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Texto CB2A2


No caso de uma criança com menos de dez anos — entenda-se aqui o nível de maturidade, e não a idade —, o professor deve preocupar-se principalmente para que ela não seja importunada no seu brincar e nas suas experiências. Ensiná-la não faz sentido, pois, nessa idade narcisista, ela responde a cada interferência fugindo da realização da atividade. Nessa idade, desenhar e pintar são os seus principais meios de expressão.

A partir dos 10 anos, a criança começa a ficar insatisfeita com seus modos de expressão; o ambiente mais amplo ganha sentido para ela — não mais como aquele que existia em sua fantasia, mas como é na realidade —, e só então pode ser instaurado o “ensino da forma”, que não deve, porém, encobrir a sua espontaneidade expressiva. As técnicas de desenho e pintura devem ser apresentadas à criança conforme suas necessidades. Tamanhos, relações entre tamanhos (proporção), ritmo, claro, escuro, escultura, espaço, cor e o valor de expressão do exagero, da sutileza e da composição. Os elementos com os quais a criança opera são por natureza os mesmos da “grande arte” e levam a criança, por si mesma, a ter consciência deles, abrindo o caminho da “grande arte” para ela.


Friederike Brandeis. O desenhar das crianças.
In: Cadernos CEDES, v. 42, n.º 116, 2022, p. 122 (com adaptações).

Assinale a opção em que a proposta de reescrita para o segmento “só então pode ser instaurado o ‘ensino da forma’, que não deve, porém, encobrir a sua espontaneidade expressiva” (segundo parágrafo) preserva a correção gramatical e a coerência das ideias do texto CB2A2.
  • A: apenas assim é possível introduzir o “ensino da forma”, sem, contudo, impedir a espontaneidade expressiva da forma
  • B: é somente esse o momento em que pode-se introduzir o “ensino da forma”, mas que não deve ocultar a espontaneidade expressiva da criança
  • C: apenas neste momento pode-se introduzir o “ensino da forma”, sem, portanto, ocultar a espontaneidade de expressão da forma
  • D: apenas nesta hora é possível introduzir o “ensino da forma”, sem, não obstante, ocultar a espontaneidade de expressão da forma
  • E: somente nessa fase é que se pode introduzir o “ensino da forma”, que, entretanto, não deve impedir a espontaneidade de expressão da criança

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