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Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ ruycastro/2023/12/quanto-mais-dificil-melhor.shtml?pwg t=kye73frks3762ppiv3c8ms8agtyutnr6i2zmqyam6pqtcz 5u&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_ campaign=compwagift. Acesso em: 20 dez. 2023.Adaptado.

O texto escrito por Ruy Castro é uma crônica cujo objetivo principal é
  • A: demonstrar a cientificidade do conceito de meritocracia na vida profissional.
  • B: provar que as deficiências constituem um sério óbice para determinados ofícios.
  • C: enumerar, por meio de casos fictícios, algumas contradições das biografias dos gênios.
  • D: ilustrar, por meio de casos reais, o aparente desencontro entre certas profissões e as supostas deficiências dos que as exerceram.
  • E: defender que a falta dos requisitos básicos certamente compromete o bom desenvolvimento de uma carreira.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ ruycastro/2023/12/quanto-mais-dificil-melhor.shtml?pwg t=kye73frks3762ppiv3c8ms8agtyutnr6i2zmqyam6pqtcz 5u&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_ campaign=compwagift. Acesso em: 20 dez. 2023.Adaptado.

“Este artigo deve me custar uns cinco espirros.”

A partir dessa frase, que encerra o texto, percebe-se que
  • A: “espirros” tem sentido metafórico, representando as “tristezas” por ele mencionadas no texto.
  • B: o autor tem certeza absoluta quanto às consequências de escrever essa crônica.
  • C: o autor entra em crise emocional ao revisitar memórias e espirra cinco vezes contadas.
  • D: o papel usado pelo autor para escrever essa crônica produz nele uma reação alérgica.
  • E: os personagens e as situações a que o cronista se referiu são antigos, como relíquias empoeiradas.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ ruycastro/2023/12/quanto-mais-dificil-melhor.shtml?pwg t=kye73frks3762ppiv3c8ms8agtyutnr6i2zmqyam6pqtcz 5u&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_ campaign=compwagift. Acesso em: 20 dez. 2023.Adaptado.

A pontuação empregada na segunda versão dos trechos transcritos está totalmente adequada à norma-padrão da língua portuguesa em:
  • A: “Isso significa coabitar com poeira, mofo e populações inteiras de fungos.” / Isso significa coabitar com poeira mofo, e populações inteiras de fungos.
  • B: “A cada espirro voam várias gerações de fungos” / A cada espirro voam, várias gerações de fungos.
  • C: “Beethoven era surdo, o que, pelo visto, não lhe fazia diferença” / Beethoven era surdo, o que pelo visto não lhe fazia diferença.
  • D: “Ava Gardner, Grace Kelly e Raquel Welch nunca poderiam ser beijadas por carecas, ainda que galãs”. / Ava Gardner, Grace Kelly e Raquel Welch nunca poderiam ser beijadas por carecas, ainda, que galãs.
  • E: “Este artigo deve me custar uns cinco espirros.” / Este artigo, deve me custar uns cinco espirros.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ ruycastro/2023/12/quanto-mais-dificil-melhor.shtml?pwg t=kye73frks3762ppiv3c8ms8agtyutnr6i2zmqyam6pqtcz 5u&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_ campaign=compwagift. Acesso em: 20 dez. 2023.Adaptado.

Hiperônimos são palavras que pertencem ao mesmo campo semântico de outras, mas que têm um sentido mais amplo, geral e abrangente.

A palavra entre colchetes que cumpre esse papel em relação às que estão enumeradas é:
  • A: Ava Gardner, Grace Kelly e Raquel Welch [escritoras]
  • B: poeira, mofo e fungos [bactérias]
  • C: livros centenários, documentos antigos e recortes amarelados [documentos]
  • D: John Wayne, Humphrey Bogart e Sean Connery [ambientalistas]
  • E: historiadores, bibliotecários e arquivistas [profissionais]

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O acento indicador de crase tem regras para seu uso.

A explicação correta para o sinal de crase NÃO ser usado nos trechos abaixo está presente em:
  • A: (parágrafo 2) “Portinari era alérgico a tintas” – O acento indicativo de crase não é empregado quando a palavra “a” não é uma preposição.
  • B: (parágrafo 1) “é que sou alérgico a bolor” – O acento indicativo de crase não é empregado porque a palavra “a” é um artigo definido.
  • C: (parágrafo 2) “E Garrincha, cujos dribles você sabe, tinha uma perna para dentro e outra para fora, como dois parênteses lado a lado” – não se utiliza o acento indicador de crase em expressões com palavras repetidas ligadas por “a”.
  • D: (parágrafo 3) “E a Harold Lloyd, um dos grandes da comédia no cinema mudo americano, faltavam dois na direita” – não se emprega o acento indicador de crase antes de nome próprio.
  • E: (parágrafo 3) “fazendo ele próprio quase todas as cenas.” – não ocorre crase diante de substantivo feminino plural.

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A frase em que o pronome lhe é empregado com o mesmo valor do que foi usado no trecho do parágrafo 3 “Beethoven era surdo, o que, pelo visto, não lhe fazia diferença.” é:
  • A: Mariana beijou-lhe a face de maneira terna e graciosa.
  • B: Apliquem-lhe uma injeção e retirem-no daqui, por favor.
  • C: As riquezas do mundo lhe pareciam insignificantes.
  • D: Tire-lhe todos os bens e veja se ele manterá a fé.
  • E: Perdoem-lhe as reações estapafúrdias; ele está doente.

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A frase em que o adjetivo apresenta valor afetivo, a exemplo do que ocorre com “imortal”, destacado no trecho do parágrafo 3 “Django Reinhardt, imortal guitarrista do jazz”, é:
  • A: A verdade, meu amigo, é que as pessoas estão muito violentas ultimamente.
  • B: Na aula de ontem, meu professor fez ricas observações sobre o texto.
  • C: Fiquei muito emocionado quando regressei à minha cidade natal.
  • D: Havia uma casa enorme ao lado daquela colina.
  • E: Ele não passa de um recente milionário.

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O último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa aboliu o uso do trema, mas o manteve em alguns casos.

A palavra que exemplifica uma exceção à abolição do uso desse sinal e, portanto, deve ser escrita com trema, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é
  • A: liquidificador
  • B: saudoso
  • C: anhanguera
  • D: adequação
  • E: mulleriano

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A preposição “a”, presente em “E a Harold Lloyd, um dos grandes da comédia no cinema mudo americano, faltavam dois na direita”, seria obrigatoriamente permutada por outra, caso o trecho em negrito fosse reescrito da seguinte forma:
  • A: ...contracenaram os melhores atores.
  • B: ...curvaram-se os mais exigentes críticos.
  • C: ...artistas novatos renderam homenagens.
  • D: ...foram dedicados os melhores papéis.
  • E: ...referiam-se sempre os estudiosos.

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O prefixo “co-”, que aparece no verbo “coabitar”, no 1o parágrafo do texto, também está presente, com o mesmo valor morfológico e o mesmo significado, na palavra
  • A: cooperar
  • B: cosmético
  • C: cozimento
  • D: cobiçar
  • E: conífera

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