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Fragmento do texto: A pergunta do título comporta vários níveis de resposta. No plano biológico, a reprodução é um imperativo, fazendo parte de várias das definições de vida. Mas a biologia é só parte da história. A paternidade também encerra dimensões culturais, econômicas e emocionais.
Inspirado em “Anti-Pluralism”, de William Galston, arrisco algumas reflexões sobre a matéria.
Até o começo do século 19, filhos eram um ativo econômico. Ajudavam desde cedo com o trabalho doméstico, colaborando para o bem-estar da família, e ainda faziam as vezes de plano de aposentadoria para os pais.
Hoje, contudo , crianças ficaram caras. E, para piorar, elas demoram muito até começar a trazer contribuições econômicas. Como observa Galston, no espaço de dois séculos, a criação de filhos deixou de ser um bem privado para tornar-se um bem público.

A frase do quarto parágrafo “Hoje, contudo
, crianças ficaram caras.” estabelece, em relação ao que é enunciado no parágrafo anterior, relação com sentido de
  • A: causa.
  • B: condição.
  • C: contraste.
  • D: finalidade.
  • E: proporção.

Assinale a alternativa em que, na reescrita da frase “ Mas , nos últimos dez anos, o número de imigrantes mexicanos nos EUA diminuiu...”, a substituição do termo em destaque mantém o sentido original e o uso das vírgulas está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.
  • A: Nos, últimos dez anos portanto , diminuiu o número de imigrantes mexicanos nos EUA...”
  • B: Nos últimos, dez anos apesar disso , diminuiu o número de imigrantes mexicanos nos EUA...”
  • C: Nos últimos dez anos, contudo , diminuiu o número de imigrantes mexicanos nos EUA...”
  • D: Nos últimos dez anos, diminuiu por isso , o número de imigrantes mexicanos nos EUA...”
  • E: Nos últimos dez anos diminuiu, assim o número, de imigrantes mexicanos nos EUA...”

Nem sequer o velho estratagema de a mandar para a escola para descansar um pouco resulta, porque agora a adolescente pode argumentar que gostaria muito de ir para a escola, mas não pode porque o mundo precisa dela.
É correto afirmar que a conjunção destacada expressa a ideia de
  • A: oposição, que pode ser expressa também por “entretanto”.
  • B: restrição, que pode ser expressa também por “contanto que”.
  • C: ressalva, que pode ser expressa também por “apesar de que”.
  • D: condição, que pode ser expressa também por “desde que”.
  • E: concessão, que pode ser expressa também por “embora”.

No trecho do último parágrafo – Todas as culturas possuem normas e regras, mas permitem que as pessoas as vivam de acordo com suas escolhas. –, a palavra destacada estabelece sentido de
  • A: adição.
  • B: conclusão.
  • C: condição.
  • D: comparação.
  • E: oposição.

Fragmento do texto: Ao revisitar a própria memória, o cineasta Alfonso Cuarón escolhe olhar para Cleo, a empregada, de origem indígena, de uma família branca de classe média. Resgata, assim, não apenas os seus anos de formação, mas todas as particularidades do passado do país. O México no início dos anos 1970 fervilhava entre revoluções sociais e a influência da cultura estrangeira. Cleo, porém , se mantinha ingênua, centrada nas suas obrigações: lavar o pátio, buscar as crianças na escola, lavar a roupa, colocar os pequenos para dormir.

Em “Cleo, porém, se mantinha ingênua...” (2º parágrafo), o vocábulo porém pode ser substituído, com o sentido do texto preservado, por
  • A: dessa forma.
  • B: devido a isso.
  • C: por conseguinte.
  • D: assim sendo.
  • E: em contrapartida.

Para responder à questão, leia o trecho de uma carta de Charles Darwin ao biólogo Joseph Hooker em 11.01.1844.

“Deus me livre das bobagens de Lamarck como ‘tendência ao progresso’, ‘adaptações a partir do esforço dos animais’, — porém minhas conclusões não diferem muito das dele — embora a forma da mudança difira inteiramente — creio que descobri (que presunção!) a maneira simples pela qual as espécies se adaptam a várias finalidades.”

No contexto em que se insere, o trecho sublinhado expressa ideia de
  • A: comparação.
  • B: causa.
  • C: conclusão.
  • D: consequência.
  • E: concessão.

Para responder à questão, leia o trecho de uma carta de Charles Darwin ao biólogo Joseph Hooker em 11.01.1844.

Em termos figurados, a dimensão transgressora de sua teoria é reforçada por Darwin no seguinte trecho
  • A: “Deus me livre das bobagens de Lamarck”.
  • B: “um trabalho muito ambicioso”.
  • C: “é como confessar um homicídio”.
  • D: “nenhum indivíduo que conheço deixaria de considerar muito bobo”.
  • E: “ao contrário do que achava inicialmente”.

Leia a crônica “Inconfiáveis cupins”, de Moacyr Scliar, para responder à questão.

Tendo em vista a ordem inversa da frase, verifica-se o emprego de vírgula para separar um termo que exerce a função de sujeito em:
  • A: “Deu-lhe muito trabalho, aquilo.” (4º parágrafo)
  • B: “Em vez de atacar as obras de arte, os cupins preferiram as vigas de sustentação do prédio, feitas de madeira absolutamente vulgar.” (6º parágrafo)
  • C: “Para ele era repulsivo, mas para os insetos era agradável, e isso era o que importava.” (5º parágrafo)
  • D: “Não, usaria um método científico, recorrendo a aliados absolutamente insuspeitados: os cupins.” (3º parágrafo)
  • E: “Para isso, recorreu a uma técnica pavloviana.” (4º parágrafo)

Leia a crônica “Inconfiáveis cupins”, de Moacyr Scliar, para responder à questão.

Expressam ideia de negação e ideia de repetição, respectivamente, os prefixos das palavras
  • A: “deformados” e “repulsivo”.
  • B: “insuspeitados” e “repulsivo”.
  • C: “deformados” e “recobertas”.
  • D: “repulsivo” e “recobertas”.
  • E: “insuspeitados” e “deformados”

Leia a crônica “Inconfiáveis cupins”, de Moacyr Scliar, para responder à questão.

Observa-se a elipse de um substantivo no trecho:
  • A: “Para ele era repulsivo, mas para os insetos era agradável, e isso era o que importava” (5º parágrafo)
  • B: “Começaria pelas mais próximas, as do Museu de Arte Moderna de São Paulo” (2º parágrafo)
  • C: “Decidiu mover uma guerra implacável, sem quartel, às telas de Van Gogh” (2º parágrafo)
  • D: “Seu plano era de uma simplicidade diabólica” (3º parágrafo)
  • E: “Reproduções das telas do artista, em tamanho natural, eram recobertas com uma solução açucarada” (4º parágrafo)

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