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Foram encontradas 35 questões.
Leia o Texto 3 para responder às questões 19 e 20.



Considerando-se a pergunta da personagem, as informações não verbais produzidas no penúltimo quadrinho sugerem
  • A: reflexão.
  • B: espanto.
  • C: certeza.
  • D: admiração.

Leia o Texto 3 para responder às questões 19 e 20.



O texto inova ao abordar a questão da exploração espacial pelo viés
  • A: da conquista científica.
  • B: da urbanização lunar.
  • C: do comércio turístico.
  • D: do desenvolvimento tecnológico.

Qual estratégia é decisiva para levar a China ao topo do ranking da corrida espacial internacional?
  • A: O projeto de construção de sua própria estação espacial tripulada
  • B: O emprego de automóveis em uma expedição espacial.
  • C: A comercialização de viagens espaciais por empresas privadas
  • D: A análise detalhada do solo da superfície lunar.

Na composição argumentativa do texto, a oração “Embora a China tenha insistido que suas ambições são totalmente pacíficas” instaura uma sequência discursiva que
  • A: envolve quebra de expectativa em relação às tradicionais consequências da corrida espacial.
  • B: acrescenta informações comprovadoras de que o feito chinês coopera para o crescimento econômico mundial.
  • C: enumera novos investimentos americanos decorrentes das últimas conquistas da corrida espacial internacional
  • D: demonstra as estratégias chinesas para se firmar como um dos líderes da exploração espacial.

Quanto ao seu papel para a progressão textual, o trecho “A Lua está ligada à Terra pelas marés, girando na mesma velocidade enquanto orbita nosso planeta”
  • A: reforça a importância do pouso feito pela sonda espacial.
  • B: justifica a existência do lado oculto da lua a partir da ótica terrestre.
  • C: exemplifica um dos mistérios lunares jamais revelados.
  • D: apresenta informações de conhecimento restrito ao governo chinês.

Na organização semântica do texto, em qual uso das aspas há uma estratégia metafórica para valorizar o feito chinês?
  • A: "lado negro"
  • B: "força Espacial"
  • C: "close"
  • D: "ergue o véu de mistério"

O significado e a classe da palavra “orbita” são contextualmente distintos com base
  • A: na posição do acento tônico.
  • B: na concordância com “marés”.
  • C: no número de sílabas.
  • D: no tipo de derivação prefixal.

Releia o Texto 1 e leia o Texto 2 para responder às questões 12 e 13.

Texto 2



Considerando-se as informações do Texto 1, o feito chinês apresentado no Texto 2 é histórico porque
  • A: reedita estratégias de exploração da cratera lunar usadas anteriormente pelos russos.
  • B: decorre de um acordo de cooperação entre potenciais inimigos internacionais.
  • C: registra pela primeira vez imagens do lado negro, oculto e desconhecido da lua.
  • D: decorre da exploração inédita da forma, estrutura e composição do espaço oculto do ambiente lunar

Releia o Texto 1 e leia o Texto 2 para responder às questões 12 e 13.

Texto 2



Os Textos 1 e 2 se aproximam quanto à temática, mas se distinguem quanto à função social e discursiva porque o Texto 2
  • A: noticia um importante feito de cientistas espaciais contemporâneos.
  • B: faz uma promoção oficial dos feitos do governo da China
  • C: tenta convencer o leitor de que a China alcançou o topo da corrida espacial.
  • D: oferece informações técnicas para um leitor especializado.



O “efeito Sputinik” constitui

 
  • A: a possibilidade de serem registradas e catalogadas imagens do espaço sideral.
  • B: a busca por parcerias estratégicas produtivas na corrida espacial.
  • C: a reação americana ao ineditismo russo ao lançar no espaço o primeiro satélite artificial.
  • D: a constatação de que espaço é infinitamente misterioso e fascinante.

Exibindo de 1 até 10 de 35 questões.