Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 42 questões.
Assinale a opção que apresenta a frase que está gramaticalmente correta.
  • A: Ainda devem haver muitos concursos este ano.
  • B: Chegaram ao Brasil um milhão de vacinas.
  • C: Agora, já são uma e dez da tarde.
  • D: Entraram no teatro, sentando-se na última fila.
  • E: Entre mim e ti não há qualquer comunicação.

Assinale a opção que apresenta o pensamento que se apoia em uma analogia que não aparece explicada.
  • A: As carreiras, como os foguetes, nem sempre são lançadas conforme o programado.
  • B: A inteligência é como ferro: sem usar, enferruja.
  • C: Os funcionários públicos são como livros: os mais úteis ficam no alto.
  • D: A beleza é como uma flor, ou mais propriamente, uma rosa.
  • E: A vida é como uma bicicleta de muitas marchas; a maioria delas nunca são usadas.

“Se o átomo fosse do tamanho de uma bola de futebol e seu núcleo estivesse no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, os elétrons estariam em órbita em Salvador. Por isso somos formados por espaços vazios.”
No intuito de explicar algo, o autor da frase apela para:
  • A: uma relação entre a Física e a Natureza.
  • B: uma exemplificação que apela para o absurdo.
  • C: uma alusão a outras realidades científicas.
  • D: uma comparação ou analogia.
  • E: uma referência a conhecimentos dos leitores.

Leia o fragmento a seguir.
“Não é mais possível aprender tudo de cor. Um homem instruído não é mais o homem que sabe muitas coisas; é o homem que sabe onde buscar informações.”
Esse pensamento mostra
  • A: um progresso nos métodos de pesquisa.
  • B: uma mudança radical na área do conhecimento.
  • C: uma crítica ao conhecimento moderno
  • D: uma apreciação positiva do ensino tradicional.
  • E: uma desvalorização da educação atual.

“O professor medíocre expõe. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.”
Nesse pensamento, vê-se que o melhor de todos os professores
  • A: ensina de modo a não deixar qualquer dúvida.
  • B: cobra de seus alunos reais ensinamentos de valor.
  • C: faz com que seus alunos estudem.
  • D: produz desejo de conhecimento em seus alunos.
  • E: prova tudo o que é ensinado.

Leia o fragmento a seguir.
“Casais sem filhos sabem exatamente como você deve educar os seus.”
Essa frase
  • A: critica as pessoas que interferem na vida alheia.
  • B: revela admiração pelas pessoas competentes em educação.
  • C: mostra ironia, pois um casal inexperiente não pode ensinar.
  • D: indica surpresa pelo inesperado do fato.
  • E: demonstra desprezo, já que os ensinamentos devem ser falhos.

“Na bolsa global, a todo ciclo de oba-oba corresponde um surto de epa-epa.” Maria da Conceição Tavares
Considerando o contexto, as duas onomatopeias desse pensamento têm os seguintes valores:
  • A: surpresa / alegria.
  • B: alegria / espanto.
  • C: espanto /comemoração.
  • D: comemoração / tristeza.
  • E: tristeza / surpresa.

Assinale a frase que não poderia ser empregada em defesa do meio ambiente.
  • A: A flor não nasceu para decorar a casa, embora o morador pense o contrário.
  • B: À natureza cabe a maior parte do sucesso dos homens.
  • C: Procura na natureza e, se souberes encontrar, acharás o que procurares.
  • D: Ponha o pé com cuidado sobre a crosta terrestre – ela é fina.
  • E: A rosa vive uma hora e o cipreste cem anos.

Leia o texto publicitário a seguir.
“Nós damos importância à discrição. Os clientes não apreciam agências que deixam vazar os seus segredos. Não gostam de agências que se creditam pelo sucesso deles. Ficar entre o cliente e a luz de cena é falta de educação”.
Assinale a opção que indica o produto que seu autor está tentando vender.
  • A: A segurança do serviço prestado.
  • B: A proteção oferecida aos clientes.
  • C: A discrição do trabalho realizado.
  • D: A própria agência de publicidade.
  • E: O máximo destaque dado ao cliente.

“Um povo só se deixa guiar quando lhe apontam um futuro; um chefe é um comerciante de esperanças.” Napoleão Bonaparte

A respeito da estruturação do pensamento de Napoleão, assinale a opção que se mostra adequada.
  • A: A conjunção “quando“ tem valor de condição.
  • B: O ponto-e-vírgula equivale à conjunção “porque”.
  • C: A palavra “comerciante” critica os maus governantes.
  • D: A última oração do texto não tem ligação com a anterior.
  • E: Os pronomes “se” e “lhe” referem-se a termos distintos

Exibindo de 1 até 10 de 42 questões.