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Foram encontradas 15 questões.
A questão refere-se ao texto abaixo.

Se, no texto, em lugar de “vosso”, fosse usado o pronome “teu” ou “seu”, a concordância nos quatro primeiros versos estaria correta apenas em:
  • A: “Compadre José, compadre, / que na relva está deitado: converse e não sabe / que teu filho é chegado?”
  • B: “Compadre José, compadre, / que na relva estás deitado: conversa e não sabes / que seu filho é chegado?”
  • C: “Compadre José, compadre, / que na relva estais deitado: converse e não saiba / que seu filho é chegado?”
  • D: “Compadre José, compadre, / que na relva está deitado: conversas e não saibas / que teu filho é chegado?”
  • E: “Compadre José, compadre, / que na relva estás deitado: conversas e não sabes / que teu filho é chegado?”

A questão refere-se ao texto abaixo.

O nascimento do filho do retirante, anunciado nesse trecho de Morte e vida severina , forma contraste com a seguinte marca da obra a que pertence:
  • A: a insignificância dos demais eventos, nela figurados.
  • B: a notória indiferença do homem rústico pelas crianças.
  • C: o machismo manifesto nas cenas antecedentes.
  • D: os recorrentes encontros com a morte, que a pontuam.
  • E: o sentimentalismo que reveste a representação dos demais eventos, nela relatados.

A questão refere-se ao texto abaixo.

Tendo em vista as relações de sentido estabelecidas no texto, as orações “ao retirar-se o patrão para a terra” (L. 4) e “que afrontava resignado as mais duras privações” (L. 9) exprimem, respectivamente, ideia de
  • A: condição e finalidade.
  • B: tempo e consequência.
  • C: causa e finalidade.
  • D: tempo e condição.
  • E: causa e consequência.

A questão refere-se ao texto abaixo.

João Romão e Bertoleza, tais como caracterizados no excerto, distinguem-se de Leonardo pai e de Leonardo filho, de Memórias de um sargento de milícias, principalmente na medida em que essas personagens de O cortiço, diferentemente do que ocorre com os dois Leonardos, apresentam, como traço marcante, o fato de que
  • A: procedem, ambas, do grupo social dos homens livres e pobres, no Brasil escravista.
  • B: sustentam, com trabalho árduo, projetos enérgicos de melhoria de sua condição social.
  • C: estabelecem relações amorosas informais e irregulares, ao arrepio das regulações sociais e religiosas.
  • D: militam ativamente, ambas, pela abolição da escravatura.
  • E: desconsideram critérios étnicos, raciais ou de cor ao efetuarem suas escolhas amorosas.

A questão refere-se ao texto abaixo.

A maneira como é caracterizada, no excerto, a morte do companheiro de Bertoleza – que “caiu morto na rua, ao lado da carroça, estrompado como uma besta” (Linha 20) – inaugurou, no início de O cortiço, um procedimento que será uma constante no desenvolvimento da narrativa, ou seja:
  • A: animalização de personagens humanas.
  • B: apelo à compaixão do leitor.
  • C: recurso a descrições de caráter eufemístico.
  • D: emprego da prosopopeia (personificação), que atribui vida ao inanimado.
  • E: busca do típico e do exótico.

A questão refere-se ao texto abaixo.

Tal como caracterizados no excerto, os arranjos que regem as atividades produtivas, bem como a associação das personagens João Romão e Bertoleza, revelam o grau de imbricação a que chegaram, ao longo do século XIX brasileiro,
  • A: progresso técnico e atraso cultural.
  • B: tenacidade europeia e individualismo africano.
  • C: capitalismo e escravismo.
  • D: ócio e malandragem.
  • E: regime monárquico e liberalismo econômico.

Leia o seguinte comentário para responder ao que se pede:



O livro a que se refere o comentário é
  • A: Memórias de um sargento de milícias.
  • B: Morte e vida severina.
  • C: O cortiço.
  • D: Capitães da Areia.
  • E: Vidas secas.

A questão refere-se ao texto abaixo.

No sentido em que foram empregadas no texto, as palavras “manchete”, “legenda”, “clichê” e “chapa” pertencem a um mesmo jargão, mas apenas sobre as duas últimas pode-se afirmar, corretamente, que
  • A: pertencem à linguagem popular.
  • B: são neologismos criados pelo autor.
  • C: podem ser consideradas regionalismos.
  • D: caíram em desuso.
  • E: constituem linguagem figurada.

A questão refere-se ao texto abaixo.

No texto, observa-se que a descrição e a parcial reprodução de notícia de jornal sobre os Capitães da Areia vêm desacompanhadas de juízos de valor ou de comentários do narrador. Esse procedimento artístico
  • A: comprova a notória isenção do narrador em relação ao teor dos fatos narrados.
  • B: evidencia o estrito respeito do escritor pela livre e legítima manifestação das opiniões.
  • C: confere maior impressão de objetividade ao relato.
  • D: revela o temor que se tinha à imprensa, no Brasil da época.
  • E: Obedece aos ditames estéticos do Regionalismo Nordestino.

A questão refere-se ao texto abaixo.

Embora a geração de escritores à qual pertence Jorge Amado, a mesma que produziu o assim chamado “romance de 1930”, seja geralmente muito crítica em relação às vanguardas modernistas da década de 1920, o texto revela, tendo em vista os procedimentos nele utilizados, que o autor incorporou a seguinte premissa daquelas vanguardas:
  • A: liberdade de pesquisa estética.
  • B: primazia temática da luta de classes.
  • C: ênfase nas particularidades regionais.
  • D: procura do pitoresco e da cor local.
  • E: preferência pela narração em primeira pessoa.

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