texto CB1A1CCC, o amor e o ódio
  • A: são forças indistintas.
  • B: devem ser compreendidos para ser controlados.
  • C: regem todos os períodos históricos
  • D: são totalmente compreendidos pelo ser humano.
  • E: são forças desproporcionais, com prevalência do ódio.


Segundo a autora do texto CB1A1CCC,




  • A: é válido refletir sobre quando a humanidade amou mais ou odiou mais.
  • B: é perigosa a aproximação entre os sentimentos de amor e ódio.
  • C: promover a naturalização do ódio é papel da televisão.
  • D: é impossível discutir sentimentos subjetivos como amor e ódio.
  • E: entender o ódio é suficiente para detê-lo.



No texto CB1A1BBB, o trecho “porque lhe seria impossível reconstituir as formas de vida da África” (linhas  15 e 16) expressa uma
  • A: consequência de se atribuir aos quilombos o título de “formações protobrasileiras” (ℓ.13).
  • B: ressalva em relação à informação do trecho “Eram formações protobrasileiras” (ℓ.13).
  • C: justificativa para que se considerem os quilombos “formações protobrasileiras” (ℓ.13).
  • D: causa para o fato de o negro aculturado saber “sobreviver na natureza brasileira” (ℓ.15).
  • E: prova de que o negro aculturado “sabia sobreviver na natureza brasileira” (ℓ. 14 e 15).


De acordo com o texto CB1A1BBB, a resistência indígena e a luta dos negros




  • A: A iniciaram-se junto com o tráfico negreiro.
  • B: foram as lutas mais cruéis ocorridas no território brasileiro.
  • C: eram lideradas por negros e índios fugitivos dos cativeiros.
  • D: perduraram pelos séculos da escravidão.
  • E: encerraram-se com a abolição.

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