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No cartum de Duke, a tradição a que se faz referência é
  • A: praticada corretamente pelo primeiro personagem.
  • B: transformada em condição social pelo segundo personagem.
  • C: reivindicada dogmaticamente pelo primeiro personagem.
  • D: confirmada como um paradoxo pelo segundo personagem.


O argumento de que “Expressões como tocano e consegui atentam contra a norma-padrão da língua
portuguesa – ensinada na escola para preservar um código comum a todos os falantes do idioma” permite ao autor, na sequência, afirmar que
  • A: o apagamento de letras nas palavras de uma língua caracteriza erro.
  • B: o uso errado das categorias gramaticais de uma língua retrata os usos orais do português.
  • C: a escola é a única instituição responsável pelo uso tradicional das regras de uma língua
  • D: a ciência linguística observa os usos equivocados de uma língua com benevolência.



No trecho “Já os mineiros (até os doutores!)”, o advérbio “até” expressa
  • A: o término de uma distância.
  • B: um limite posterior de tempo.
  • C: uma situação de inclusão.
  • D: aquilo que atinge o seu maior número.



O esquema retórico do texto, indica que
  • A: a introdução do tema foi feita de modo a simular uma situação interativa com o leitor, evocando situações comunicativas supostamente compartilhadas.
  • B: a oposição entre os estudos de linguística e de biologia tem o objetivo de retirar cientificidade da tese de que toda língua é um organismo vivo.
  • C: a citação do linguista uspiano funciona, em termos argumentativos, como contraponto à tese defendida pelo texto
  • D: a adoção do título “Língua solta” produz uma expectativa equivocada no leitor, pois a imagem produzida é incompatível com “organismo vivo”.


Um mesmo código linguístico admite diferentes usos – formal/informal, culto/coloquial, padrão/variante, figurado/não-figurado etc. Extraídos do texto “Língua solta”, são exemplos de uso metafórico, uso variante e uso
culto do português, respectivamente:
  • A: engolindo, país, sistema.
  • B: absurda, durmi, linguista.
  • C: unfolding, também, tradução.
  • D: recife, tocano, errático.


A moral da história, explicitada ao final do texto, atribui ao adjetivo “bruto” que acompanha a palavra “lobo” o sentido de algo ou alguém que
  • A: permaneceu ao longo da vida sem transformações; acha-se intocado, inalterado.
  • B: possui grande dimensão ou intensidade; grande, vasto; forte; desmedido.
  • C: incapaz de refinamento; incivil, rude; inculto, pouco instruído, incapaz de reflexão.
  • D: é violento, desumano, desprovido de moderação, selvagem, colérico, irascível.


Considerando que a situação participa da construção do sentido de um texto, no enunciado “tinham herdado dos pais, donos de uma churrascaria, um talento deste tamanho” o uso do pronome demonstrativo deste indica
  • A: a equiparação dos talentos dos filhos ao talento dos pais.
  • B: a avaliação pessoal do narrador sobre o talento herdado.
  • C: a importância da churrascaria na herança dos três porquinhos
  • D: a existência de uma herança que exigia talento para sua administração



No período “Mas o negócio é que – não é assim mesmo, sempre?” O pronome relativo que tem a função referencial de
  • A: retomar o substantivo “negócio.”
  • B: elidir a oração “Ananás era um mágico admirável”
  • C: enfatizar o comentário do narrador sobre as repetições da vida".
  • D: antecipar o que Pedro, Joaquim e Ananás realmente gostariam de fazer.



Qual das alternativas abaixo apresenta uma construção semântica imprevisível?
  • A: “Os Três porquinhos eram pessoas de muito boa família”.
  • B: “pintava que era uma maravilha – um verdadeiro Beethoven”
  • C: “queria era descobrir a epistemologia da realidade cotidiana”.
  • D: “nem percebeu o talento que degustava, nem as incoerências que transitam pela alma cultivada.”



Ao anunciar Os Três Porquinhos e o Lobo como “Velhos Conhecidos”, a fábula produz ironia porque
  • A: a história narrada sofre alterações, mas a moral da história explicitada ao final do texto mantém-se a mesma da forma original.
  • B: as descrições das personagens trazem características que subvertem a moral da história transmitida pela forma original.
  • C: a atualização das características das personagens resulta em uma idealização compatível com os valores da vida contemporânea.
  • D: o desfecho da narrativa ocorre de maneira abrupta, explicitando a possibilidade de um final feliz no mundo atual.

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