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Foram encontradas 10 questões.
Ao final do terceiro parágrafo do texto 1A1-I, o vocábulo “atestam” está empregado com o mesmo sentido de
  • A: testemunham.
  • B: testam.
  • C: contestam.
  • D: reivindicam

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 1A1-I, julgue os itens a seguir.

I - É correto concluir que dona Ana, principal informante da autora do texto, tem descendência Cuchi.
II - O texto emprega dois registros linguísticos diferentes.
III - O conhecimento da autora do texto a respeito das cuias provém de saberes tradicionais locais.

Assinale a opção correta.
  • A: Nenhum item está certo.
  • B: Apenas os itens I e II estão certos.
  • C: Apenas os itens I e III estão certos.
  • D: Apenas os itens II e III estão certos.

No trecho “Já a cuia redonda, diz-se que veio de Santarém ou de Manaus, com o povo Baré nas migrações forçadas que marcaram a colonização do Rio Negro” (terceiro parágrafo do texto 1A1-I), o termo “Já” está empregado com o mesmo sentido de
  • A: Ora.
  • B: Logo.
  • C: Mas.
  • D: Até.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 1A1-I, julgue os itens a seguir.

I - No trecho “as árvores de cuiupis e as de cuias, que recebem nomes diferentes pelos falantes da língua tukano” (segundo parágrafo), o termo “que” retoma “cuias”.
II - No trecho “Já a cuia redonda, diz-se que veio de Santarém ou de Manaus” (terceiro parágrafo), o termo “que” retoma “cuia redonda”.
III - No trecho “nas migrações forçadas que marcaram a colonização do Rio Negro” (terceiro parágrafo), o termo “que” retoma “migrações forçadas”.

Assinale a opção correta.
  • A: Apenas o item I está certo.
  • B: Apenas o item II está certo.
  • C: Apenas o item III está certo.
  • D: Todos os itens estão certos.

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do segundo parágrafo do texto 1A1-I: “Embora possam ser classificadas como pertencentes à mesma espécie botânica (Crescentia cujete), a primeira era ligada ao uso diário, ao passo que a outra era usada como veículo de acesso ao mundo espiritual em decorrência do consumo de ipadu e gaapi (cipó Banisteriopsis caapi).”. Assinale a opção cuja proposta mantém os sentidos originais e a correção gramatical desse trecho.
  • A: A primeira era ligada ao uso diário, enquanto a outra era usada como veículo de acesso ao mundo espiritual em decorrência do consumo de ipadu e gaapi (cipó Banisteriopsis caapi), mas ambas podem ser classificadas como pertencentes à mesma espécie botânica (Crescentia cujete).
  • B: A primeira era ligada ao uso diário, na medida em que a outra valia como meio de acesso ao mundo espiritual em decorrência do consumo de ipadu e gaapi (cipó Banisteriopsis caapi), conquanto ambas podem ser classificadas como pertencentes à mesma espécie botânica (Crescentia cujete).
  • C: A primeira destinava-se ao uso diário, e a outra era usada como veículo de acesso ao mundo espiritual em decorrência do consumo de ipadu e gaapi (cipó Banisteriopsis caapi), de modo que ambas podem ser classificadas como pertencentes à mesma espécie botânica (Crescentia cujete).
  • D: A primeira vinculava-se ao uso diário, enquanto a outra era usada como veículo de acesso ao mundo espiritual em decorrência do consumo de ipadu e gaapi (cipó Banisteriopsis caapi), porque ambas podem ser classificadas como pertencentes à mesma espécie botânica (Crescentia cujete).

No segundo parágrafo do texto 1A1-I, a expressão “em decorrência do” está empregada com o mesmo sentido de
  • A: no momento do.
  • B: apesar do.
  • C: como consequência do.
  • D: para o.

No último período do segundo parágrafo do texto 1A1-I, o vocábulo “se”, em “distinguem-se”, remete a
  • A: “pesquisadores indígenas”.
  • B: “especificidade funcional”.
  • C: “tipos”.
  • D: “árvores”

Infere-se do texto 1A1-I que
  • A: muitas línguas são faladas no Alto Rio Negro.
  • B: o conhecimento local sobre cuias e cuiupis serviu de base para a classificação botânica.
  • C: a autora escreve a partir de um lugar distante do Alto Rio Negro.
  • D: a beira do rio Cassiquiari é farta em árvores de cuia redonda.

Quanto à tipologia textual, o texto 1A1-I é predominantemente
  • A: narrativo.
  • B: argumentativo.
  • C: prescritivo.
  • D: expositivo.

De acordo com o texto 1A1-I, no Alto Rio Negro, cuiupis e cuias se distinguem

I - pela classificação botânica.
II - pela serventia.
III - pela procedência.
IV - pelo padrão de frutificação.

Estão certos apenas os itens
  • A: I e III.
  • B: II e IV.
  • C: I, II e III.
  • D: II, III e IV.

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