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Assinale a opção que está redigida em conformidade com as normas de regência verbal e nominal da Língua Portuguesa.
  • A: Aluísio Azevedo e Gonçalves Dias estão entre os autores maranhenses a que mais se costuma aludir.
  • B: Gonçalves Dias almejava em retornar a seu país, quando escreveu a célebre poesia Canção do Exílio.
  • C: Nos cortiços do Rio de Janeiro, Aluísio Azevedo viu um ambiente propício de se descrever em uma obra.
  • D: Gonçalves Dias foi a Portugal a trabalho e lá viria encontrar seu primeiro amor, Ana Amélia.
  • E: A descrição do cortiço é análoga com muitas que expõem a rotina das favelas de hoje em dia.

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO TEXTO IV.



De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa acerca de concordância verbal e nominal, analise as afirmativas a seguir.

I. No primeiro verso, também seria correta a forma singular do verbo (“posta-se”), por haver sujeito indeterminado.
II. No nono verso, o verbo “empunhar” poderia estar flexionado também no plural (“empunharmos”).
III. O adjetivo “vis”, no décimo primeiro verso, está corretamente concordando com o substantivo a que se refere (“hostes”) em número e gênero.

Está correto o que se afirma em
  • A: I, apenas.
  • B: II, apenas.
  • C: III, apenas.
  • D: I e II, apenas.
  • E: II e III, apenas.

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO TEXTO IV.



De acordo com a escola literária a que pertence e com as características de tal escola, assinale a opção que corretamente classifica o Texto IV.
  • A: Realismo, marcado por um objetivismo e um apego à forma e pela reflexão sobre a realidade social (neste caso, a indígena).
  • B: Romantismo (primeira fase), caracterizado pelo compromisso nacionalista e pela busca por uma identidade linguística que distanciasse a realidade brasileira da portuguesa.
  • C: Romantismo (segunda fase), em que se verificam excessos sentimentalistas, como um saudosismo exacerbado, e uma estética rígida.
  • D: Arcadismo, evidenciado pela simplicidade do poema, em que o autor recorre a elementos da natureza, configurando o que se chama de bucolismo.
  • E: Simbolismo, com predominância de uma vagueza na linguagem, em que as questões psicológicas das personagens ganham prioridade.

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO TEXTO III.



Assinale a opção em que o vocábulo destacado se encontra corretamente grafado segundo o sentido expresso entre parênteses.
  • A: Num cortiço, não se pode contar muito com a descrição das pessoas. (Qualidade de quem é reservado)
  • B: O cortiço queria novos inquilinos e, por isso, não descriminava ninguém. (Fazer distinção)
  • C: O perfil dos inquilinos não diferia muito de um cortiço para o outro. (Distinguir-se)
  • D: Uma briga entre os moradores dos cortiços era eminente. (Prestes a ocorrer)
  • E: Os moradores de um cortiço taxavam os do outro cortiço de serem pessoas baixas. (Pôr defeitos em alguém)

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO TEXTO III.



Assinale a opção que apresenta, em destaque, um vocábulo formado por derivação imprópria e outro formado por derivação prefixal, respectivamente.
  • A: À proporção que alguns locatários abandonavam a estalagem (…)
  • B: (…) mas o legítimo proprietário era um abastado conselheiro, homem de gravata lavada (…)
  • C: (…) a casa que Dona Isabel esvaziou poucos dias depois do casamento de Pombinha.
  • D: (…) a quem não convinha, por decoro social, aparecer em semelhante gênero de especulações.
  • E: (…) um verdadeiro ódio de partido, que os incompatibilizava com a gente do “Cabeça-de-Gato”.

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO TEXTO III.



Considere os trechos a seguir, retirados do Texto III:

I. (…) veio ocupar a casa que Dona Isabel esvaziou poucos dias depois do casamento de Pombinha.
II. E João Romão, estalando de raiva, viu que aquela nova república da miséria prometia ir adiante (…)
III. Aquele que não estivesse disposto a isso ia direitinho para a rua, (…)

De acordo com a classificação gramatical dos vocábulos em destaque, verificam-se conjunções subordinativas em
  • A: I, apenas.
  • B: I e II, apenas.
  • C: I e III, apenas.
  • D: II e III, apenas.
  • E: I, II e III.

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO TEXTO III.



Quanto à obra da qual o Texto III foi retirado e ao seu autor, assinale a afirmativa correta.
  • A: As personagens italianas são importantes na obra de Aluísio Azevedo, já que o autor pretendia contrapor a fraqueza do estrangeiro à virilidade do povo brasileiro.
  • B: Aluísio Azevedo é fortemente influenciado em sua obra pelo naturalismo europeu, o qual retratava, por meio de um narrador onisciente, personagens movidas por instintos primitivos.
  • C: Há, na obra, uma necessidade de expor o rompimento com os laços coloniais, demonstrado pela oposição entre João Romão, um brasileiro, e o português, rico proprietário do cortiço concorrente.
  • D: A obra “O Cortiço” antecipa características da primeira fase do Modernismo no Brasil, em que o meio pouco interfere no comportamento humano, mas têm precedência as inter-relações sociais.
  • E: A recepção de “O Cortiço” na sociedade da época, assim como de outras obras de Aluísio Azevedo, foi das melhores, porque reforçava a imagem do Brasil como um país com problemas, mas em franca ascensão.

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO TEXTO III.



A partir da leitura do Texto III, é correto afirmar que
  • A: João Romão incitava, em seus inquilinos, a raiva pelos moradores do cortiço vizinho, levando-os a ter frequentes confrontos corporais.
  • B: o cortiço de João Romão enfrentava problemas de desocupação devido às consequências da febre amarela, que ceifou a vida de muitos de seus inquilinos.
  • C: a coexistência do cortiço de João Romão e do “Cabeça-deGato”, desde que o primeiro foi inaugurado, fez da rivalidade entre os cortiços algo famoso no bairro todo.
  • D: o aumento da população infantil no cortiço gerava ônus para o proprietário, uma vez que crianças não pagavam para morarem ali, ocupando o lugar de pagantes.
  • E: a animosidade que João Romão sentia pelo outro cortiço o fazia ameaçar com despejo os inquilinos que não compartilhassem com ele desse sentimento.

Leia o fragmento a seguir:

Já _____ alguns anos que movimentos de defesa dos animais pregam que animais não ______________ em cativeiro. Essa e outras pautas _____ ganhado cada vez mais espaço na mídia, mas eles defendem que não é o suficiente. ___________ de questões que carecem ainda de ampla discussão na sociedade e no âmbito legislativo.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do fragmento acima.
  • A: fazem – devem ser criados – têm – Tratam-se
  • B: faz – devem serem criados – tem – Trata-se
  • C: fazem – deve ser criado – tem – Tratam-se
  • D: faz – devem ser criados – têm – Trata-se
  • E: fazem – devem serem criados – têm – Tratam-se

ATENÇÃO: A QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DO TEXTO II.



As orações “porque é totalmente surda” (2º quadro) e “para me ouvir cantando” (4º quadro) exprimem, respectivamente,
  • A: uma conclusão e uma retificação.
  • B: um acréscimo e um propósito.
  • C: uma causa e uma finalidade.
  • D: uma explicação e uma avaliação.
  • E: uma ressalva e um destaque.

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