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Fragmento do texto: Ao revisitar a própria memória, o cineasta Alfonso Cuarón escolhe olhar para Cleo, a empregada, de origem indígena, de uma família branca de classe média. Resgata, assim, não apenas os seus anos de formação, mas todas as particularidades do passado do país. O México no início dos anos 1970 fervilhava entre revoluções sociais e a influência da cultura estrangeira. Cleo, porém , se mantinha ingênua, centrada nas suas obrigações: lavar o pátio, buscar as crianças na escola, lavar a roupa, colocar os pequenos para dormir.

Em “Cleo, porém, se mantinha ingênua...” (2º parágrafo), o vocábulo porém pode ser substituído, com o sentido do texto preservado, por
  • A: dessa forma.
  • B: devido a isso.
  • C: por conseguinte.
  • D: assim sendo.
  • E: em contrapartida.


Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase está empregado em conformidade com a norma-padrão
da língua.
  • A: Segundo Cuarón, o cinema deve voltar seu olhar à todos aqueles para quem ninguém olha.
  • B: Roma chegou à receber o Oscar de melhor filme estrangeiro, o que gerou certa polêmica.
  • C: Em 2019, o Oscar de melhor direção foi concedido à Alfonso Cuarón, por Roma.
  • D: O cineasta mostrou-se grato por terem dado valor à um filme centrado em uma mulher indígena.
  • E: Cuarón agradeceu às atrizes Yalitza Aparicio e Marina de Tavira, dizendo que elas “são o filme”.


A expressão verbal que apresenta, conforme a norma-padrão da língua, a mesma regência da destacada em “O título [...] remete a Roma, Cidade Aberta, filme-símbolo do neorrealismo italiano...” (1º parágrafo) e que, por essa razão, pode substituí-la sem que se realize qualquer outra alteração no trecho é
  • A: se refere.
  • B: se evoca
  • C: retoma.
  • D: recupera.
  • E: ecoa.


Em “Cleo, porém, se mantinha ingênua, centrada nas suas obrigações...” (2º parágrafo), o trecho destacado pode ser corretamente substituído, conforme as regras de regência da norma-padrão da língua, por
  • A: dedicada das.
  • B: absorta sob as.
  • C: aplicada com as
  • D: empenhada nas.
  • E: comprometida das


Assinale a alternativa em que a frase a seguir está reescrita em conformidade com as regras de concordância da norma-padrão da língua.
O cineasta assina a fotografia e a montagem do filme.
  • A: A fotografia e a montagem do filme é assinado pelo cineasta
  • B: A fotografia e a montagem do filme são assinados pelo cineasta.
  • C: A fotografia e a montagem do filme são assinadas pelo cineasta.
  • D: A fotografia e a montagem do filme é assinada pelo cineasta.
  • E: A fotografia e a montagem do filme são assinado pelo cineasta.


Assinale a alternativa que completa a lacuna da frase a seguir, em conformidade com a concordância da norma-
-padrão da língua.
No México no início dos anos 1970, __________ revoluções sociais e a influência da cultura estrangeira.
  • A: existia
  • B: havia
  • C: ocorria
  • D: abundava
  • E: surgia


Considere os sentidos que os vocábulos destacados nos trechos a seguir imprimem às relações que estabelecem:
• ... Roma, Cidade Aberta, filme-símbolo do neorrealismo italiano assinado por Roberto Rossellini. (1º parágrafo)
Até que tudo se transforma. (3º parágrafo)
Nos contextos apresentados, os vocábulos por e Até expressam, respectivamente,
  • A: proximidade e assunto.
  • B: tempo e inclusão.
  • C: instrumento e intensificação da ação.
  • D: agente e limite posterior de tempo.
  • E: modo e restrição espacial.


Na frase “Esse é um filme simples e complicado, como a própria vida.” (5º parágrafo), o vocábulo destacado exprime circunstância de
  • A: comparação.
  • B: causa
  • C: finalidade.
  • D: concessão.
  • E: adição.


Em “Cleo, porém, se mantinha ingênua...” (2º parágrafo), o vocábulo porém pode ser substituído, com o sentido do texto preservado, por
  • A: dessa forma.
  • B: devido a isso.
  • C: por conseguinte.
  • D: assim sendo.
  • E: em contrapartida.



O vocábulo resiliência, destacado no terceiro parágrafo, abarca o sentido de
  • A: amor incondicional que as mães têm por seus filhos.
  • B: cumplicidade partilhada por pessoas de uma mesma origem.
  • C: ressentimento que permanece após uma desilusão amorosa.
  • D: falta de amor-próprio que inibe o desenvolvimento das mulheres.
  • E: capacidade de se recompor após uma situação difícil.

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