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Foram encontradas 25 questões.


Observe os trechos abaixo.

I - “é inevitável: um deles põe o celular (...) em cima da mesa”. (L. 25-26)

II - “...só tem uma solução: engolir (...) um tranquilizante tarja preta.” (L. 27-28)

III - “Do carro já me livrei: há cinco anos não procuro vaga.” (L. 61-62)

O sinal de dois pontos pode ter vários empregos na língua e um deles é mostrar que o que vem após os dois pontos expande a palavra que vem imediatamente antes. Isso acontece APENAS em
  • A: I.
  • B: II.
  • C: III.
  • D: I e III.
  • E: II e III.

O período escrito de acordo com a norma padrão é
  • A: O formigueiro, sobre cuja a destruição foi atribuída às crianças, era muito antigo.
  • B: O astrônomo de cuja teoria lhe falei vem ao Brasil no próximo semestre.
  • C: O planeta que moramos tem condições para abrigar várias formas de vida.
  • D: A constelação cuja a estrela principal se chama Alpha Centauri fica no Hemisfério Sul.
  • E: O planeta Marte, cujo é vizinho próximo da Terra, não parece ter água em sua superfície.


Considerando os fragmentos a seguir, de acordo com o texto “O Homem e o Universo”, quanto à pontuação, tem-se que em
  • A: “– ou talvez muito diferentes –” (L. 27), os travessões podem ser substituídos por parênteses, mas não por vírgulas.
  • B: “buscando significado num cosmo que só mostra indiferença” (L. 29-30), pode-se usar vírgula antes de “que”.
  • C: “Vemos mundos belíssimos e hostis à vida, borbulhantes ou frígidos, cobertos por pedras inertes ou moléculas...” (L. 33-35), o sinal de dois pontos (:) pode ser colocado após a palavra “mundos”.
  • D: “veremos nossa galáxia, soberana, casa de 300 bilhões de estrelas” (L. 42-43), podem ser retiradas as vírgulas sem alterar o sentido da sentença.
  • E: “seja melhor que não tenha. Pois é dessa inquietação do ser...” (L. 61), o ponto pode ser substituído por uma vírgula.

De acordo com as regras de pontuação, assinale o enunciado que está pontuado corretamente.
  • A: Os níveis de violência, nos grandes centros urbanos suscitam reações.
  • B: O combate à violência é necessário pois, cada vez há mais vítimas desse fenômeno.
  • C: É possível mobilizar, pois, diferentes setores no combate à violência.
  • D: É possível por conseguinte, mobilizar diferentes setores no combate à violência.
  • E: Há, a presença da violência em todas as classes sociais e faixas etárias.

No trecho “o que é muito saudável para o crescimento pessoal de cada um, seja homem, seja mulher, jovem ou adulto, solteiro, casado ou viúvo” ( l. 23-25), as vírgulas são empregadas para separar elementos de uma enumeração, assim como em:
  • A: A liberdade de escolha do indivíduo, o divórcio, o individualismo crescente, as novas configurações familia- res vêm gerando novos ideais.
  • B: Apesar da proximidade de parentes e dos amigos, às vezes, a falta de convivência pode se tornar um problema.
  • C: De acordo com os dados do IBGE, o número de pessoas morando sozinhas cresceu cerca de 30%, no Brasil, entre 2000 e 2010.
  • D: Durante as pesquisas, no século passado, o estudioso observou que as mulheres que viviam sós eram objeto de desconfiança.
  • E: Embora apreciem a autonomia, os jovens que moram sozinhos estão dispostos a se casar quando chegar o momento certo.

A substituição da vírgula por ponto pode ser feita, mantendo dois períodos bem-formados sintaticamente, em:
  • A: Ela nasceu em Salvador, capital do estado da Bahia.
  • B: O rapaz andava com passos rápidos, estava com pressa.
  • C: Pedi informação a um senhor, que parecia saber o caminho.
  • D: Se você não souber o caminho, procure a informação no mapa.
  • E: Todas as ruas, avenidas e praças de Copacabana estão sinalizadas.

De acordo com as regras de pontuação, assinale o enunciado que está pontuado corretamente.
  • A: Os níveis de violência, nos grandes centros urbanos suscitam reações.
  • B: O combate à violência é necessário pois, cada vez há mais vítimas desse fenômeno.
  • C: É possível mobilizar, pois, diferentes setores no combate à violência.
  • D: É possível por conseguinte, mobilizar diferentes setores no combate à violência.
  • E: Há, a presença da violência em todas as classes sociais e faixas etárias.

No vocábulo destacado na passagem "O não marca..." (l. 27) ocorre, morfologicamente, uma
  • A: adverbialização.
  • B: substantivação.
  • C: quantificação.
  • D: adjetivação.
  • E: pronominalização.

No trecho “o que é muito saudável para o crescimento pessoal de cada um, seja homem, seja mulher, jovem ou adulto, solteiro, casado ou viúvo" (L. 23-25), as vírgulas são empregadas para separar elementos de uma enumeração, assim como em:
  • A: A liberdade de escolha do indivíduo, o divórcio, o individualismo crescente, as novas configurações familiares vêm gerando novos ideais.
  • B: Apesar da proximidade de parentes e dos amigos, às vezes, a falta de convivência pode se tornar um problema.
  • C: De acordo com os dados do IBGE, o número de pessoas morando sozinhas cresceu cerca de 30%, no Brasil, entre 2000 e 2010.
  • D: Durante as pesquisas, no século passado, o estudioso observou que as mulheres que viviam sós eram objeto de desconfiança.
  • E: Embora apreciem a autonomia, os jovens que moram sozinhos estão dispostos a se casar quando chegar o momento certo.

Analise os comentários a seguir, sobre concordância verbal.

I - "sempre houve muitas frustrações, muitos fracassos." (l. 14). O verbo haver está na 3ª pessoa do singular, pois, nesse caso, ele é impessoal.
II - "Vencedores são pessoas que aprenderam a fechar..." (l. 2-3). O verbo aprender está no plural, concordando com o antecedente do pronome relativo.
III - "Então, muitas das decisões que tomamos são para não ser um fracasso," (l. 25-26). O verbo ser concorda em número com o sujeito "muitas das decisões".

Está(ão) correto(s) o(s) comentário(s)
  • A: v
  • B: II, apenas.
  • C: I e III, apenas.
  • D: II e III, apenas.
  • E: I, II e III.

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