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Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do último parágrafo do texto CG1A1-I: “A ideia central de humanidade e colaboração mútua contida no ubuntu permite a aplicação dessa filosofia em qualquer atividade, tal como a política, a educação, os esportes, o direito, a medicina e a gestão de empresas.”. Assinale a opção em
que a proposta apresentada mantém a correção gramatical do texto.
  • A: A ideia central de humanidade e colaboração mútua contida no ubuntu permitem a aplicação dessa filosofia em qualquer atividade, tal como a política, a educação, os esportes, o direito, a medicina e a gestão de empresas.
  • B: A ideia central de humanidade e colaboração mútua contida no ubuntu permite a aplicação dessa filosofia em quaisquer atividades, tais como a política, a educação, os esportes, o direito, a medicina e a gestão de empresas.
  • C: As ideias centrais de humanidade e colaboração mútua contida no ubuntu permite a aplicação dessa filosofia em qualquer atividade, tal como a política, a educação, os esportes, o direito, a medicina e a gestão de empresas.
  • D: A ideia central de humanidade e colaboração mútua contidas no ubuntu permitem a aplicação dessa filosofia em qualquer atividade, tal como a política, a educação, os esportes, o direito, a medicina e a gestão de empresas.
  • E: A ideia central de humanidade e colaboração mútua contida no ubuntu permite a aplicação dessa filosofia em qualquer atividades, tais como a política, a educação, os esportes, o direito, a medicina e a gestão de empresas.

Mantendo-se a correção gramatical e o sentido do trecho “No conceito africano, entende-se a felicidade como aquilo que faz bem a toda a coletividade ou ao outro”, no terceiro parágrafo do texto CG1A1-I, a expressão “entende-se a felicidade” poderia ser substituída por
  • A: a felicidade é entendida.
  • B: a felicidade vem sendo entendida.
  • C: entendem-se a felicidade.
  • D: vem entendendo a felicidade.
  • E: a felicidade pode ser entendida.



Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto CG1A1-I: “A noção fundamental da ética ubuntu é a ‘filosofia do nós’. Os princípios de partilha, preocupação e cuidado mútuos, além de solidariedade, são seus elementos constitutivos.” (terceiro parágrafo). Assinale a opção em que a proposta apresentada mantém a correção gramatical e a coerência do texto.
  • A: A noção fundamental da ética ubuntu é a “filosofia do nós”, os princípios de partilha, preocupação e cuidado mútuos além de solidariedade, são seus elementos constitutivos.
  • B: A noção fundamental da ética ubuntu é a “filosofia do nós”: os princípios de partilha, preocupação e cuidado mútuos, além de solidariedade, são seus elementos constitutivos.
  • C: A noção fundamental da ética ubuntu é a “filosofia do nós”, mas os princípios de partilha, preocupação e cuidado mútuos, além de solidariedade, são seus elementos constitutivos.
  • D: A noção fundamental da ética ubuntu é a “filosofia do nós”, por isso os princípios de partilha, preocupação e cuidado mútuos, além de solidariedade, são seus elementos constitutivos.
  • E: A noção fundamental da ética ubuntu é a “filosofia do nós”, logo os princípios de partilha, preocupação e cuidado mútuos, além de solidariedade, são seus elementos constitutivos.

No segundo parágrafo do texto CG1A1-I, o trecho “a uma humanidade que transcende a alteridade em todos os níveis interpessoais” funciona sintaticamente como complemento do termo
  • A: “estimula”.
  • B: “conhecimento”.
  • C: “aplicado”.
  • D: “jornada”.
  • E: “rumo”.

No segundo parágrafo do texto CG1A1-I, o termo “que”, em “que transcende a alteridade em todos os níveis interpessoais”, retoma
  • A: se distancia.
  • B: é adepto.
  • C: prescinde.
  • D: distingue.
  • E: se diverge.

3A correção gramatical e a coerência do texto CG1A1-I seriam mantidas caso a expressão “se diferencia”, no último período do primeiro parágrafo, fosse substituída por
  • A: se distancia.
  • B: é adepto.
  • C: prescinde.
  • D: distingue.
  • E: se diverge.

No segundo período do primeiro parágrafo do texto CG1A1-I, a palavra “prol” está empregada com o mesmo sentido de
  • A: proveito.
  • B: socorro.
  • C: partilha.
  • D: desfavor.
  • E: razão.

De acordo com o texto CG1A1-I,
  • A: a vida em sociedade só funciona bem se as relações interpessoais forem isentas de sentimentos egocêntricos.
  • B: ninguém é verdadeiramente feliz sem praticar o bem ao próximo.
  • C: no ubuntu, para que uma pessoa seja considerada humana, é necessário que ela faça parte de um coletivo de pessoas, sendo sua humanidade definida com base em seu comprometimento ético para com os demais.
  • D: a política, a educação, os esportes e o direito, entre outros, são atividades que devem ser desenvolvidas sob os princípios de humanidade e colaboração mútua.
  • E: os funcionários de empresas cuja gestão é baseada no ubuntu tendem a ser mais satisfeitos com seu trabalho do que os de empresas que não se guiam por essa filosofia.

No primeiro parágrafo do texto CG5A1-I, seria gramaticalmente correto substituir a forma verbal “perguntei”, em “perguntei ao doutor Murilo Carvalho”, por interroguei, desde que o segmento “ao doutor” fosse substituído por
  • A: pelo doutor.
  • B: do doutor.
  • C: contra o doutor.
  • D: o doutor.
  • E: para o doutor.

No texto CG5A1-I, da afirmação de que o melhor olho “atrai problemas que, longe de serem imaginários, não poderiam ser mais reais que a dor insuportável de um cisco ferindo e arranhando uma das partes mais delicadas do corpo” (quarto parágrafo) depreende-se que
  • A: os problemas atraídos pelo melhor olho são irreais, mas podem provocar sofrimentos tão concretos quanto a dor causada por um cisco.
  • B: os problemas atraídos pelo melhor olho, mesmo não sendo imaginários, provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco.
  • C: os problemas atraídos pelo melhor olho, apesar de serem imaginários, provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco.
  • D: os problemas atraídos pelo melhor olho, por serem imaginários, não são comparáveis à dor física causada por um cisco.
  • E: os problemas atraídos pelo melhor olho não são imaginários, mas não provocam sofrimentos mais concretos que a dor causada por um cisco.

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