Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 39 questões.
“A mãe de David fumava durante toda a gravidez, por isso seu filho nasceu fraco e com peso baixo”.

O argumento lógico racional que foi empregado nesse pequeno texto pode ser caracterizado como
  • A: raciocínio por analogia.
  • B: apelo à generalização.
  • C: testemunho de autoridade.
  • D: relação causa/consequência.
  • E: estrutura lógica dedutiva.

Um dos problemas sérios da língua escrita é a possível ambiguidade de termos; a frase abaixo que mostra ambiguidade é
  • A: Não sei o que fazer diante desse problema.
  • B: João, eu gostaria de conversar com sua mãe.
  • C: Pagar a conta de luz já custa menos.
  • D: No escritório, falta luz desde ontem.
  • E: Nunca mais quero ver você por aqui.

Uma das marcas da boa estruturação textual é, em alguns casos, a existência de um paralelismo sintático entre seus termos; o pensamento abaixo em que o paralelismo foi respeitado é
  • A: O funcionário deseja um aumento de salário e o reconhecimento de seu esforço pela empresa.
  • B: Era necessário ter-se preparado, prestar atenção nas questões e as respostas dadas calmamente.
  • C: Abrir a porta, encaminhar-se à garagem, a ligação do carro e sair rapidamente eram fatos cotidianos.
  • D: Os rios nessa região são de grande volume de água, barrentos, de quantidade razoável de peixes e de beleza imensa.
  • E: Conhecia todos de vista: Pedro, Heitor, Guilherme, Roger e o primo de Fernando.

Observe o seguinte parágrafo de um texto:


“Há diversas maneiras de entender o vocábulo “geração”. Ele pode designar as pessoas que tiveram uma experiência histórica comum, particularmente impactante. Assim, falamos da geração da guerra de 14 ou da Resistência de maio de 1968, na França. Podemos também identificar uma geração a partir da idade: todas as pessoas de 20 anos dos anos 90. Podemos finalmente pensar numa experiência familiar: a geração dos filhos, em oposição à dos pais ou avós...”

A partir da frase inicial, o desenvolvimento do parágrafo se faz por
  • A: argumentos seguidos de exemplos.
  • B: confrontação de argumentos apresentados.
  • C: argumentos de valor concessivo.
  • D: ideias apresentadas num processo indutivo.
  • E: argumentos relacionados por dedução.

Abaixo estão vários pequenos textos cujas ideias estão ligadas de forma explícita, por meio de expressões de causa; a frase em que a expressão sublinhada é adequada ao contexto, é
  • A: Graças à pandemia, as escolas foram fechadas.
  • B: Ele gosta de romances policiais com o pretexto de que o suspense é bastante intenso.
  • C: Sob o efeito de sua idade, ele não pôde testemunhar no processo.
  • D: Em função de algumas dificuldades, desistiu da viagem.
  • E: Carente de maldade, ele possuía muitos amigos.

Observe as quatro frases a seguir, todas elas redigidas por um mesmo indivíduo:

1. Não se pode esperar que esse filme venha a ter o sucesso que ele merece.

2. Nós apreciamos os esforços da prefeitura da cidade para aumentar os espaços verdes.

3. De acordo com os peritos, as causas do acidente seriam de origem criminosa.

4. Nós poderíamos imaginar que os progressos científicos garantiriam num futuro próximo a felicidade da humanidade?

Todos esses textos manifestam opiniões; a afirmação correta sobre eles é:
  • A: as frases 2 e 3 manifestam opiniões pessoais.
  • B: a frase 2 mostra uma opinião pessoal, dando-lhe um aspecto geral.
  • C: todas as frases partem de opiniões alheias, retomadas como se fossem próprias.
  • D: as frases 3 e 4 apresentam uma opinião e, em seguida, a comentam.
  • E: a frase 1 confronta opiniões diversas.

Os textos podem pertencer a diferentes tipos ou gêneros; a opção abaixo que mostra um texto predominantemente expositivo é:
  • A: “Depois desses dias na juventude, meu amigo desapareceu de minha vida e eu só tornei a encontrá-lo na semana passada, em um restaurante”.
  • B: “Defendo a ideia de que as pessoas podem dizer tudo o que querem, e, quando isso trouxer qualquer prejuízo a alguém, que esse alguém as processe”.
  • C: “O barco atracou ontem no Rio de Janeiro, com muitas turistas a bordo, o que certamente vai trazer a alegria para muitos comerciantes”.
  • D: “O rio estava transbordando, em função das fortes chuvas, com as margens derrubadas pela força das águas e muitos detritos levados pela correnteza”.
  • E: “O deputado fez o seu discurso, foi ovacionado, agradeceu os aplausos e dirigiu-se a seu gabinete”.

As frases podem estar escritas em registros variados da língua; a frase abaixo, relacionada à gastronomia, que mostra marcas do registro popular é
  • A: “Não estou fazendo nenhuma dieta. Eu amo comer. Eu amo comida”.
  • B: “Cozinhar é como amar. Entregue-se ou caia fora”.
  • C: “Eu cozinho com vinho, às vezes até mesmo acrescento comida a ele”.
  • D: “A regra fundamental para um sommelier é fazer as pessoas felizes por meio do vinho”.
  • E: “Quanto mais difícil é ler um cardápio, mais altos são os preços”.

Todas as frases abaixo estão construídas com comparações explícitas ou em linguagem figurada (metáfora).

Assinale a opção em que o motivo da comparação está identificado de forma correta.
  • A: As grandes portas do refeitório se abriram e vomitaram três fiscais da saúde pública em roupas discretas / aparência suja dos fiscais.
  • B: A coluna de soldados nada mais era que um barco perdido, levado pelas forças da natureza e por seu destino / a distância em relação a um ponto seguro.
  • C: A história é uma galeria de quadros com poucos originais e muitas cópias / a beleza.
  • D: Ontem é um cheque cancelado, amanhã é uma nota promissória e hoje é o único dinheiro vivo que você tem / o fracasso em atividades.
  • E: Juventude é um presente da natureza, mas a idade é um trabalho de arte / estado de perfeição.

Como se sabe, um dos elementos que caracterizam a argumentação é a presença de certas estratégias argumentativas, que têm por finalidade convencer, persuadir ou modificar ideias do receptor sobre uma tese.

Abaixo estão nomeadas algumas dessas estratégias, acompanhadas de exemplos; a opção em que a estratégia citada está correta é:
  • A: “A crise econômica é um problema que preocupa a todos; a Europa tem países com uma alta taxa de inflação, assim como os Estados Unidos” / estratégia de analogia.
  • B: “Segundo o Greenpeace, a perfuração do Ártico ocasionará um prejuízo irreversível para o planeta” / estratégia de apelo a um testemunho de autoridade.
  • C: “A campanha eleitoral pode ser definida pela mídia social; 220 milhões de e-mails podem ser enviados em 24 horas” / estratégia de apelo ao absurdo.
  • D: “Grande parte das crianças não se alimentam de forma saudável, o que mostra o descuido dos pais em relação a esse aspecto da educação dos filhos” / estratégia de citação de estatísticas.
  • E: “A liberdade de expressão está sendo desrespeitada continuamente, mas esse é um direito dos mais importantes de nossa cultura legal” / estratégia de exemplificação.

Exibindo de 1 até 10 de 39 questões.