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Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas segundo a norma-padrão de regência.

Algumas pragas que acometem ______plantações podem ser combatidas _______ fungos sem afetar diretamente _________ frutos e sem comprometer os testes de qualidade __________que estão sujeitos os produtores.
  • A: nas … contra … nos … de
  • B: das … nos … dos … por
  • C: as … contra … nos … com
  • D: nas … por … os … de
  • E: as … com … os … a

O trecho – Apesar da importância desses organismos, pouco se sabe sobre eles… (4o parágrafo) – pode ser assim reescrito, observando a norma-padrão e o sentido original:
  • A: Não obstante a relevância das micorrizas, pouco se sabe sobre elas.
  • B: Pouco se sabe sobre as micorrizas, mas elas são de pouco interesse.
  • C: Pouco se sabe sobre as micorrizas, dada a pouca influência delas.
  • D: Embora pouco se saiba sobre as micorrizas, elas são de pouca deferência.
  • E: Conquanto as micorrizas sejam pouco interessantes, não se sabe muito sobre elas.

De acordo com o texto, é correto afirmar que
  • A: as associações de fungos e raízes participam ativamente de processos biológicos que reduzem a emissão de gases poluentes.
  • B: fatores como o uso de agrotóxicos e o crescimento das cidades são potencialmente prejudicais à absorção de gases feita pelos fungos.
  • C: as micorrizas funcionam como a internet, em que as associações de fungos e raízes trocam importantes dados entre si.
  • D: os fungos que constituem as micorrizas são encontrados em uma profundidade de solo de até 10 centímetros e se estendem por quatrilhões de quilômetros.
  • E: pesquisadores querem investigar a importância das micorrizas de modo a propor novas aplicações para essas associações no ambiente agrícola.

De acordo com a norma-padrão de concordância, está corretamente redigida a seguinte frase:
  • A: Um livro de regras de pontuação são úteis para aprender a pontuar corretamente.
  • B: Elogios da professora preferida recebido pela aluna a deixaram em estado de graça.
  • C: O uso que escolhemos fazer da linguagem determina como queremos que nos vejam.
  • D: A intenção abusiva e desrespeitosa que certos trejeitos escondem os tornam perigosos.
  • E: Cada um de nós temos nosso jeito de nos expressar e argumentar, o que revelam nossa individualidade.

Um vocábulo empregado em sentido figurado está destacado em:
  • A:provoquei até emoção na professora. (1o parágrafo)
  • B: Ganhei elogios. (1o parágrafo)
  • C: Primeiro: usar aspas é uma escolha consciente. (3o parágrafo)
  • D: Segundo, ao usar aspas, a pessoa faz uma denúncia de si mesma. (4o parágrafo)
  • E: … amenizam o próprio conteúdo ou o impacto dessas expressões. (2o parágrafo)

O trecho reescrito encontra-se em conformidade com o sentido original e com a norma-padrão da língua portuguesa em:
  • A: “Na escola, ao usá-las pela primeira vez numa redação, provoquei até emoção na professora” (1o parágrafo) / Na escola, ao usá-las primordialmente numa redação, provoquei até emoção na professora.
  • B: “Palavras e expressões entre aspas são selecionadas com autonomia e independência…” (3o parágrafo) / Palavras e expressões entre aspas são selecionadas autonoma e independentemente…
  • C: “… é de uso arriscado, enganoso e potencialmente danoso” (5o parágrafo) / … é arriscadamente e enganosamente usual e potencialmente danoso.
  • D: “… revelamos um pouquinho do que habitualmente escondemos ou contamos só pela metade…” (4o parágrafo) / … revelamos um pouquinho do que escondemos de modo habitual ou contamos só parcialmente…
  • E: “Algo do inconsciente humano vive precisamente entre o abre aspas e o fecha aspas” (4o parágrafo) / Algo do inconsciente humano precisa viver entre o abre aspas e o fecha aspas.

Um trecho do texto que poderia receber aspas, devido às funções que tais sinais gráficos possuem, preservando- -se o sentido original, é:
  • A: … me dei conta de que esse “sinal gráfico em forma de pequenas alças” – como as aspas são descritas nos dicionários… (5o parágrafo)
  • B: Aspas têm sido úteis “no decorrer da minha vida” e, imagino, na de inúmeras pessoas também. (1o parágrafo)
  • C: É falso, também, dizer que amenizam “o próprio conteúdo ou o impacto” dessas expressões. (2o parágrafo)
  • D: … de modo a ir calibrando “a reação da sociedade, de quem” amamos, qualquer pessoa ou grupo que nos afete. (4o parágrafo)
  • E: “Não” decidimos abrir aspas pela ameaça de um revólver na cabeça, por chantagem emocional ou financeira. (3o parágrafo)

Para a autora do texto, um certo uso específico das aspas
  • A: tem a capacidade de promover a boa convivência entre as pessoas, mas não pode ser confundido com um pedido de desculpas.
  • B: mascara os reais propósitos daquele que fala, o qual, com intenção, pode gerar algum tipo de dano.
  • C: revela um comportamento agressivo, como o de quem ameaça outra pessoa com arma de fogo por motivos pouco nobres.
  • D: caracteriza-se como um recurso importante para convencer professores de que o texto em que tal uso é feito é de qualidade.
  • E: é recurso condenável porque acaba ferindo regras gramaticais e, consequentemente, interferindo no bom uso da língua.

Assinale a alternativa em que o termo entre parênteses substitui corretamente a expressão.
  • A: controlar os humanos (controlar-lhes).
  • B: passam a controlar (passam-lhe).
  • C: transformam em zumbis (transformam-os).
  • D: ler uma história de ficção (lê-la).
  • E: dominar as máquinas (domina-as).

Assinale a alternativa em que o vocábulo em destaque corresponde ao sentido expresso entre parênteses
  • A: O garoto pensou e depois ratificou a informação que não estava correta. (corrigiu)
  • B: Os programas de TV levaram o garoto a entregar o trabalho intempestivamente. (precocemente)
  • C: O pedido do garoto para ver TV foi deferido pela mãe, que impôs um horário. (aprovado)
  • D: Era latente a necessidade do garoto de falar sobre o livro que acabara de ler. (evidente)
  • E: As crianças testemunham as coisas e depois é fragrante a empolgação em contá-las. (incontestável)

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