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Observe o seguinte diálogo entre mãe e filha, quando esta volta do cabeleireiro:

Mãe: “O que é que houve? Você acabou não indo?”

A recomendação sobre a língua escrita que foi seguida nessa pergunta feita pela mãe é que sua fala:
  • A: seja o mais informativa que requeira o propósito da conversação;
  • B: seja a expressão da verdade;
  • C: seja relevante;
  • D: seja breve;
  • E: evite a obscuridade.

Observe agora um pequeno cartaz na porta de um estacionamento no centro da cidade, voltado para a rua:

SAÍDA DE VEÍCULOS

OBRIGADO

Nesse cartaz, a finalidade maior é:
  • A: solicitar que não se estacione na saída;
  • B: alertar para o perigo de atropelamento;
  • C: avisar que a entrada é localizada em outro lugar;
  • D: agradecer o uso do estacionamento;
  • E: evitar a entrada e a saída de veículos simultaneamente.

Abaixo estão cinco enunciados seguidos de uma pressuposição necessária para que ele faça sentido; a frase que mostra uma pressuposição adequada é:
  • A: Heitor lamenta que os pais de sua namorada viajem neste final de semana / A viagem a ser realizada é pouco demorada;
  • B: Dois amigos meus vão a São Paulo no próximo domingo / Os dois amigos têm namoradas na cidade de São Paulo;
  • C: Me dá pena que uma moça como ela esteja saindo com o Carlos / Carlos está desempregado e sem dinheiro;
  • D: Aquele casal pretende bronzear-se em Copacabana / Em Copacabana faz sol constantemente;
  • E: Deixou de ir ao Rio pelo excesso de calor / A pessoa que viajaria ao Rio não possuía roupas adequadas.

Observe a seguinte situação:



Guilherme, que está viajando, pede a Magda, por e-mail, que compre para ele uma revista e verifique se foi publicado corretamente o artigo que ele havia escrito e, se isso ocorreu, que lhe envie. Alguns dias depois, Magda responde: “Não me esqueci da revista. Já a comprei.”



Ocorre nessa situação uma falha na comunicação, que é certamente devida ao seguinte fato:
  • A: Magda mentiu sobre o fato de ter comprado a revista;
  • B: Magda presta informações insuficientes a Guilherme;
  • C: Guilherme não expõe com clareza seu pedido;
  • D: Magda constrói sua resposta com ambiguidade;
  • E: Guilherme é muito prolixo em sua solicitação.

Observe a seguinte situação comunicativa:



“Roberto envia a Viviane, uma escritora consagrada, um conto escrito por ele, para que ela lhe dê sua opinião. Ao ler o conto, no qual a protagonista é uma caricatura dela mesma, responde a Roberto: ‘Seu conto está muito bom. Estou aliviada de que não tenha sido escrito para publicação, mas como diversão entre nós. Ri muito com a protagonista. Você tem muito senso de humor e isso é bom para quem escreve’.”



Pode-se inferir da resposta de Viviane que ela:
  • A: faz deduções a partir das informações de Roberto;
  • B: declara que o conto deve conter fatos humorísticos;
  • C: considera o conto indigno de publicação;
  • D: reconhece a relação da protagonista com ela mesma;
  • E: não responde à solicitação de Roberto.

Uma das boas qualidades de um texto é a relevância da informação prestada; imagine que este concurso já foi realizado e que jornais de Rondônia publiquem, logo após as provas, informações sobre ele para os candidatos; nesse caso, a notícia mais relevante seria:
  • A: aumento do número de vagas;
  • B: entrevistas com os candidatos;
  • C: publicação do gabarito provisório;
  • D: informações sobre futuros salários;
  • E: prazo para os recursos.

Observe as seguintes frases de e-mails, prestando atenção ao emprego de diminutivos:



1. João está bem, mas deve tomar cuidadinho.

2. Estou um pouquinho cheio deste trabalho.

3. Ela faz uma coisinha qualquer e logo a mãe baba.

4. Pouco a pouco vou aprendendo um pouquinho mais.



O que se pode depreender do emprego desses diminutivos é que há em:
  • A: (1) uma recomendação ao comportamento de João;
  • B: (2) uma maior intensidade na afirmação;
  • C: (2) e (4) idêntico valor;
  • D: (3) um valor afetivo;
  • E: (4) um valor irônico.

Os pronomes pessoais podem mostrar valor anafórico (quando se referem a algo já presente no texto) ou dêitico (quando se referem a elementos da situação de comunicação).



A opção em que o pronome sublinhado tem valor dêitico é:
  • A: O pagamento, não se deve esperá-o para tão cedo.
  • B: Os maridos cuidam das mulheres quando elas adoecem.
  • C: Quem disse isso? Você?.
  • D: Trabalhar é duro, mas eu o faço com prazer.
  • E: Vocêacha que é esperto, João?

“Chamou Carlos e lhe disse: Amanhã irei ver você.”



Nesse segmento, “Amanhã irei ver você” é exemplo de discurso direto; colocando a frase em discurso indireto precedido da forma verbal “disse”, a forma adequada seria:
  • A: que irá vê-lo amanhã;
  • B: que iria vê-lo no dia seguinte;
  • C: que iria ver você amanhã;
  • D: que iria ver você no dia seguinte;
  • E: que irá ver você no dia seguinte.

Eis o texto de um e-mail, enviado a uma ex-namorada:



“As fotografias estão ótimas; acho que perdi bons momentos; vou ver se qualquer dia desses envio uma foto minha para você, você sabe que eu não gosto de tirar fotos”.



A marca linguística que está presente nesse pequeno texto é:
  • A: a formalidade da linguagem empregada;
  • B: a extensão demasiada das frases;
  • C: o uso de formas abreviadas em exagero;
  • D: a preocupação com a clareza da mensagem;
  • E: a presença de marcas da linguagem oral.

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