10/05/2024 14:23 - DECIO TERROR FILHO
Comentário: A alternativa (A) está correta, pois “todas” concorda com “ideias”. Entende-se que todas as minhas ideias de ouro perderam todas a cor e o metal. Sintaticamente, a fim de ressaltar a totalidade e pela distância entre “todas” e o núcleo do sujeito “ideias”, esse pronome indefinido ocupa a função de predicativo do sujeito dentro de um predicado verbo-nominal.
Assim, “As minhas ideias de ouro” é o sujeito, “perderam” é verbo transitivo direto, “todas” é o predicativo do sujeito dentro do predicado verbo-nominal e “a cor e o metal” é o objeto direto composto. Confirme:
As minhas ideias de ouro perderam todas a cor e o metal...
A alternativa (B) está correta, pois o adjunto adverbial “em todos os instantes” é constituído do núcleo “instantes” e dos adjuntos adnominais “todos” e “os”, os quais concordam com esse núcleo.
A alternativa (C) é a errada, pois o aposto explicativo “uma graça todo sua” é constituído do núcleo “graça” e dos adjuntos adnominais “uma”, “todo” e “sua”, os quais devem flexionar-se conforme o núcleo: uma graça toda sua.
A alternativa (D) está correta, pois o termo “toda aquela união” é constituído do núcleo “união” e dos adjuntos adnominais “toda” e “aquela”, os quais concordam com o núcleo.
A alternativa (E) está correta, pois o termo “a todo-poderosa Escritura” é constituído do núcleo “Escritura” e dos adjuntos adnominais “a” e “todo-poderosa”, os quais concordam com o núcleo. É natural no adjetivo composto o primeiro termo não se flexionar, como ocorre com “todo-poderosa”.
Gabarito: C