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QUESTIONANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO
Marcus Eduardo de Oliveira

Para o fim último de uma sociedade que se pauta na busca da felicidade, via aquisição material, o crescimento econômico se apresenta como o caminho mais viável para isso, visto que potencializa o ciclo de acumulação do capital (produção, consumo, mais produção para mais consumo), consubstanciando-se na máxima tão proferida pelos neoclássicos de que a riqueza de um país aumenta à medida que o Produto Interno Bruto (PIB) se expande.

Assim, o consumo que, nas palavras de F. Hirsch (1931-1978) "representa o verdadeiro sujeito e objeto do crescimento econômico", amparada tal "necessidade" de crescimento. Essa "necessidade", por sua vez, é justificada pelo encontro do crescimento demográfico com o progresso econômico, posto esse último cada vez mais a serviço do aumento da produção material.

Pautado no interesse de fazer com que a sociedade alcance melhorias substanciais no padrão de vida das pessoas, o crescimento econômico, por ser uma espécie de "marca" que simboliza esse "progresso", tornou-se obsessão maior das políticas governamentais pós Revolução Industrial, e, enquanto a economia mundial (atividade produtiva global) "coube" dentro do meio ambiente, tal obsessão jamais foi questionada.

A insatisfação quanto a isso, apenas para os que estão do lado de fora da economia convencional, dita, neoclássica, portanto, para aqueles que não comungam às ideias da cartilha do modelo ora vigente, passou a ser gritante após os anos 1960, quando os sinais de estresse ambiental começaram a ser notados em diversas frentes, em paralelo ao fato da abundância material ter alcançado, a partir desse período, maior proeminência, afinal a economia global estava desfrutando as benesses da chamada "Era do Ouro" do capitalismo que somente iria terminar com a chegada do primeiro choque do petróleo, em 1973.

A partir disso, a questão principal que se realça é que, à medida que o crescimento acontece, deteriora-se o meio ambiente, sem ao menos ter essas implicações ecológicas dimensionadas adequadamente na própria conta do crescimento econômico.

Desse modo, questionar o crescimento, para dizer o mínimo, torna-se mais que razoável, além de permitir o questionamento do próprio sistema que lhe dá amparo, uma vez que seus defensores contextualizam que sem crescimento não há condições possíveis de sobrevivência para o sistema ora dominante. [...]
(Adaptado de: Revista Cidadania & Meio Ambiente. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/wpcontent/uploads/2016/05/rcman58.pdf)

Sobre o processo de formação de vocábulos e seus significados no texto, assinale a alternativa correta.
  • A: O vocábulo "neoclássico" é formado a partir de um processo de derivação prefixal, sendo "neo" o prefixo e "clássico" o radical
  • B: O termo "insatisfação" é formado a partir de um processo de derivação prefixal, em que "in" possui sentido similar aos prefixos "im" (como em "impenitente") e "i" (como em "ilegal").
  • C: No textos os termos "gritante" (4º parágrafo) e "dominante" (6º parágrafo) possuem significados similares a "que grita" e "que domina", respectivamente.
  • D: O termo "adequadamente" é formado a partir de um processo de composição, em que as palavras "adequada" e "mente" são justapostas.
  • E: Os termos "crescimento" e "aumento" são formados por um processo de derivação sufixal, em que o sufixo "mento" se une a um verbo para formar um substantivo.

QUESTIONANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO
Marcus Eduardo de Oliveira

Para o fim último de uma sociedade que se pauta na busca da felicidade, via aquisição material, o crescimento econômico se apresenta como o caminho mais viável para isso, visto que potencializa o ciclo de acumulação do capital (produção, consumo, mais produção para mais consumo), consubstanciando-se na máxima tão proferida pelos neoclássicos de que a riqueza de um país aumenta à medida que o Produto Interno Bruto (PIB) se expande.

Assim, o consumo que, nas palavras de F. Hirsch (1931-1978) "representa o verdadeiro sujeito e objeto do crescimento econômico", amparada tal "necessidade" de crescimento. Essa "necessidade", por sua vez, é justificada pelo encontro do crescimento demográfico com o progresso econômico, posto esse último cada vez mais a serviço do aumento da produção material.

Pautado no interesse de fazer com que a sociedade alcance melhorias substanciais no padrão de vida das pessoas, o crescimento econômico, por ser uma espécie de "marca" que simboliza esse "progresso", tornou-se obsessão maior das políticas governamentais pós Revolução Industrial, e, enquanto a economia mundial (atividade produtiva global) "coube" dentro do meio ambiente, tal obsessão jamais foi questionada.

A insatisfação quanto a isso, apenas para os que estão do lado de fora da economia convencional, dita, neoclássica, portanto, para aqueles que não comungam às ideias da cartilha do modelo ora vigente, passou a ser gritante após os anos 1960, quando os sinais de estresse ambiental começaram a ser notados em diversas frentes, em paralelo ao fato da abundância material ter alcançado, a partir desse período, maior proeminência, afinal a economia global estava desfrutando as benesses da chamada "Era do Ouro" do capitalismo que somente iria terminar com a chegada do primeiro choque do petróleo, em 1973.

A partir disso, a questão principal que se realça é que, à medida que o crescimento acontece, deteriora-se o meio ambiente, sem ao menos ter essas implicações ecológicas dimensionadas adequadamente na própria conta do crescimento econômico.

Desse modo, questionar o crescimento, para dizer o mínimo, torna-se mais que razoável, além de permitir o questionamento do próprio sistema que lhe dá amparo, uma vez que seus defensores contextualizam que sem crescimento não há condições possíveis de sobrevivência para o sistema ora dominante. [...]
(Adaptado de: Revista Cidadania & Meio Ambiente. Disponível em:https://www.ecodebate.com.br/wpcontent/uploads/2016/05/rcman58.pdf)

Considerando o segundo parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.
  • A: As três ocorrências de aspas apresentam a mesma função.
  • B: O excerto "representa verdadeiro sujeito e objeto do crescimento econômico" funciona com um argumento de autoridade para a defesa do autor de que o consumo é o caminho mais viável para uma sociedade feliz
  • C: Ao indicar a data de nascimento e de falecimento de F. Hirsch, o autor fere o fator de textualidade "informatividade", uma vez que tal conteúdo é dispensável ao texto.
  • D: Afirmar que o consumo é "sujeito e objeto do crescimento econômico" equivale a dizer que o consumo é aquilo que causa o crescimento econômico ao mesmo tempo em que este gera mais consumo
  • E: Refere que tanto o crescimento demográfico quanto o progresso econômico têm como pressuposto o consumo como fator motivador.

Assinale a opção que apresenta a frase que está gramaticalmente correta.
  • A: Ainda devem haver muitos concursos este ano.
  • B: Chegaram ao Brasil um milhão de vacinas.
  • C: Agora, já são uma e dez da tarde.
  • D: Entraram no teatro, sentando-se na última fila.
  • E: Entre mim e ti não há qualquer comunicação.

Assinale a opção que apresenta o pensamento que se apoia em uma analogia que não aparece explicada.
  • A: As carreiras, como os foguetes, nem sempre são lançadas conforme o programado.
  • B: A inteligência é como ferro: sem usar, enferruja.
  • C: Os funcionários públicos são como livros: os mais úteis ficam no alto.
  • D: A beleza é como uma flor, ou mais propriamente, uma rosa.
  • E: A vida é como uma bicicleta de muitas marchas; a maioria delas nunca são usadas.

“Se o átomo fosse do tamanho de uma bola de futebol e seu núcleo estivesse no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, os elétrons estariam em órbita em Salvador. Por isso somos formados por espaços vazios.”
No intuito de explicar algo, o autor da frase apela para:
  • A: uma relação entre a Física e a Natureza.
  • B: uma exemplificação que apela para o absurdo.
  • C: uma alusão a outras realidades científicas.
  • D: uma comparação ou analogia.
  • E: uma referência a conhecimentos dos leitores.

Leia o fragmento a seguir.
“Não é mais possível aprender tudo de cor. Um homem instruído não é mais o homem que sabe muitas coisas; é o homem que sabe onde buscar informações.”
Esse pensamento mostra
  • A: um progresso nos métodos de pesquisa.
  • B: uma mudança radical na área do conhecimento.
  • C: uma crítica ao conhecimento moderno
  • D: uma apreciação positiva do ensino tradicional.
  • E: uma desvalorização da educação atual.

“O professor medíocre expõe. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.”
Nesse pensamento, vê-se que o melhor de todos os professores
  • A: ensina de modo a não deixar qualquer dúvida.
  • B: cobra de seus alunos reais ensinamentos de valor.
  • C: faz com que seus alunos estudem.
  • D: produz desejo de conhecimento em seus alunos.
  • E: prova tudo o que é ensinado.

Leia o fragmento a seguir.
“Casais sem filhos sabem exatamente como você deve educar os seus.”
Essa frase
  • A: critica as pessoas que interferem na vida alheia.
  • B: revela admiração pelas pessoas competentes em educação.
  • C: mostra ironia, pois um casal inexperiente não pode ensinar.
  • D: indica surpresa pelo inesperado do fato.
  • E: demonstra desprezo, já que os ensinamentos devem ser falhos.

“Na bolsa global, a todo ciclo de oba-oba corresponde um surto de epa-epa.” Maria da Conceição Tavares
Considerando o contexto, as duas onomatopeias desse pensamento têm os seguintes valores:
  • A: surpresa / alegria.
  • B: alegria / espanto.
  • C: espanto /comemoração.
  • D: comemoração / tristeza.
  • E: tristeza / surpresa.

Assinale a frase que não poderia ser empregada em defesa do meio ambiente.
  • A: A flor não nasceu para decorar a casa, embora o morador pense o contrário.
  • B: À natureza cabe a maior parte do sucesso dos homens.
  • C: Procura na natureza e, se souberes encontrar, acharás o que procurares.
  • D: Ponha o pé com cuidado sobre a crosta terrestre – ela é fina.
  • E: A rosa vive uma hora e o cipreste cem anos.

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