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Observe o seguinte texto publicitário:

“Nesta faculdade você trabalha bastante durante o curso para seguramente trabalhar depois de formado!”

Assinale a observação correta sobre o emprego do verbo “trabalhar” nas duas ocorrências acima destacadas.
  • A: As duas ocorrências mostram o mesmo valor semântico.
  • B: A primeira ocorrência mostra valor semântico equivalente a “esforçar-se, dedicar-se”.
  • C: A segunda ocorrência mostra valor semântico de “mostrar competência”.
  • D: A publicidade pretende indicar prioritariamente o valor do esforço nos estudos com o emprego de “trabalhar”.
  • E: Segundo o texto, a competência profissional do estudante vai ser adquirida no mercado de trabalho.

Na seção “Horóscopo” de um jornal paulista se lê a seguinte previsão para os do signo “Peixes”:

“Alguém está tentando enganar você? Você sabe, logicamente, que está imune a toda trapaça. Todos te devem algo, logo devem tratar você com respeito”.

Assinale a afirmação correta sobre o que se lê neste fragmento textual.
  • A: O autor desse texto fala com um leitor imaginário, pertencente a algum dos signos do horóscopo.
  • B: A primeira pergunta do texto funciona como contato com o leitor já que nada decorre dela no texto.
  • C: O segundo período do texto mostra uma pressuposição que cria um espaço comum entre os interlocutores.
  • D: Os textos dos horóscopos trabalham com vocábulos objetivos, de significado bem específico.
  • E: O texto tenta mostrar certa dignidade e respeito por meio da utilização correta da língua portuguesa.

Observe a seguinte frase, retirada de um diálogo:
- Você é um gênio, cara!”
A significação da frase está correta no seguinte contexto
  • A: como uma crítica a uma observação culta a respeito de um tema popular, feita pelo interlocutor.
  • B: como um elogio a uma observação inadequada do interlocutor.
  • C: como uma observação de caráter neutro sobre a participação do interlocutor no diálogo travado.
  • D: como uma expressão opinativa de caráter positivo como algo dito conscientemente fora de hora.
  • E: como uma ironia diante de algo inadequado dito pelo interlocutor.

As mensagens de e-mail mostram características de uma carta e, simultaneamente, de uma chamada telefônica. No texto de e-mail abaixo Carlos agradece a sua namorada que lhe tinha mandado uma foto dela.
“Devo te dizer que vc está muito bem na fotografia, acho mesmo que perdi algo muito bom. Vou ver se algum dia me lembro de mandar-te uma, lembre que não me agradam as fotos”.
Assinale a afirmativa correta sobre o significado ou a estrutura desse texto.
  • A: Trata-se de um texto bastante extenso, com palavras desnecessárias e um pouco ambíguo.
  • B: O texto é um exemplo do que é uma mensagem de correio eletrônico, em que não se respeitam completamente as normas da comunicação escrita.
  • C: Alguma coisa da foto deve ter desagradado a Carlos, lamentando-se de haver perdido bons momentos.
  • D: Em uma carta, a mesma mensagem teria um caráter menos formal do que a de um e-mail.
  • E: A lembrança de também mandar uma foto sua para a namorada mostra o caráter romântico desse tipo de correspondência.

Assinale a frase abaixo em que a preposição A – sozinha ou combinada – não é uma exigência da regência de um outro termo, mostrando um valor semântico específico.
  • A: Aos sonhos não importa o preço.
  • B: O despertar dá aos sonhos uma fama que eles não merecem.
  • C: Uma vez que somos destinados ao fracasso, tenhamos paciência.
  • D: Prefira afrontar o mundo servindo a sua consciência a afrontar a sua consciência servindo ao mundo.
  • E: Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.

Assinale a frase em que o emprego de “lá” é considerado inadequado.
  • A: Nada faz você mais tolerante com uma festa barulhenta no vizinho do que você estar lá.
  • B: Torna-se mais difícil chegar a um lugar quando se pensa que já se está lá.
  • C: Avestruzes não enfiam a cabeça na terra, mas enfiam a cabeça numa cerca e esquecem como a colocaram lá.
  • D: Gosto de ir aos cemitérios e lá admirar os túmulos dos que venceram na vida.
  • E: Não é que eu tenha medo de morrer. É que eu não quero estar lá quando isso acontecer.

Assinale a frase em que houve troca indevida entre O/LHE.
  • A: Geralmente aqueles que não têm nada a dizer conseguem levar o máximo de tempo para fazê-lo.
  • B: Quando você fica mais velho, começam a lhe atribuir virtudes que você jamais possuiu.
  • C: O povo é como uma cera mole, tudo depende da mão que o modele.
  • D: Toda idade tem seus frutos; o que falta é saber recolher-lhes.
  • E: Quanto melhor se enche a vida, menos tempo se tem de perdê-la.

Assinale a frase abaixo que se insere entre os textos injuntivos, manifestando uma ordem.
  • A: Diga “sim” sempre que possível e “não” sempre que necessário.
  • B: Conservemos, pela sabedoria, o que adquirimos por entusiasmo.
  • C: Respeitar a mulher do próximo!
  • D: Venha a nós o vosso reino e seja feita a vossa vontade.
  • E: Não se deve engolir mais credos do que se é capaz de digerir.

Assinale a frase abaixo em que a troca de posição realizada na frase é feita de forma inadequada, com modificação de sentido.
  • A: Mais vale um pássaro na mão do que dois voando / Vale menos dois pássaros voando do que um na mão.
  • B: O conflito é a fonte e senhor de todas as coisas / O conflito é o senhor e a fonte de todas as coisas.
  • C: A superstição é mais injuriosa para Deus que o ateísmo / O ateísmo é menos injurioso para Deus que a superstição.
  • D: Só as grandes crenças proporcionam grandes emoções / Só as grandes emoções proporcionam grandes crenças.
  • E: Quem crê é forte, mas quem duvida é fraco / Quem duvida é fraco, mas quem crê é forte.

As frases abaixo mostram termos sublinhados que retomam termos anteriores; assinale a frase em que o tipo de retomada não está corretamente realizado.
  • A: Esse coral representa as tradições musicais do país. Eles são muito bem-preparados. / retomada por um pronome pessoal.
  • B: Ela decidiu viajar para a Europa. Essa viagem deverá ser muito útil para seu trabalho de doutorado. / retomada por um substantivo cognato.
  • C: Ele ficou reprovado em quase todas as matérias. O fato de não ter sucesso o deprime muito. / retomada por uma expressão sinônima.
  • D: Eu moro numa casa pequena na esquina da rua. Esse teto me abriga há algum tempo. / retomada da parte pelo todo.
  • E: Eu trabalho numa escola pública. É uma grande escola muito conhecida no bairro. / retomada idêntica do mesmo substantivo com novo determinante.

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