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Considere a pontuação empregada no trecho transcrito do texto. (L.1-5) Antes do advento da internet, “bate-papo" significava conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes. Um casal de mãos dadas na rua. Uma discussão animada de bar. Tal trecho está reescrito, sem alteração do sentido e de acordo com a norma-padrão, em:
  • A: Antes do advento da internet, “bate-papo" significava:conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes. Isso podia se dar com um casal de mãos dadas na rua ou uma discussão animada de bar.
  • B: “Bate-papo" significava, antes do advento da internet, conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes. Por exemplo: um casal de mãos dadas na rua ou uma discussão animada de bar.
  • C: “Bate-papo" significava conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes: um casal de mãos dadas na rua e uma discussão animada de bar, antes do advento da internet.
  • D: “Bate-papo" significava conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes, antes do advento da internet; um casal de mãos dadas na rua e uma discussão animada de bar.
  • E: “Bate-papo" significava conversa informal entre duas ou mais pessoas, antes do advento da internet, em visitas e encontros de corpo e voz presentes – um casal de mãos dadas na rua – uma discussão animada de bar.

Considere a pontuação empregada no trecho transcrito do texto. (L. 1-5) Antes do advento da internet, “bate-papo" significava conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes. Um casal de mãos dadas na rua. Uma discussão animada de bar. Tal trecho está reescrito, sem alteração do sentido e de acordo com a norma-padrão, em:
  • A: Antes do advento da internet, “bate-papo" significava: conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes. Isso podia se dar com um casal de mãos dadas na rua ou uma discussão animada de bar.
  • B: “Bate-papo" significava, antes do advento da internet, conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes. Por exemplo: um casal de mãos dadas na rua ou uma dis- cussão animada de bar.
  • C: “Bate-papo" significava conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes: um casal de mãos dadas na rua e uma discussão animada de bar, antes do advento da internet.
  • D: “Bate-papo" significava conversa informal entre duas ou mais pessoas, em visitas e encontros de corpo e voz presentes, antes do advento da internet; um casal de mãos dadas na rua e uma discussão animada de bar.
  • E: “Bate-papo" significava conversa informal entre duas ou mais pessoas, antes do advento da internet, em visitas e encontros de corpo e voz presentes – um casal de mãos dadas na rua – uma discussão animada de bar.

É possível resumir o sentido global do Texto I com a seguinte frase: O homem seria outro se dissesse a todos o que ouviu. De acordo com a norma-padrão, se a 1 aforma verbal destacada na frase fosse será, a 2a deveria ser
  • A: disse
  • B: dizer
  • C: diria
  • D: disser
  • E: dissera

Se a palavra em destaque for pluralizada, o verbo também deve ir para o plural na seguinte frase:
  • A: Não se trata de milagre.
  • B: Acredita-se na solução contra a calvície.
  • C: Pesquisa-se com o colega experiente.
  • D: Não se dispõe mais desse recurso.
  • E: Confirmou-se o resultado positivo.


O verbo que está conjugado no mesmo tempo e modo de for, como no trecho “quando o caminho for de mão dupla confessional" (L. 53-54) é
  • A: reouve
  • B: esteja
  • C: punha
  • D: tiver
  • E: propor


O verbo que está conjugado no mesmo tempo e modo de for,como no trecho “quando o caminho for de mão dupla confessional"(L.53-54) é
  • A: reouve
  • B: esteja
  • C: punha
  • D: tiver
  • E: propor

Uma importante função do pronome é promover a coesão textual, como se verifica no trecho abaixo retirado do Texto II. A esse respeito, considere o emprego do pronome destacado em: “Elas atuam no rosto e contra a queda de cabelo." (L.19-20).
O referente do pronome destacado, nesse contexto, é
  • A: células
  • B: pesquisas
  • C: feridas graves
  • D: fórmulas manipuladas de cosméticos
  • E: especialistas

De acordo com a norma-padrão o pronome se pode ser deslocado para depois do verbo destacado em:
  • A: “não se batia papo"(L.9)
  • B: “estão se transformando"(L.35-36)
  • C: “que se escreve"(L.46)
  • D: “mal se conhecem"(L.58)
  • E: “sequer se lembre"(L.70)

O emprego do pronome lhe respeita algumas regras sintáticas, conforme ocorreu no trecho abaixo, retirado do Texto I. “Poderia ter vivido à margem, isolado, abandonado pela família, tentando convencer o mundo do que a voz lhe dissera." (L. 22-24) O pronome lhe está também empregado de acordo com a norma-padrão no seguinte período:
  • A: Nunca lhe vejo cedo por aqui.
  • B: Nós lhe encontraremos amanhã.
  • C: Posso devolver-lhe o livro agora?
  • D: Não lhe visito porque não posso.
  • E: Todos lhe aguardavam apreensivos.



O pronome se, em relação ao verbo, desempenha o mesmo papel que se verifica em “se indignar” (L. 7) em
  • A: “trocavam-se” (L. 9-10)
  • B: “inicia-se” (L. 27)0
  • C: “continua-se” (L. 28)
  • D: “com que se escreve” (L. 45-46)
  • E: “se lembre” (L. 70)

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