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Todo texto argumentativo inclui normalmente elementos de defesa da tese apresentada; leia, por exemplo, o texto a seguir. “Observo que a má conduta moral não consiste na ação física exterior, mas na visão interior da vontade, fora das leis da razão e da religião. Isso é claro, já que matar um inimigo na batalha e dar a pena de morte a um criminoso não são considerados pecados; no entanto, o ato exterior é exatamente o mesmo que no caso de um assassinato.” (Berkeley) Para defender sua tese, apresentada no primeiro período do texto, o autor apelou para:
  • A: a citação de exemplos;
  • B: as suas opiniões pessoais;
  • C: o testemunho de autoridades;
  • D: a força das leis;
  • E: as decisões dos tribunais.

Observemos, agora, o caso de um advogado no tribunal, que declara que a acusação contra o seu cliente era sem fundamentos, já que não tinham sido apresentadas testemunhas nem outros meios de convencimento aos julgadores.

Nesse caso, a defesa se fundamenta:
  • A: na falta de casos semelhantes;
  • B: na boa conduta do réu;
  • C: na ausência de provas;
  • D: nas falhas da acusação;
  • E: nos problemas da investigação policial.

Observe o seguinte texto, de responsabilidade de uma secretaria estadual de trânsito: “NÃO JOGUE FORA SUA VIDA NUMA ULTRAPASSAGEM. Não deixe que a pressa converta sua viagem num jogo perigoso ou estará arriscando sua vida em cada ultrapassagem. Se você não tem toda a situação a seu favor, não ultrapasse. A vida não é um jogo e seu encontro com as férias sempre pode esperar um pouco mais. A vida é a viagem mais formosa.”

Sobre esse pequeno texto, é correto afirmar que:
  • A: trata-se de um texto publicitário, destinado a vender a ideia de segurança no trânsito;
  • B: o texto focaliza exclusivamente o problema da pressa nas ultrapassagens, com recomendação de prudência;
  • C: a função básica da linguagem nesse texto é a de despertar emoções no leitor, de modo a convencê-lo a ser prudente;
  • D: por sua seleção de linguagem, o texto se dirige prioritariamente a motoristas das classes populares;
  • E: o valor positivo da realidade, predominante nesse tipo de texto, não é obedecido aqui, já que há inúmeras negações.

Os raciocínios dos textos argumentativos ora se apoiam no método indutivo – do particular para o geral – ora no método dedutivo – do geral para o particular.
A frase que exemplifica o método indutivo é:
  • A: Os jogos do Campeonato Brasileiro já deveriam ser abertos ao público, pois, assim, haveria mais emoção e incentivo; o Atlético Mineiro, por exemplo, obteria ainda melhor resultado ontem, se a torcida estivesse na arquibancada;
  • B: O hospital Getúlio Vargas atendeu ontem um número excessivo de emergências e enfrentou as dificuldades oriundas da falta de pessoal, mas, na verdade, os hospitais públicos, em todas as grandes cidades, estão passando por isso;
  • C: As livrarias estão fechando as portas em muitos lugares, em função da substituição dos livros pela mídia digital; a livraria de um shopping no centro da cidade resiste ainda porque, espertamente, abriu um café dentro da loja;
  • D: O circo deixou de existir, pelo menos nos grandes centros, já que não encontra mais espaço nem nos terrenos nem no coração das pessoas; um pequeno circo ainda está presente no subúrbio de Realengo, onde as crianças se divertem com o palhaço Cascão;
  • E: Nem todos os divertimentos eletrônicos custam caro, já que há pequenos produtores que investem em games mais simples e mais baratos, como no caso do Pequena Batalha.

Muitos vocábulos empregados em frases têm seu sentido histórico documentado em dicionários; outros, porém, só possuem significados quando situados em um contexto. A frase abaixo em que o vocábulo destacado tem significado dependente do contexto é:
  • A: Maria leva uma vida difícil;
  • B: Em anexo, enviamos um cheque;
  • C: O computador ficou ligado a noite inteira;
  • D: O empregado faz tudo rapidamente;
  • E: Só vou sair amanhã à noite.

Quando perguntamos algo a alguém, podemos fazê-lo de forma direta ou indireta, sendo uma escolha do enunciador diante do quadro geral da situação comunicativa.
A frase abaixo que mostra uma interrogação indireta é:
  • A: Quem inventou o trabalho não tinha o que fazer;
  • B: Não sei por que ser humilde, quando se tem uma opinião própria;
  • C: Quando não há nenhum vento, reme;
  • D: Alguns homens veem as coisas como são e dizem “Por quê?” Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo “Por que não?”;
  • E: Sempre dizem que o tempo muda as coisas, mas quem tem que mudá-las é você!

Uma das regras básicas do emprego da vírgula é para marcar a omissão de um termo; a frase abaixo que exemplifica esse fato é:
  • A: Aquele que não conhece Deus nesse mundo, não o conhecerá no outro;
  • B: O segredo de um bom sermão é ter um bom começo, um bom fim e ter ambos o mais perto possível;
  • C: Quando a infância morre, seus cadáveres são chamados de adultos;
  • D: Comprar um carro é necessidade, uma Mercedes, um exagero;
  • E: Uma criança, como seu estômago, não precisa de tudo que você pode dar a ela.

Um pleonasmo é uma figura que repete termos; um anacoluto é marcado por uma interrupção.
A frase abaixo que contém um anacoluto, e não um pleonasmo, é:
  • A: Às mulheres, não se pode dar um elogio atualmente;
  • B: Os livros, o aluno não os trouxe para a aula;
  • C: Paisagens, quero-as comigo por toda a vida;
  • D: Ao homem mesquinho, basta-lhe pouquinho;
  • E: A mim até me pareceu que ia chover forte.

A palavra motorista designa um indivíduo na seguinte frase:
  • A: Ser motorista de ônibus é um trabalho árduo;
  • B: Meu pai é motorista desde os 20 anos;
  • C: O motorista deve dar prioridade aos pedestres;
  • D: O motorista chegou cedo, como todos os dias;
  • E: José conseguiu a vaga de motorista na empresa.

Como é sabido, os adjetivos e advérbios podem receber graus comparativo ou superlativo; a frase abaixo em que ocorre a gradação de um advérbio é:
  • A: Ela canta bem alto quando toma banho;
  • B: Ele agora está muito forte;
  • C: Que extraordinariamente amável é sua secretária;
  • D: Caminhou bastante tempo até a fábrica;
  • E: Não saiu daqui muito convencido.

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