Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 10 questões.
Leia o TEXTO 3 para responder à questão.

Observe o uso das reticências no TEXTO 3 e indique o sentido que expressam.
  • A: Prolongam a reflexão lançada pela autora.
  • B: Indicam hesitação ou dúvida.
  • C: Sugerem quebra de expectativa.
  • D: Interrompem o diálogo entre os interlocutores.
  • E: Apontam para uma ação que ainda não foi finalizada.

Leia o TEXTO 3 para responder à questão.

No TEXTO 3, os recursos visuais e verbais criam um contraste entre a data de validade (19/10/1998) e o pacote “totalmente intacto”, relação expressa pelo conectivo “sendo que”. Escolha, nas alternativas a seguir, outro conectivo com sentido equivalente.
  • A: Desde que.
  • B: Por isso.
  • C: Porque.
  • D: Porém.
  • E: Portanto.

Leia o TEXTO 3 para responder à questão.

Com essa publicação nas redes sociais, a autora do TEXTO 3 alerta, principalmente, para
  • A: a falta de coleta de lixo na Floresta da Tijuca.
  • B: o alto consumo de alimentos prejudiciais à saúde.
  • C: os perigos de se consumir alimentos fora do prazo de validade.
  • D: a importância de proteger os alimentos com materiais resistentes ao tempo.
  • E: o acúmulo de lixo causado por embalagens que não se degradam facilmente.

Leia os textos 01 e 02  para responder à questão.

O TEXTO 1 é um trecho de uma cartilha divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente e o TEXTO 2 é uma tirinha de Alexandre Beck. Ainda que sejam produzidos como gêneros textuais diferentes, ambos os textos têm os seguintes elementos em comum:
  • A: os personagens ficcionais e os diálogos.
  • B: a estrutura em prosa, dividida em parágrafos.
  • C: a temática e a proposta de reflexão.
  • D: os recursos visuais e a sequência de quadros.
  • E: a autoria institucional e o público-alvo.

Leia o TEXTO 2 para responder à questão.

Observe o segundo quadrinho do TEXTO 2.

Oração 1 – Porque não cuida da sua vida?... Guri!
Oração 2 – Estou cuidando!

Sabendo que o verbo “cuidar”, no sentido em que aparece no texto, é transitivo indireto, é CORRETO afirmar que, na oração 2, o verbo utilizado
  • A: também é transitivo indireto, levando em conta que uma parte da Oração 2 está oculta.
  • B: é intransitivo, ou seja, não necessita de complemento verbal.
  • C: é transitivo direto, já que não exige preposição.
  • D: é, ao mesmo tempo, transitivo direto e indireto, pois aceita qualquer tipo de complemento verbal.
  • E: pode variar a transitividade dependendo da oração apresentada no 3º quadrinho.

Leia o TEXTO 2 para responder à questão.

Observando o uso de figuras de linguagem no TEXTO 2, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas.

( ) O termo “papel” é uma metáfora para “planeta”, na tirinha.
( ) Ao dizer “este é o meu planeta”, a criança cria um paradoxo, já que não existiria um mundo só de crianças.
( ) A tirinha trabalha com antíteses: tanto o tamanho do adulto e da criança quanto seus pontos de vista se chocam.
( ) A fala da criança “eu vi você deixar cair o papel” é um eufemismo para “eu vi você jogar lixo no chão”.
( ) O termo “Coroa” é utilizado como uma personificação, que atribui características humanas a objetos inanimados.

A sequência CORRETA é
  • A: F-V-F-F-V.
  • B: V-V-V-V-F.
  • C: F-F-V-V-V.
  • D: F-F-V-V-F.
  • E: V-V-F-F-F.

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

Para destacar a possibilidade de inserir o lixo novamente no ciclo produtivo, o TEXTO 1 utiliza bastante o prefixo re-, com o sentido de “voltar a fazer” ou “repetir”, como no caso da palavra “reutilização” (parágrafo 3). Identifica-se o uso desse mesmo prefixo, com sentido equivalente, em
  • A: reciclagem.
  • B: rejeito.
  • C: resíduo.
  • D: recentemente.
  • E: resto.

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

Ao longo do TEXTO 1, o termo “lixo” é retomado por meio de várias palavras e expressões, ora destacando a ideia de que é um problema, ora destacando seu potencial de uso. Marque a alternativa que se refere à palavra “lixo”, no TEXTO 1, numa relação positiva com o meio ambiente.
  • A: Resto inútil.
  • B: Rejeito.
  • C: Adubo.
  • D: Fonte de contaminação.
  • E: Resíduo.

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

No TEXTO 1, observa-se a relação da sociedade com o lixo ao longo do tempo. Para marcar essa história, o tempo verbal vai mudando conforme o assunto avança até os dias atuais. Indique a alternativa que analisa CORRETAMENTE o uso dos tempos verbais do modo indicativo destacados em cada trecho.
  • A: No trecho “o lixo gerado (...) servia como adubo para a agricultura” (1º parágrafo), o verbo, no pretérito mais-que-perfeito, diz respeito a um passado anterior à época da industrialização.
  • B: Em “será preciso conter o consumo desenfreado” (3º parágrafo), o futuro do presente é utilizado para indicar um comportamento que ainda deve se realizar.
  • C: Na oração “esse rejeito não retorna ao ciclo natural” (2º parágrafo), o trecho utiliza o pretérito imperfeito para assinalar ação frequente no passado, com relação ao lixo.
  • D: Em “A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza” (2º parágrafo), o verbo no presente refere-se a uma atitude que vivenciamos diariamente.
  • E: Na frase “Não podemos mais encarar todo lixo como ‘resto inútil’” (4º parágrafo), o pretérito perfeito aponta para uma ação que já ficou no passado

Leia o TEXTO 1 para responder à questão.

Ao abordar o problema do manejo de resíduos, o TEXTO 1 defende que
  • A: o lixo, depois de produzido, é um resto inútil, por isso é importante conter o consumo e reciclar os materiais que já estejam em desuso.
  • B: o lixo é um problema desde antes da industrialização, já que matérias orgânicas como restos de comida e excrementos de animais não recebiam tratamento.
  • C: a concentração da população nas grandes cidades trouxe o acúmulo de lixo para dentro das casas das pessoas, fazendo crescer montanhas de lixo.
  • D: o lixo não pode retornar ao ciclo produtivo por ser fonte de contaminação tanto para o meio ambiente como para a população, por causa das doenças.
  • E: as soluções para o tratamento do lixo passam por uma mudança no perfil de consumo por parte do indivíduo, e na estrutura do ciclo produtivo como um todo.

Exibindo de 1 até 10 de 10 questões.