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Observe o emprego do conectivo “E” no seguinte enunciado e assinale a alternativa em que ele foi empregado no mesmo sentido.

“É uma santa. Diziam os vizinhos. E D. Eulália apanhando.”
  • A: “Às sua violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.” (texto IV, l. 17 e 18)
  • B: “O Sistema de Justiça segue atuando de forma seletiva e distribuindo de forma desigual o acesso à Justiça.” (texto I, l. 48 a 50)
  • C: “Se conformam e se recolhem / Às suas novenas, serenas” (texto III, v. 33 e 34)
  • D: “Esses números expressam uma parte do problema e comumente dizemos que a subnotificação é uma característica dessas situações.” (texto I, l. 39 a 42)

Assinale a alternativa que analisa de modo INCORRETO a relação entre sentido e construção linguística dos textos desta prova.
  • A: As estruturas linguísticas de oposição, de antíteses, são fundamentais na construção do sentido do texto II, o que se expressa já no título, com o emprego da conjunção “porém”.
  • B: O texto III emprega marcas de linguagem coloquial – como “Se banham”, “pros” – com o objetivo de direcionar o conteúdo a grupos de mulheres menos escolarizadas, que, em geral, são a maior parte das vítimas de violência.
  • C: O texto IV emprega a metonímia como um importante recurso de linguagem para a construção de sentido. Com essa figura, ao longo de toda a narrativa, a ausência da mulher é expressa pela referência aos espaços e objetos da casa relacionados a ela.
  • D: O emprego dos pontos de exclamação no texto VI contribui para que o conteúdo se apresente de forma enfática ao leitor, visando a que esse tome uma atitude e não se mantenha passivo diante de casos de violência contra a mulher.

Após analisar as afirmativas abaixo sobre os textos que compõem esta prova, é correto afirmar que
  • A: as mulheres dos textos I, II e IV são donas de casa, submissas aos seus parceiros e, embora esbocem algum tipo de reação, têm consciência de seu papel, por isso se mantêm resignadas.
  • B: no texto IV, o marido, por reconhecer o papel da mulher e sua importância no lar, trata-a por “Senhora”, grafado com maiúscula, e suplica sua volta, mesmo não a amando.
  • C: o primeiro quadrinho do texto V dialoga com o texto II na medida em que a mulher nele representada pode ser associada a D. Eulália. E o último parágrafo do texto I mostra um descompromisso com a situação também retratado no segundo quadrinho no texto V.
  • D: o texto III representa o modelo de mulher que histórica e socialmente se construiu e que está representado por D. Eulália no texto II e, no texto I, esse modelo é referido como gerador e causador da subnotificação dos casos de violência contra a mulher.



Considerando os elementos visuais e verbais do texto V e VI, é correto afirmar que
  • A: o texto VI se utiliza de um procedimento paródico, como recurso argumentativo.
  • B: o emprego do presente do indicativo, no texto VI, intensifica o discurso da campanha, uma vez que atribui à violência um caráter de regularidade e/ou norma.
  • C: a função principal da linguagem dos dois textos é referencial, por se tratar de campanhas de conscientização e de informação.
  • D: o segundo quadro do texto V constrói um artifício antitético para expressar a postura crítica da personagem.


 

Sobre os textos V e VI, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A: Diferentemente do texto V, no texto VI, a linguagem não-verbal, embora contribua para enriquecer o texto, não é imprescindível à compreensão da temática central.
  • B: Percebe-se que a expressão “Meta colher” é referência intertextual a um ditado popular largamente difundido em nossa cultura.
  • C: A função apelativa está explícita somente no texto VI e por meio do uso de verbos de comando dirigidos ao leitor.
  • D: Tanto o texto V quanto o texto VI retratam a violência contra a mulher e ambos apontam saídas para a resolução desse problema.



A atitude do indivíduo observador no texto V evidencia seu comportamento diante da violência contra a mulher. A referência a esse mesmo tipo de comportamento pode ser verificada nos seguintes trechos de outros textos desta prova, EXCETO:
  • A: “...social, histórica e culturalmente a sociedade designa às mulheres um lugar de submissão e menor poder em relação aos homens.” (texto I, l. 13 a 15)
  • B: “O medo, a dúvida, a vergonha são algumas explicações para esse silêncio...” (texto I, l. 43 e 44)
  • C: “É uma santa. Diziam os vizinhos. E D. Eulália apanhando.” (texto II, l. 01 e 02)
  • D: “O conivente silencia. “Meta colher”!” (texto VI)

As escolhas das palavras e expressões são estratégias importantes na construção semântica do texto, principalmente em se tratando de um texto literário em que os vocábulos são, minuciosamente, selecionados. A partir disso, assinale a alternativa que apresenta informação INCORRETA quanto ao texto de Dalton Trevisan.
  • A: A construção do período “não lhes poupei água e elas murcham”, (l. 17 e 18), demonstra, por meio de uma catacrese, uma das consequências da ausência da mulher.
  • B: O uso reiterado de sujeito elíptico para marcar as ações do narrador sugere um sentimento de pequenez e de sofrimento do homem em relação à sua amada.
  • C: O emprego da expressão “última luz na varanda” (l. 14) estabelece também um sentido metafórico, ao expressar o estado de espírito do narrador sem a presença da Senhora.
  • D: A presença frequente do vocativo reforça o propósito principal do texto, explicitando, assim, o discurso persuasivo construído pelo narrador.

Em relação à organização textual e aspectos sintáticos do texto IV, assinale a alternativa que apresenta uma análise correta.
  • A: O texto é uma carta pessoal cujo emitente é o marido e o destinatário, a mulher, o que se comprova pelo vocativo e pelo desfecho com o pedido de volta da Senhora.
  • B: O sinal de dois pontos (l. 8) tem a função de introduzir uma oração explicativa para o fato mencionado anteriormente.
  • C: O travessão (l. 16) tem a função de separar o aposto do termo principal ao qual ele se refere.
  • D: O sujeito da primeira oração do período “ Às violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham” está marcado na desinência verbal.

Considere as afirmativas acerca da canção de Chico Buarque, texto III.

I. Na segunda estrofe, há a presença de uma gradação que reforça o grau de submissão da postura feminina.
II. Todas as ocorrências do pronome “se”, ao longo do texto, justificam-se pelo seu teor de reflexividade, realçando, assim, as ações e os gestos próprios das mulheres.
III. Os últimos versos da 1ª e 3ª estrofes destacam atributos da cidade de Atenas, por meio da utilização de prosopopeia, recurso recorrente em textos poéticos e musicais.
IV. Na quarta estrofe, há uma estrutura antitética que se dá no plano imaginário e inconsciente das mulheres.

Estão corretas apenas
  • A: I e III.
  • B: I, II e III.
  • C: I e IV.
  • D: III e IV.

Sobre o texto II, de Marina Colasanti, e o texto III, de Chico Buarque, é correto afirmar que
  • A: há a construção de um discurso explícito em torno da desvalorização feminina no ambiente familiar e público.
  • B: enquanto o texto III se utiliza de uma linguagem mais metafórica e musical, o texto II prioriza uma linguagem mais enfática e prioritariamente denotativa.
  • C: os dois apresentam posturas discursivas distintas ao abordar o universo feminino, pois, em “Porém Igualmente”, há uma ênfase na condescendência das pessoas e não na figura da mulher, o que não acontece em “Mulheres de Atenas”.
  • D: ambos compartilham de um propósito semelhante ao denunciarem, por exemplo, a violência física a que as mulheres são submetidas.

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