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Às vezes, quando vejo uma pessoa que nunca vi, e tenho algum tempo para observá-la, eu me encarno nela e assim dou um grande passo para conhecê-la. E essa intrusão numa pessoa, qualquer que seja ela, nunca termina pela sua própria autoacusação: ao nela me encarnar, compreendo-lhe os motivos e perdoo. Preciso é prestar atenção para não me encarnar numa vida perigosa e atraente, e que por isso mesmo eu não queira o retorno a mim mesmo.
Um dia, no avião... ah, meu Deus – implorei – isso não, não quero ser essa missionária!.

Mas era inútil. Eu sabia que, por causa de três horas de sua presença, eu por vários dias seria missionária. A magreza e a delicadeza extremamente polida de missionária já me haviam tomado. É com curiosidade, algum deslumbramento e cansaço prévio que sucumbo à vida que vou experimentar por uns dias viver. E com alguma apreensão, do ponto de vista prático: ando agora muito ocupada demais com os meus deveres e prazeres para poder arcar com o peso dessa vida que não conheço – mas cuja tensão evangelical já começo a sentir. No avião mesmo percebo que já comecei a andar com esse passo de santa leiga: então compreendo como a missionária é paciente, como se apaga com esse passo que mal quer tocar o chão, como se pisar mais forte viesse prejudicar os outros. Agora sou pálida, sem nenhuma pintura nos lábios, tenho o rosto fino e uso aquela espécie de chapéu de missionária.
(Clarice Lispector, Encarnação involuntária. Felicidade clandestina.)

Na passagem – E com alguma apreensão, do ponto de vista prático: ando agora muito ocupada demais com os meus deveres e prazeres para poder arcar com o peso dessa vida que não conheço – os dois-pontos introduzem uma
  • A: condição, podendo ser substituídos por travessão seguido da conjunção se.
  • B: concessão, podendo ser substituídos por vírgula seguida da conjunção portanto.
  • C: explicação, podendo ser substituídos por vírgula seguida da conjunção porque.
  • D: comparação, podendo ser substituídos por ponto-e-vírgula seguido da conjunção como.
  • E: finalidade, podendo ser substituídos por travessão seguido da conjunção para.

Leia o texto para responder à questão.

Assinale a alternativa em que, na redação escrita a partir do texto, o uso da vírgula está em conformidade com a norma-padrão de pontuação da língua portuguesa.
  • A: O ganho privado, no ensino superior, tem potencial para ser bem maior do que o retorno social.
  • B: São muitos os exemplos de que, os trabalhadores qualificados, aumentam a produtividade econômica.
  • C: Em vista das possibilidades de ganho, não seria adequado, oferecer ensino superior público gratuito.
  • D: Dadas as condições de desigualdade os indivíduos, também deveriam ser, tratados de forma desigual.
  • E: O ponto de vista econômico refuta, a ideia da obrigatoriedade, do ensino superior público gratuito.

Leia o texto para responder à questão.

Considere a seguinte passagem, para responder à questão:

Há justificativa moral para a gratuidade: ela confere liberdade às pessoas. No processo educacional, funcionalidades são apropriadas pelos indivíduos, conferindo-lhes a possibilidade de serem livres e agentes, não dependentes e passivos.

Assinale a alternativa em que a reescrita da frase “... ela confere liberdade às pessoas.” atende à norma-padrão da língua portuguesa quanto ao uso do acento indicativo da crase.
  • A: ... ela confere liberdade à diferentes tipos de pessoas.
  • B: ... ela confere liberdade à uma infinidade de pessoas.
  • C: ... ela confere liberdade à maior parte das pessoas.
  • D: ... ela confere liberdade à toda sorte de pessoas.
  • E: ... ela confere liberdade à algumas pessoas.

Leia o texto para responder à questão.

Considere a seguinte passagem, para responder à questão:

Há justificativa moral para a gratuidade: ela confere liberdade às pessoas. No processo educacional, funcionalidades são apropriadas pelos indivíduos, conferindo-lhes a possibilidade de serem livres e agentes, não dependentes e passivos.

Na passagem, expressam sentido contrário entre si os seguintes termos:
  • A: justificativa / gratuidade.
  • B: moral / liberdade.
  • C: processo / possibilidade.
  • D: indivíduos / agentes.
  • E: livres / dependentes.

Leia o texto para responder à questão.



Considere o trecho do 5º parágrafo para responder à questão:

Há aspectos morais que justificariam ensino superior pago, mas somente para quem tem condições de fazê-lo. O Brasil é um país consideravelmente desigual. Logo, desiguais deveriam ser tratados desigualmente.

Na frase “... mas somente para quem tem condições de fazê-lo.”, o termo “mas” introduz, em relação ao que é enunciado no início do trecho, uma
  • A: comparação.
  • B: conclusão.
  • C: condição.
  • D: restrição.
  • E: causa.

Leia o texto para responder à questão.

Considere o trecho do 5º parágrafo para responder à questão:

Há aspectos morais que justificariam ensino superior pago, mas somente para quem tem condições de fazê-lo. O Brasil é um país consideravelmente desigual. Logo, desiguais deveriam ser tratados desigualmente.

A ideia segundo a qual “desiguais deveriam ser tratados desigualmente”, defendida nesse parágrafo, é
  • A: compatível com a opinião da maioria dos brasileiros, expressa no primeiro parágrafo, de que a educação deve ser gratuita a todos até a universidade.
  • B: usada para contestar a informação trazida no segundo parágrafo de que a educação até o ensino médio deveria ser oferecida a todos às custas do Estado.
  • C: introduzida para contradizer a relação estabelecida no segundo parágrafo entre trabalhadores qualificados e aumento da produtividade econômica.
  • D: retomada no penúltimo parágrafo, no qual o ensino superior público gratuito a todos é defendido como um direito, independentemente da situação social.
  • E: reafirmada no último parágrafo, no qual o autor defende que alunos que disponham de recursos financeiros devem pagar pelo ensino superior.

Leia o texto para responder à questão.

O termo ou expressão a que se refere o pronome destacado está corretamente identificado entre parênteses em:
  • A: Há justificativa moral para a gratuidade: ela confere liberdade às pessoas. (justificativa moral)
  • B: ... funcionalidades são apropriadas pelos indivíduos, conferindo-lhes a possibilidade de serem livres... (indivíduos)
  • C: ... os salários desses profissionais indicam que os ganhos privados são substantivos: não seria razoável oferecer-lhes educação superior gratuita. (ganhos privados)
  • D: Há aspectos morais que justificariam ensino superior pago, mas somente para quem tem condições de fazê-lo. (justificariam)
  • E: ... seria mais razoável, do ponto de vista econômico e moral, considerar que alunos do ensino superior que possam pagar por este o façam. (mais razoável)

Leia o texto para responder à questão.

Conforme a opinião do autor, diferentemente das etapas anteriores da educação, o ensino superior
  • A: deve ser uma oportunidade estendida a todos e providenciada pelo Estado, o responsável por garantir a educação em todos os níveis.
  • B: constitui o único nível de formação cuja oferta gratuita pelo poder público torna-se, em vista do alto custo, inviável em qualquer hipótese.
  • C: legitima as desigualdades sociais, sendo suficiente considerar as diferenças de remuneração entre as carreiras de administrador e de médico.
  • D: deveria ser bancado pelo governo somente para formar profissionais indispensáveis pela sua relevância social, como é o caso dos médicos.
  • E: forma profissionais com possibilidades de ganhos pessoais mais significativos, razão pela qual não se justifica esse tipo de educação gratuita a todos.

Leia o texto para responder à questão.

Segundo o texto, a educação pública e gratuita até o ensino médio se justifica por tratar-se de um investimento que
  • A: resulta em maior volume de pessoas aptas a ingressar no ensino superior, condição que as qualifica para alavancar a produtividade econômica.
  • B: beneficia toda a sociedade, ao aumentar a produtividade econômica e trazer às pessoas a possibilidade de serem livres e independentes.
  • C: diminui a reivindicação popular para que o Estado venha a se responsabilizar também pela oferta do ensino superior gratuito a todos.
  • D: possibilita ao Estado atender à demanda do mercado de trabalho, apesar do insignificante retorno social para os indivíduos com essa formação.
  • E: qualifica os indivíduos para desempenhar atividades que resultem em ganhos pessoais que lhes permitam arcar com os custos do ensino superior.

Leia a tira para responder à questão.

Na frase do penúltimo quadrinho “Eu quis dizer uma pergunta sobre o que estamos estudando.”, a expressão destacada estará corretamente substituída, em conformidade com a norma-padrão da língua, por:
  • A: quanto o.
  • B: relacionada no.
  • C: a respeito do.
  • D: em relação o.
  • E: referente do.

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