Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 10 questões.
Leia o texto de Luiz Eduardo Soares para responder à questão.

A forma verbal no pretérito mais-que-perfeito, que indica uma ação, anterior a outra, ambas ocorridas no passado, está sublinhada em:
  • A:morreria cedo, de modo cruel, em mãos inimigas”.
  • B: “Ele desejava deixar a vida de traficante”.
  • C: “Esse era seu ponto de vista”.
  • D:recebi, por vias transversas, uma mensagem de Luciano, da Rocinha”.
  • E:Tratara com respeito a comunidade”.

Leia o texto de Luiz Eduardo Soares para responder à questão.

A frase “A violência, ele a usara apenas na medida necessária à proteção de seus negócios” expressa uma opinião
  • A: do autor do texto, baseada no relato de Luciano.
  • B: do autor do texto, baseada em relatos da comunidade em que Luciano vivia.
  • C: da comunidade em que Luciano vivia.
  • D: de Luciano, sobre a qual o autor faz ponderações.
  • E: de Luciano, com a qual o autor do texto concorda.

Leia o texto de Luiz Eduardo Soares para responder à questão.

A “diferença importante”, citada no último período do texto, corresponde
  • A: à distância entre as posições sociais do traficante e do Secretário de Segurança.
  • B: à alegação do traficante de que ele não seria um bandido, mas um comerciante.
  • C: ao respeito com que o traficante tratou o Secretário de Segurança.
  • D: à maneira cordial como os traficantes tratam a comunidade onde vivem.
  • E: ao modo seguro como o traficante se dirigia ao Secretário da Segurança.

Quanto à matéria, o romance brasileiro nasceu regionalista e de costumes; ou melhor, pendeu desde cedo para a descrição dos tipos humanos e formas de vida social nas cidades e nos campos. O romance histórico se enquadrou aqui nesta mesma orientação; o romance __________ constituiu desenvolvimento à parte, do ponto de vista da evolução do gênero, e corresponde a certas necessidades, poéticas e históricas, de estabelecer um passado heroico e lendário para a nossa civilização, a que os __________ desejavam, numa utopia retrospectiva, dar tanto quanto possível traços autóctones. A figura dominante do período,__________ , passou por todas essas vertentes e em todas deixou boas obras.
(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 1975. Adaptado.)

As três lacunas do texto são preenchidas por:
  • A: urbano – românticos – Manuel Antônio de Almeida.
  • B: indianista – românticos – José de Alencar.
  • C: urbano – naturalistas – Aluísio Azevedo.
  • D: urbano – românticos – José de Alencar.
  • E: indianista – naturalistas – Aluísio Azevedo.

Leia o início do conto “Luís Soares”, de Machado de Assis, para responder à questão.

No primeiro parágrafo, o trecho “Livre em todas as minhas ações, não quero sujeitar-me à lei absurda que a sociedade me impõe” é parte da fala do personagem Luís Soares. O mesmo trecho, em discurso indireto, seria:
  • A: Luís Soares dizia que, livre em todas as suas ações, não quer sujeitar-se à lei absurda que a sociedade lhe impõe.
  • B: Luís Soares dizia, livre em todas as suas ações, que não quer sujeitar-se à lei absurda que a sociedade o impõe.
  • C: Luís Soares dizia que, livre em todas as suas ações, não queria sujeitar-se à lei absurda que a sociedade o impunha.
  • D: Luís Soares dizia, livre em todas as suas ações, que não quis sujeitar-se à lei absurda que a sociedade o impôs.
  • E: Luís Soares dizia que, livre em todas as suas ações, não queria sujeitar-se à lei absurda que a sociedade lhe impunha.

Leia o início do conto “Luís Soares”, de Machado de Assis, para responder à questão.

Assinale a alternativa que apresenta um trecho do texto e uma figura de linguagem que nele ocorre.
  • A: “O calor do sol está dizendo aos homens que vão descansar e dormir” (1º parágrafo) – personificação.
  • B: “a frescura relativa da noite é a verdadeira estação em que se deve viver” (1º parágrafo) – eufemismo.
  • C: “Trocar o dia pela noite, dizia Luís Soares, é restaurar o império da natureza corrigindo a obra da sociedade” (1º parágrafo) – gradação.
  • D: “Olhava para todas as grandes cousas com a mesma cara com que via uma mulher feia” (3º parágrafo) – pleonasmo.
  • E: “Podia vir a ser um grande perverso; até então era apenas uma grande inutilidade” (3º parágrafo) – paradoxo.

Leia o início do conto “Luís Soares”, de Machado de Assis, para responder à questão.

No contexto em que está inserida, a expressão “ateu em religião, política e poesia” (3º parágrafo) poderia ser atribuída a alguém que
  • A: adotasse comportamentos beligerantes, envoltos em fanatismo.
  • B: tivesse uma posição indefinida em relação a tais assuntos.
  • C: tivesse conhecimentos muito precários em tais assuntos.
  • D: manifestasse suas preferências, em tais assuntos, de maneira moderada.
  • E: fosse contrário aos princípios da política e da poesia, tanto quanto aos da religião.

Leia o início do conto “Luís Soares”, de Machado de Assis, para responder à questão.

Com a referência a “jornais”, “Câmara dos Deputados”, “obras dos poetas” e “missas” (3º parágrafo), o narrador
  • A: relativiza o retrato do personagem como um alienado, na medida em que enumera elementos da sociedade com os quais ele se identifica.
  • B: critica a homogeneidade da população, defendendo uma sociedade plural, em que cada pessoa escolha com liberdade a maneira como vive.
  • C: informa que o personagem recusava-se a se envolver com certos elementos da vida em sociedade, tanto quanto se recusava a seguir os ciclos convencionais de sono e de vigília.
  • D: reconhece como os hábitos da sociedade em questão são fúteis, ressaltando os benefícios para a sociedade das escolhas extravagantes de Luís Soares.
  • E: revela sua parcialidade, concordando com a maneira como o personagem se comporta em relação a seus horários e às atividades sociais usuais da sociedade da época.

Leia os versos de Manoel de Barros.

Tanto na forma quanto no conteúdo, o poema
  • A: descreve uma maneira de fazer poesia que consiste em criar um enigma, a ser resolvido pelo leitor, que revelará o significado do poema.
  • B: prescreve uma escrita que consiste em subtrair das palavras seu sentido rígido usual, fazendo aparecer nelas significados inusitados.
  • C: defende que a poesia deve ser construída com elementos bem encadeados da realidade, de modo a formular uma crítica social fundamentada.
  • D: critica a poesia espontânea e ingênua que não se preocupa em utilizar corretamente os elementos da linguagem prescritos pela gramática.
  • E: argumenta em favor de uma poesia libertária, que expresse os estados de espírito mais extremos do ser humano.

Considere a tirinha Garfield, de Jim Davis.

O pronome “este”, no terceiro quadrinho,
  • A: refere-se ao presente do personagem, em que não há diversão.
  • B: retoma o sentido das palavras “o mundo”.
  • C: refere-se ao período em que o mundo diverte o personagem.
  • D: aponta para um momento em que o desejo do personagem se realizaria.
  • E: retoma o sentido da frase “o mundo existe para me divertir”.

Exibindo de 1 até 10 de 10 questões.