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As frases a seguir mostram dois segmentos, separados por uma barra inclinada. Assinale a frase em que a relação entre esses segmentos é corretamente identificada.
  • A: A economia compreende todas as atividades do país, / mas nenhuma atividade do país compreende a economia. / relação de diferença.
  • B: A concorrência é uma prática dolorosa, / mas produz ótimos resultados. / relação de concessão.
  • C: Não existe política cultural no Brasil. / Existem pessoas que têm talento para captar dinheiro. / relação de oposição.
  • D: A Transbrasil nasceu transportando salsichas e morreu transportando laranjas. / relação de semelhança.
  • E: O comércio internacional não é um jogo de damas, / é um jogo de interesses. / relação de comparação.

Assinale a frase em que a inversão proposta dos termos separados por uma barra não é adequada.
  • A: A parte mais sensível do corpo humano / é o bolso. – O bolso é a parte mais sensível do corpo humano.
  • B: Cada vez que preencho um cargo, / faço cem descontentes e um ingrato. - Faço cem descontentes e um ingrato cada vez que preencho um cargo.
  • C: Eu estaria disposto a tentar entender a economia / se me convencessem de que alguém entende. / Se me convencessem de que alguém entende economia, eu estaria disposto a tentar entendê-la.
  • D: Sabedoria é saber o que fazer; / virtude é fazer. – Virtude é fazer, sabedoria é saber o que fazer.
  • E: Chega de homenagens. / Eu quero o dinheiro. – Eu quero o dinheiro. Chega de homenagens.

Nas frases a seguir há expressões populares sublinhadas. Assinale a frase em que o significado de uma expressão foi corretamente indicado.
  • A: Cada vez que o Brasil tira a cabeça fora d’água e mostra que é competitivo, vem bomba. / passa a ver melhor as coisas.
  • B: Os estrangeiros terão de comer muito feijão para chegar à posição de maior banco do mundo. / terão de trabalhar muito.
  • C: Se abrirmos a porteira, passa uma boiada e o país pode quebrar. / deixarmos de progredir.
  • D: Se sinto que estou deixando o sucesso subir à cabeça, vou ao banheiro, pego minha cueca e lavo; enxáguo e deixo lá secando. / atingir o seu ponto máximo.
  • E: Tem-se que dar muito murro para chegar a comprar um casarão na Flórida. / superar obstáculos.

Assinale a frase em que a linguagem empregada é integralmente formal.
  • A: Em alguns casos, a gente poderia tachar os juros de assalto.
  • B: Bom de briga é aquele que cai fora.
  • C: Lidere, siga ou saia do caminho.
  • D: Estou me lixando para o cliente.
  • E: Depois que saí do Banco Central, fiquei pensando onde um cara como eu poderia usar todo o seu potencial

Assinale o texto, cujo tema é a guerra, que mostra uma visão positiva desses conflitos.
  • A: Façamos a guerra para poder viver em paz.
  • B: Uma espada obriga a outra a ficar na bainha.
  • C: Para que não existam mais fuzis, é preciso empunhar o fuzil.
  • D: Que as armas cedam à toga, o triunfo militar à glória cívica.
  • E: O homem existe apenas no combate, o homem vive apenas se arrisca a vida.

Observe o seguinte texto de um estadista inglês:

“As pessoas de alta sociedade são insensíveis às necessidades e aflições dos homens, do mesmo modo como os cirurgiões são insensíveis às dores físicas.”

Assinale a afirmação inadequada sobre sua estrutura ou significação.
  • A: O texto exemplifica o discurso informativo, em que o autor aponta características da alta sociedade.
  • B: O pensamento do autor apela para uma comparação a fim de expressar-se.
  • C: A analogia presente no texto mostra críticas simultâneas às pessoas de alta sociedade e aos cirurgiões.
  • D: O traço que une as críticas do texto é a insensibilidade diante de problemas sociais e da dor física.
  • E: A tese do texto é a de que a alta sociedade é insensível aos problemas sociais.

Observe o seguinte texto de um autor italiano:


“Sob o cinzento dilúvio democrático atual, que submerge miseravelmente muitas coisas belas e raras, também desaparece pouco a pouco aquela classe especial da antiga nobreza italiana, em que se mantinha viva, de geração a geração, uma certa tradição familiar de distinta cultura, de elegância e de arte.”

Assinale a afirmação inadequada sobre sua estrutura ou significação.
  • A: A palavra “dilúvio” mostra uma visão negativa do avanço generalizado do regime democrático.
  • B: O texto lamenta a perda de valores tradicionais conservados pela nobreza italiana.
  • C: O advérbio “miseravelmente” indica o decréscimo de valores econômicos trazido pelas mudanças políticas.
  • D: Ao designar a antiga nobreza italiana de “classe especial”, o autor do texto mostra a valorização dessa classe.
  • E: A cultura, a elegância e o cultivo da arte são os valores perdidos no mundo pelo “dilúvio democrático”.

O célebre general americano Patton declarou:

"Nunca diga às pessoas como fazer as coisas. Diga-lhes o que deve ser feito e elas surpreenderão você com a sua engenhosidade.”

Sobre a estrutura e a significação dessa frase assinale a afirmação inadequada.
  • A: O argumento apresentado pelo general se fundamenta na sua experiência e conhecimento público.
  • B: O pronome “você” se refere indistintamente às pessoas que leem o texto.
  • C: As formas verbais “fazer” e “ser feito” correspondem a formas correspondentes nas vozes ativa e passiva, respectivamente.
  • D: A frase exemplifica o tipo de texto descritivo, já que fornece um conselho detalhado ao leitor.
  • E: Segundo o texto, a criatividade é fruto da falta de informações sobre algo.

Assinale a frase em que a locução prepositiva sublinhada tem seu significado corretamente indicado.
  • A: Qualquer pessoa desprovida de senso de humor está à mercê de todos. / à disposição de.
  • B: A vida ensina que jamais somos felizes senão à custa de certa ignorância. / pela existência de.
  • C: Muitas pessoas que parecem estar lutando contra a adversidade são felizes; muitas outras, em meio a grandes riquezas, são profundamente infelizes. / envolvidas com.
  • D: É melhor estar entre dois loucos do que perto de um imbecil. / nos arredores de.
  • E: A liberdade, não sendo fruto de todos os climas, não está ao alcance de todos os povos. / dentro das finalidades.

As frases a seguir mostram vocábulos idênticos repetidos. Assinale a frase em que esses vocábulos mostram significados diferentes.
  • A: Quando faço o bem, sinto-me bem.
  • B: Toda alegria é uma vitória, e uma vitória é uma vitória, por menor que seja.
  • C: Ambos se prejudicam: quem promete demais e quem espera demais.
  • D: Quem cede sua liberdade em troca de um pouco de segurança temporária não merece nem liberdade nem segurança.
  • E: É verdade que a liberdade é preciosa. Tão preciosa que é preciso racioná-la.

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