Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2:


“A linguagem, sendo uma elaboração cultural que se fundamenta na faculdade humana de imaginar, de simbolizar e de comunicar experiências vividas, torna o indivíduo capaz de atuar no mundo pela palavra e de elaborar e atuar também sobre a linguagem.
Nesse sentido, a língua realiza atividades estruturantes, indeterminadas do ponto de vista semântico e sintático. As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
A compreensão de textos é uma atividade criativa, e não simplesmente reativa; não é uma questão de reagir, mas de agir sobre os objetos da cultura. Trata-se de uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos. Pois a língua não é totalmente transparente, podendo também ser ambígua ou polissêmica.”(p.50).

Fonte: COLARES, Virgínia. Retextualização do depoimento judicial oral em texto escrito. Veredas - Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, v. 9, n. 1 e n. 2, p. 29-54, jan./dez. 2005.


O verbo está diretamente relacionado com a existência e com a ação do homem no mundo. Portanto, é a base da linguagem verbal.
No Texto 2, há o predomínio do uso de verbos no tempo:
  • A: Futuro do Subjuntivo, pois indica a possibilidade de realização no futuro próximo.
  • B: Presente do Indicativo, pois a autora argumenta em favor de uma verdade universal.
  • C: Presente do Subjuntivo, porque discute sobre uma situação presente, mas duvidosa.
  • D: Pretérito Imperfeito do Indicativo, porque o texto se refere a um fato presente em relação a outro fato passado.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.