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Uma das tarefas mais complicadas na escritura é a seleção adequada de palavras utilizadas nos textos.

A opção abaixo em que a crítica indicada sobre o uso de palavras no texto dado NÃO é pertinente, é:
  • A: “Um tema pelo qual estou interessado é o relacionado com os efeitos que provoca a droga a nível desportivo.” / utilização de termos desnecessários;
  • B: “Em muitas partes do corpo como são as mãos, as orelhas e os pés, estão representados todos os órgãos e partes do corpo, como mostra a reflexologia.” / repetição de palavras idênticas;
  • C: “O projeto governamental não foi aprovado no Senado, a despeito dos esforços dos partidos governistas, em função da grande pressão popular.” / utilização de conectores inadequados;
  • D: “As coisas apresentadas na exposição tinham aspecto interessante, mas a ausência de público prejudicou o bom evento.” / emprego de palavras demasiadamente gerais ou de significado impreciso;
  • E: “O aprofundamento dos debates paralelamente às novas contribuições trazidas pelos parlamentares pode dar solução ao problema das moradias.” / utilização de palavras abstratas em lugar das concretas e de vocábulos mais longos em lugar dos mais curtos.

Texto 3


“De origem ainda incerta, o pão, base da alimentação da quase totalidade dos seres humanos, é conhecido desde o período Neolítico. Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras, amassado com água e colocado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas para assar, o que resultava em um pão achatado, duro e seco”.
“Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras, amassado com água e colocado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas para assar, o que resultava em um pão achatado, duro e seco.”

O problema de escritura que ocorre nesse segmento do texto 3, é:
  • A: uma possível ambiguidade;
  • B: a ocorrência de um erro de ortografia;
  • C: a presença de oralidade na língua escrita;
  • D: o excesso de adjetivos, alguns dispensáveis;
  • E: a existência de redundâncias desnecessárias.










Depreende-se do texto CB1A1-II que os jardins suspensos construídos no império do rei Nabucodonosor representavam
  • A: as sete maravilhas do mundo antigo.
  • B: a riqueza do império babilônico.
  • C: a degeneração de caráter de Nabucodonosor.
  • D: a fertilidade do bioma local.
  • E: a paisagem da pátria da rainha Meda.










No texto CB1A1-II, predomina a tipologia
  • A: injuntiva.
  • B: narrativa.
  • C: descritiva.
  • D: expositiva.
  • E: argumentativa.










No texto CB1A1-II, a palavra “labor” (l.7) é sinônimo de
  • A: trabalho.
  • B: favor.
  • C: luta
  • D: atenção.
  • E: sofrimento.










O texto CB1A1-II afirma que
  • A: a integridade e a sensatez são características encontradas nos atos dos gestores públicos.
  • B: a razoabilidade administrativa exige dos gestores públicos equilíbrio entre o gasto de dinheiro público e os benefícios desse gasto para a população.
  • C: o desvio de dinheiro público por gestores públicos geralmente se deve a questões pessoais ou familiares.
  • D: a degeneração de caráter atinge alguns gestores públicos antes mesmo de sua posse, ou quando da sua inserção em um ambiente corrupto.
  • E: o mau trabalho dos gestores públicos tem gerado, além de desperdício de dinheiro público, sobrecarga tributária e poucas perspectivas de vantagem para o povo.








No texto CB1A1-I, o sujeito da oração “Era custoso” (l.5) é
  • A: o segmento “acreditar que morasse alguém naquele cemitério de gigantes” (l. 5 e 6).
  • B: o trecho “alguém naquele cemitério de gigantes” (l.6).
  • C: o termo “custoso” (l.5).
  • D: classificado como indeterminado.
  • E: oculto e se refere ao período “Nem o ar tinha esperança de ser vento” (l. 4 e 5).

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