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QUESTÃO ANULADA

Dadas as sentenças:

1-Há cerca de um ano que não nos vemos.
2-Falamos acerca do assunto ontem.
3-O carro estava a cerca de 2 metros da ribanceira.
4-A cerca estava atrapalhando o trajeto.

Quanto a ortografia:
  • A: Todas estão corretas.
  • B: Somente 1, 2 e 3 estão corretas.
  • C: Somente 2, 3 e 4 estão corretas.
  • D: Somente 1, 3 e 4 estão corretas.
  • E: Somente 1, 2 e 4 estão corretas.

Corri apressadamente, porquanto não o queria ver”. O valor semântico da conjunção presente na sentença anterior exprime ideia de:
  • A: concessão
  • B: alternância
  • C: oposição
  • D: explicação

Assinale a alternativa que não apresenta uma redundância:
  • A: Estavam felizes por conviverem juntos novamente.
  • B: Eu já li livros de Machado de Assis, são ótimos.
  • C: Na conclusão final do trabalho ele falou sobre a importância daquele tema.
  • D: A vítima contou detalhes minuciosos sobre o sequestrador.

“...repugnância à pesporrência.” O acento indicador de crase está incorretamente empregado em:
  • A: À medida que escurece, meu medo aumenta.
  • B: A padaria ficava à esquerda da minha casa.
  • C: Corremos às pressas para chegar em casa.
  • D: Ganhava dinheiro à rodo, por isso viajava para o lugar que queria.

Analise a frase a seguir e responda a questão:

Na sabedoria da modéstia está a repugnância à pesporrência.
Disponível em: www.pensador.com Acesso: 14/07/2021.

Pesporrência significa:
  • A: Atitude de quem se acha superior aos outros.
  • B: Violento acesso de fúria.
  • C: Pouca disposição para fazer algo.
  • D: Que tem dificuldades em se posicionar em determinados assuntos.

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
  • A: saída, saude, ideia, água, baú.
  • B: saída, saúde, idéia, água, baú.
  • C: saída, saúde, idéia, agua, baú.
  • D: saída, saúde, ideia, água, baú.
  • E: saida, saúde, ideia, água, baú.

Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam ortografia correta.
  • A: enchada, inxado, mexer, axou.
  • B: enxada, inchado, mecher, achou.
  • C: enxada, inchado, mexer, achou.
  • D: enchada, inxado, mecher, axou.
  • E: enxada, inchado, mexer, axou

A/o ________________ é um sinal de pontuação que exerce três funções básicas: marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura; enfatizar e ou separar expressões e orações, impedir qualquer ambiguidade.

Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.
  • A: ponto e vírgula ( ; ).
  • B: vírgula ( , ).
  • C: ponto final
  • D: dois pontos ( : ).
  • E: reticências (...).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta quanto ao uso do hífen.
  • A: alto-mar, boia-fria, tio-avô, vaga-lume.
  • B: alto-mar, boia-fria, tio-avô, vaga lume.
  • C: alto mar, boia-fria, tio-avô, vaga-lume.
  • D: alto-mar, boia-fria, tio avô, vaga-lume.
  • E: alto-mar, boia fria, tio avô, vaga-lume.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência com divisão silábica correta.
  • A: fei-jão, a-çú-car, gar-ra-fa, céu.
  • B: fe-i-jão, a-çú-car, gar-ra-fa, céu.
  • C: fei-jão, a-çú-car, gar-ra-fa, cé-u.
  • D: fe-i-jão, açú-car, gar-ra-fa, cé-u.
  • E: fei-jão, a-çú-car, gar-ra-fa, céu.

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