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Foram encontradas 16 questões.
As orações coordenadas e subordinadas estabelecem relação de interdependência ou de sentido pleno e independência sintática. Em qual das alternativas a seguir temos um período composto por coordenação?
  • A: Esperamos que você volte
  • B: A irmã tinha culpa no cartório, mas o irmão pouco se importava com o veredito
  • C: Falam que as aulas começarão apenas em março
  • D: Queremos apenas uma coisa: que você estude!
  • E: Não sei onde pode ter resposta para isso

As relações entre palavras de grafias diferentes podem conter significados iguais - sinônimos. Dentro desse contexto, temos sinônimos em:
  • A: dividir e repartir.
  • B: cobrar e receber.
  • C: político e politizado.
  • D: eficiência e eficácia.
  • E: capaz e capataz.

O período pode ser caracterizado pela presença de uma um ou mais verbos, podendo ser simples ou composto. O período composto está presente em:
  • A: a verdade dói.
  • B: sou meu próprio guia!
  • C: fez sua escolha entre lutar ou morrer.
  • D: não há mais nada entre nós.
  • E: responda sim ou não.

Temos diversos tipos de formações de palavras na Língua Portuguesa, como a derivação, aglutinação, hibridismos e neologismos. Temos um exemplo de hibridismo presente em:
  • A: sociologia.
  • B: passatempo
  • C: planalto.
  • D: surdo-mudo.
  • E: porta-aviões.




“LELÉU: Oxente! Tô feito super-homem?! Dona Inaura, minha bandeira... pernambucana! Eu nem sei como lhe agradecer.

INAURA: Nem precisa. O amor que lhe tenho é de graça. Da outra vez que você salvou Leléu de Frederico, eu tive bem muita inveja do seu amor por ele. E foi por inveja do seu amor por ela que eu mandei Frederico acabar com você.

Mas eu senti uma dor tão grande, que entendi que meu amor é maior do que qualquer inveja.

LISBELA: Você matou seu marido pra salvar o meu.”

Extraído de Lisbela e o prisioneiro (1964, Lins, Osman, p.31)

Disponível em https://www.wattpad.com/153512056-lisbela-e-o-prisioneiro.




O texto acima melhor se enquadra em qual dos tipos a seguir?
  • A: Narrativo
  • B: Dissertativo
  • C: Informativo
  • D: Expositivo
  • E: Injuntivo




“LELÉU: Oxente! Tô feito super-homem?! Dona Inaura, minha bandeira... pernambucana! Eu nem sei como lhe agradecer.

INAURA: Nem precisa. O amor que lhe tenho é de graça. Da outra vez que você salvou Leléu de Frederico, eu tive bem muita inveja do seu amor por ele. E foi por inveja do seu amor por ela que eu mandei Frederico acabar com você.

Mas eu senti uma dor tão grande, que entendi que meu amor é maior do que qualquer inveja.

LISBELA: Você matou seu marido pra salvar o meu.”
                                                                                        Extraído de Lisbela e o prisioneiro (1964, Lins, Osman, p.31)
                                                                                        Disponível em https://www.wattpad.com/153512056-lisbela-e-o-prisioneiro.



Uma das personagens faz menção a uma região do Brasil em que possivelmente vivem as personagens, trata-se da região:
  • A: Amazonas.
  • B: Nordeste.
  • C: Pará.
  • D: Bandeira.
  • E: Paraíba.

A figura de linguagem da onomatopeia, presença constante no diálogo ou descrição, está presente em qual alternativa?
  • A: Estamos mais cansados que nunca
  • B: Mito é o nada que é tudo
  • C: A água não para de chorar
  • D: Descer para baixo
  • E: O bum da explosão foi ouvido em toda a cidade

Temos na Língua Portuguesa uma peculiaridade na frase e discurso que caracteriza uma frase nominal. Essa característica está presente em qual alternativa?
  • A: Bom dia a todos!
  • B: Não queria atrapalhar
  • C: Quem somos nós para isso?
  • D: Fará como bem entender
  • E: Seu fardo foi o maior

Assinale a alternativa cuja redação atende aos requisitos de coesão, coerência textual e ortografia da norma culta da língua portuguesa.
  • A: Não foi por acaso que a casa caiu: o veículo em alta velocidade se chocou com a parede e infringiu dano estrutural à construção. Sorte que não havia ninguém ali naquele momento.
  • B: Todos prenderam a respiração por um segundo quando ela lhes informou a novidade: àquela altura, a vultuosa soma de riquezas que achavam ter encontrado já não passava de sucata.
  • C: Dirigiu-se ao Paço Imperial e entregou uma bela cesta de pães ao senescal. Era uma taxa pequena a se pagar por uma audiência secreta com a estrela ascendente da corte nesta colônia.
  • D: Espingarda a tiracolo, o homem seguia o sabujo em busca de sua presa. Como não era possível laçá-lo à cavalo entre as árvores, restava-lhe cassar o animal de modo mais tradicional: chão, cão e chumbo.
  • E: “Não serei o bode espiatório neste escândalo, está me entendendo?”, gritou o velho empresário. E continuou, antes de sair: “Sou um gerador de empregos!”. Decerto esqueceu-se de mencionar que, além disso, era também sonegador contumaz e inveterado.

Advérbio é a classe gramatical das palavras que indicam circunstâncias e, com isso, contextualiza o nosso entendimento do que está se querendo expressar ao usar verbos, advérbios ou de adjetivos. Assinale a alternativa cuja frase utiliza o advérbio que corresponde corretamente à classificação que a acompanha.
  • A: Ele é bastante discreto. Advérbio de modo.
  • B: Não sei o que isso quer dizer. Advérbio de dúvida.
  • C: Fez o exercício apressadamente. Advérbio de intensidade.
  • D: Sempre teremos uns aos outros. Advérbio de tempo.
  • E: Chegou esbaforido e nos contou as boas novas. Advérbio de afirmação.

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