Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 7 questões.
O termo em destaque na frase – É por isso que nem lhe chego perto… – forma uma expressão indicativa de
  • A: causa.
  • B: modo.
  • C: estado.
  • D: oposição.
  • E: finalidade.

Assinale a alternativa em que a frase escrita a partir do texto está correta quanto à regência verbal e nominal, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
  • A: Após terminar o trabalho, fechava a máquina com a qual trabalhava e me dedicava a outras atividades que sentia prazer de realizar.
  • B: Após terminar o trabalho, fechava a máquina pela qual trabalhava e me dedicava a outras atividades que sentia prazer realizar.
  • C: Após terminar o trabalho, fechava a máquina da qual trabalhava e me dedicava em outras atividades que sentia prazer sobre realizar.
  • D: Após terminar o trabalho, fechava a máquina pela qual trabalhava e me dedicava por outras atividades que sentia prazer realizar.
  • E: Após terminar o trabalho, fechava a máquina a qual trabalhava e me dedicava de outras atividades que sentia prazer de realizar.

Assinale a alternativa correta quanto à regência, de acordo com a norma-padrão.
  • A: Joel foi até na janela e constatou de que tudo estava inundado por ali.
  • B: Joel vigiava sempre, e seus pensamentos aludiam nos esplêndidos aventureiros.
  • C: A alimentação de Joel compunha-se em peixes exóticos, que lhe satisfaziam.
  • D: Certa vez, houve uma tempestade à qual durou sete horas, mas sem triunfar em Joel.
  • E: Não se assistiu a nenhum ataque dos monstros, mas Joel estava certo da sua existência.



Uso de eletrônicos em excesso atrasa
 desenvolvimento infantil, diz Unicamp
      Um estudo da Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas (SP), concluiu que as crianças que usam aparelhos eletrônicos sem controle e não brincam, ou brincam pouco, no “mundo real”, podem ter atraso no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com meninos e meninas de 8 a 12 anos de idade, que ficam de quatro a seis horas diante das telas de computadores, tablets, celulares e videogames.
      Para a pedagoga Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel, as crianças que se enquadram nesse perfil acabam não brincando e nem tendo uma rotina, o que afeta o ritmo de construção do desenvolvimento cognitivo.
      Ao todo, 21 meninos e meninas de uma escola particular na região de Campinas passaram por testes para avaliar as capacidades que eles precisam ter para, inclusive, aprender bem o conteúdo ensinado na escola. Para a surpresa da pesquisadora, de todas as crianças, apenas uma mostrou possuir as habilidades esperadas para essa faixa.
      O uso de eletrônicos em si não é exatamente o problema, segundo a pesquisa, mas sim a falta de brincadeiras no “mundo real”.
      “O mais importante é eles brincarem. É preciso oferecer a essas crianças atividades que estimulem a criatividade”.
      Segundo a pesquisa, quando a criança brinca, faz uso de operações que garantem noção operatória de espaço, tempo e causalidade.
(Disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/clipping/2016/10/19/ uso-de-eletronicos-em-excesso-atrasa-desenvolvimento-infantil-diz-unicamp. Acesso em 29.09.2016. Adaptado)



Segundo a pesquisa, o baixo desempenho das crianças quanto às habilidades necessárias, inclusive para o desempenho de atividades escolares, está relacionado, principalmente,
  • A: ao tempo que elas gastam brincando, em detrimento das atividades de aprendizagem.
  • B: ao uso de tecnologias como tablets e celulares em horários que deveriam ser dedicados ao estudo.
  • C: à falta de atividades que promovam a criatividade, em virtude do tempo gasto com o uso de eletrônicos.
  • D: à dificuldade delas para assimilar conteúdos que lhes são apresentados por meio das novas tecnologias.
  • E: à dificuldade delas em distinguir a diferença entre as brincadeiras com eletrônicos e as do mundo real.



Uso de eletrônicos em excesso atrasa
desenvolvimento infantil, diz Unicamp
      Um estudo da Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas (SP), concluiu que as crianças que usam aparelhos eletrônicos sem controle e não brincam, ou brincam pouco, no “mundo real”, podem ter atraso no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com meninos e meninas de 8 a 12 anos de idade, que ficam de quatro a seis horas diante das telas de computadores, tablets, celulares e videogames.
      Para a pedagoga Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel, as crianças que se enquadram nesse perfil acabam não brincando e nem tendo uma rotina, o que afeta o ritmo de construção do desenvolvimento cognitivo.
      Ao todo, 21 meninos e meninas de uma escola particular na região de Campinas passaram por testes para avaliar as capacidades que eles precisam ter para, inclusive, aprender bem o conteúdo ensinado na escola. Para a surpresa da pesquisadora, de todas as crianças, apenas uma mostrou possuir as habilidades esperadas para essa faixa.
      O uso de eletrônicos em si não é exatamente o problema, segundo a pesquisa, mas sim a falta de brincadeiras no “mundo real”.
      “O mais importante é eles brincarem. É preciso oferecer a essas crianças atividades que estimulem a criatividade”.
      Segundo a pesquisa, quando a criança brinca, faz uso de operações que garantem noção operatória de espaço, tempo e causalidade.
(Disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/clipping/2016/10/19/ uso-de-eletronicos-em-excesso-atrasa-desenvolvimento-infantil-diz-unicamp. Acesso em 29.09.2016. Adaptado)



Conforme o texto, a pesquisadora responsável pelo estudo estabelece uma oposição entre as seguintes situações, quanto ao impacto delas para a aprendizagem das crianças:
  • A: uso de aparelhos eletrônicos; atraso no desenvolvimento.
  • B: uso de aparelhos eletrônicos; brincadeiras no mundo real.
  • C: brincadeiras no mundo real; atividades que estimulem a criatividade.
  • D: horas diante das telas de computadores; habilidades esperadas.
  • E: escola particular; atraso no desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego da pontuação, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
  • A: Na atualidade as crianças, costumam abusar do uso de aparelhos eletrônicos.
  • B: A falta de uma rotina de brincadeiras, compromete o desenvolvimento infantil.
  • C: Enquanto brincam as crianças, desenvolvem noções de tempo e de espaço.
  • D: Atividades que promovam a criatividade, devem fazer parte da rotina das crianças.
  • E: Segundo a pesquisadora, brincar é uma atividade indispensável para crianças. Parabéns! Você acertou!

Assinale a alternativa em que a forma verbal em destaque expressa a probabilidade de um fato ou um evento ocorrer.
  • A: Quando meu instrumento de trabalho ERA a máquina de escrever…
  • B: … fechava a máquina, ENTREGAVA a matéria e ia à vida.
  • C: Hoje, diante do computador, TERMINO de produzir um texto…
  • D: … vou à lista de mensagens para SABER quem me escreveu…
  • E: Com o smartphone SERIA pior ainda.

Exibindo de 1 até 7 de 7 questões.