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Assinale a alternativa em que o uso do acento indicativo da crase está em conformidade com a norma-padrão.
  • A: Antes de começar à trabalhar, analise quais ferramentas e recursos estão disponíveis.
  • B: Dê atenção à alimentação adequada e não pule o horário previsto para o almoço.
  • C: Faça um passo à passo e liste tudo o que precisa fazer durante o dia de trabalho.
  • D: Se tiver sede, recorra à uma garrafa de água deixada ao lado do computador.
  • E: Estude algumas formas de trabalhar em casa e encontre a que mais agrade à você.

As informações do texto permitem concluir que
  • A: cuidados com a saúde e alimentação passam a ser secundários com o home office.
  • B: os cuidados pessoais e uma rotina com horários devem ser abolidos com o home office.
  • C: tarefas devem ser realizadas sem rigorosidade de horários de trabalho em home office.
  • D: notificações do celular são desejáveis para aumentar a produtividade em home office.
  • E: eventuais consultas às redes sociais podem atrapalhar o trabalho em home office.

Dada a finalidade do texto, é correto afirmar que nele predomina o emprego de verbos no
  • A: pretérito perfeito, já que expõe ações rotineiras da vida do trabalhador.
  • B: pretérito perfeito, já que mostra uma série de procedimentos realizados.
  • C: imperativo, já que traz uma série de recomendações às pessoas.
  • D: imperativo, já que enaltece a nova rotina e desqualifica a anterior.
  • E: presente, já que traz novas regras de trabalho a serem cumpridas.

(Bob Thaves, “Frank & Ernest”. Em: https://cultura.estadao.com.br/quadrinhos, 01.04.2020. Adaptado)

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
  • A: mais ouvir … à
  • B: ouvir … que
  • C: mais ouvir … que
  • D: ouvir … do que
  • E: ouvir … a

Com base na leitura da tirinha, assinale a alternativa correta.
  • A: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma gerúndio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, intransitivo) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.
  • B: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma gerúndio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, transitivo indireto) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.
  • C: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma gerúndio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, transitivo direto) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.
  • D: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma do particípio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, transitivo direto) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.
  • E: Na tirinha, o humor é motivado pela polissemia da forma particípio “tomando” que provoca o humor. O verbo “tomar” (no contexto, intransitivo) recebe complementos com sentidos distintos, a partir da interpretação divergente feita por pai e filho.

Assinale a alternativa que classifica corretamente as seguintes palavras retiradas do texto: “merece, meritocracia, simpática e com”, quanto ao acento tônico.
  • A: Paroxítona, paroxítona, proparoxítona e oxítona.
  • B: Paroxítona, oxítona, proparoxítona e monossílabo átono.
  • C: Oxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílabo átono.
  • D: Paroxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílabo átono.
  • E: Paroxítona, oxítona, proparoxítona e oxítona.

Considere o trecho da tirinha: “Minha noção de meritocracia é bem rígida”. Qual das seguintes alternativas poderia substituí-lo sem prejuízos de sentido?
  • A: Tenho uma percepção estrita de meritocracia.
  • B: Tenho uma definição atenuante de meritocracia.
  • C: Tenho uma concepção altruísta de meritocracia.
  • D: Tenho um ponto de vista aquém da meritocracia.
  • E: Tenho um pensamento efêmero acerca da meritocracia.

Com base na leitura da tirinha, assinale a alternativa correta.
  • A: Ao usar a palavra “meritocracia”, a personagem destaca que apenas alguns mereceriam a sua simpatia. Ademais, para qualificar a sua “meritocracia”, ela utiliza o advérbio de afirmação “bem” e o adjetivo “rígida”.
  • B: Ao usar a palavra “meritocracia”, a personagem destaca que apenas alguns mereceriam a sua simpatia. Ademais, para qualificar a sua “meritocracia”, ela utiliza os adjetivos “bem” e “rígida”.
  • C: Ao usar a palavra “meritocracia”, a personagem destaca que apenas alguns mereceriam a sua simpatia. Ademais, para qualificar a sua “meritocracia”, ela utiliza os advérbios “bem” e “rígida”.
  • D: Nos dois primeiros quadrinhos, o uso dos advérbios “só, não e ninguém” auxilia na especificação do modo como a personagem define a sua simpatia e como as outras personagens enxergam essa simpatia.
  • E: os dois primeiros quadrinhos, o uso dos advérbios “só e não” e do pronome “ninguém” auxilia na especificação do modo como a personagem define a sua simpatia e como as outras personagens enxergam essa simpatia.

Observa-se que a palavra “vêm”, identificada no trecho “Depois vêm Inglaterra, Espanha, França e Alemanha”, permanece acentuada, considerando a Reforma Ortográfica de 2009. A partir desse contexto, assinale a alternativa que também apresenta palavras nas quais a presença ou ausência do acento está correta.
  • A: Pêlos, epopeia e tramoia.
  • B: Pára, feiura e deem.
  • C: Leem, fiéis e geléia.
  • D: Anzóis, joias e argui.
  • E: Pólos, ideia e creem.

Assinale a alternativa que apresenta o uso correto da vírgula, considerando trechos adaptados do texto.
  • A: O relatório, para chegar ao resultado, fez uma análise da frequência das palavras-chave contidas nas pesquisas.
  • B: Produzido pelo Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação, o relatório, mapeou os principais temas de estudo no Brasil.
  • C: Enquanto, “entrelaçamento quântico” e “ondas gravitacionais”, são campos da física teórica as palavras “ovelha” e “gado” estão relacionadas à agricultura
  • D: Com 16.672 artigos publicados entre 2015 e 2020, educação, lidera o pódio.
  • E: Os artigos científicos presentes no Web of Science, serviram como base para a pesquisa realizada.

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