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Uso de eletrônicos em excesso atrasa
 desenvolvimento infantil, diz Unicamp
      Um estudo da Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas (SP), concluiu que as crianças que usam aparelhos eletrônicos sem controle e não brincam, ou brincam pouco, no “mundo real”, podem ter atraso no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com meninos e meninas de 8 a 12 anos de idade, que ficam de quatro a seis horas diante das telas de computadores, tablets, celulares e videogames.
      Para a pedagoga Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel, as crianças que se enquadram nesse perfil acabam não brincando e nem tendo uma rotina, o que afeta o ritmo de construção do desenvolvimento cognitivo.
      Ao todo, 21 meninos e meninas de uma escola particular na região de Campinas passaram por testes para avaliar as capacidades que eles precisam ter para, inclusive, aprender bem o conteúdo ensinado na escola. Para a surpresa da pesquisadora, de todas as crianças, apenas uma mostrou possuir as habilidades esperadas para essa faixa.
      O uso de eletrônicos em si não é exatamente o problema, segundo a pesquisa, mas sim a falta de brincadeiras no “mundo real”.
      “O mais importante é eles brincarem. É preciso oferecer a essas crianças atividades que estimulem a criatividade”.
      Segundo a pesquisa, quando a criança brinca, faz uso de operações que garantem noção operatória de espaço, tempo e causalidade.
(Disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/clipping/2016/10/19/ uso-de-eletronicos-em-excesso-atrasa-desenvolvimento-infantil-diz-unicamp. Acesso em 29.09.2016. Adaptado)



Segundo a pesquisa, o baixo desempenho das crianças quanto às habilidades necessárias, inclusive para o desempenho de atividades escolares, está relacionado, principalmente,
  • A: ao tempo que elas gastam brincando, em detrimento das atividades de aprendizagem.
  • B: ao uso de tecnologias como tablets e celulares em horários que deveriam ser dedicados ao estudo.
  • C: à falta de atividades que promovam a criatividade, em virtude do tempo gasto com o uso de eletrônicos.
  • D: à dificuldade delas para assimilar conteúdos que lhes são apresentados por meio das novas tecnologias.
  • E: à dificuldade delas em distinguir a diferença entre as brincadeiras com eletrônicos e as do mundo real.

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