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De acordo com as regras normativas pertinentes à Língua Portuguesa do Brasil, observe a explicação dada sobre uma das pontuações utilizadas na representação do discurso.

__________ representa uma maior pausa do que a marcada pela vírgula, comumente utilizada. Seu uso ocorre para separar orações coordenadas quanto muito longas. Sua função é a de conceder clareza em uma frase,
principalmente a fim de organizar os itens apresentados.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A: Ponto e vírgula.
  • B: Ponto final.
  • C: Trema.
  • D: Dois pontos.
  • E: Hífen.



Assinale a alternativa em que a pontuação foi empregada de maneira correta, segundo na norma culta da língua.
  • A: A procrastinação, é a protelação do ato, acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para ser resolvido depois.
  • B: A procrastinação é a protelação do ato. Acontece por exemplo quando você deixa um assunto para ser resolvido depois.
  • C: A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando, você deixa um assunto para ser resolvido, depois.
  • D: A procrastinação é a protelação do ato, acontece, por exemplo, quando você, deixa um assunto para ser resolvido depois.
  • E: A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para ser resolvido depois

A partir da leitura do fragmento do texto “Amanhã eu faço!”, identifique, dentre as afirmativas abaixo, aquelas que estão em congruência com o assunto e com os fatos sobre a procrastinação.

I. Para a maioria das pessoas, pouco do que foi planejado será efetivamente concretizado.
II. A procrastinação é objeto de estudo da psicologia, entretanto não é aceita em livros de autoajuda ou guias de eficiência no trabalho.
III. A América do Norte é o berço da cultura de procrastinação.
IV. A procrastinação ocorre devido ao uso de substância ilícitas.
V. Estudos realizados indicam que os procrastinadores têm um nível maior de estresse, gripes e resfriados frequentes.
  • A: Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • B: Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
  • C: Apenas a afirmativa IV está correta.
  • D: Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
  • E: Apenas a afirmativa III está correta.

Segundo o dicionário Oxford Languages, procrastinar é um verbo transitivo direto e intransitivo que significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair. Tendo como base a definição do dicionário e o desenvolvimento do fragmento do texto, assinale a alternativa que melhor define procrastinação.
  • A: O excesso de afazeres no século XXI.
  • B: A falta de tempo que assola os seres humanos.
  • C: A falta de organização do tempo para os afazeres.
  • D: O excesso de organização atemporal.
  • E: A falta de responsabilidade dos jovens.

Leia atentamente o fragmento do texto “Amanhã eu faço!”, como é comum em produções textuais, vários aspectos são abordados no seu desenvolvimento. Assim, dentre as alternativas abaixo, a que expõe o
assunto geral tratado no texto
  • A: A falta de tempo.
  • B: A falha nos hábitos humanos.
  • C: A procrastinação.
  • D: A hereditariedade da preguiça.
  • E: A proatividade.

O Sueco morou com os parentes desde pequeno. Entretanto passou a morar com a esposa. Há um padrão de tempo verbal (pretérito perfeito) nessas duas orações. Assinale a alternativa em que esse padrão se repete.
  • A: O Sueco passava horas lendo.
  • B: O Sueco estudou e lecionou português.
  • C: O Sueco assistia vídeos em português.
  • D: A casa do Sueco estava muito bem conservada.
  • E: Na casa havia lustres de cristal.



O Sueco, apesar de muitos anos vivendo no Brasil, não tem o Português como sua língua materna. Ele ainda comete desvios em relação à Língua Portuguesa. Identifique os erros de concordância no discurso proferido por ele.

A maioria dos meus vizinhos (1) concordam que eu sou muito precavido, só porque na entrada da minha fábrica, há algumas placas que dizem: “É (2) proibida a entrada” e “não é (3) permitido permanecer neste local sem os acessórios de segurança”.
  • A: Há concordância nos vocábulos (2) e (3).
  • B: Há concordância nos vocábulos (1) e (2).
  • C: Há concordância nos vocábulos (1) e (3).
  • D: Há concordância no vocábulo (1).
  • E: Há concordância no vocábulo (3).

A concordância nominal estabelece uma relação entre o gênero e número do substantivo com os demais elementos da sentença. Observe o fragmento do texto a seguir.

A esposa do Sueco __________ havia saído do salão de beleza com __________ dores de cabeça. __________, já as tivera anteriormente.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. Atente ao uso da concordância nominal.
  • A: mal – bastante – As mesmas.
  • B: mal – bastantes – Às mesmas.
  • C: mal – bastantes – As mesmas.
  • D: mau – bastante – As mesmas.
  • E: mau – bastantes – A mesma.

O Sueco mudará para uma nova residência no próximo mês. Ele elaborou uma lista com algumas pendências a serem solucionadas antes de sua mudança. Leia atentamente as alternativas abaixo e assinale, dentre as palavras em destaque, a única que apresenta uma palavra contendo desvio ortográfico.
  • A: Reivindicar a alteração do endereço residencial junto ao banco.
  • B: Solicitar a compania elétrica o religamento da energia.
  • C: Pintar a fachada.
  • D: Retirar o enxame de abelhas da varanda.
  • E: Verificar o funcionamento de registro de água.

Observe atentamente os hábitos do Sueco. Considerando-se a norma culta da Língua Portuguesa e o uso dos acentos ortográficos, assinale a alternativa
em que há desvio a essas normas.
  • A: O Sueco está tranqüilo, pois contratou uma empresa de mudanças.
  • B: A empresa de mudanças teve dificuldade em embalar o micro-ondas.
  • C: Como consequência, quebraram o eletrodoméstico.
  • D: O Sueco reclamou sobre a infraestrutura da empresa de mudanças.
  • E: A empresa marcou ao meio-dia, mas chegou quase duas horas depois.

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Atuo no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000.
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