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RETRATOS DE UMA ÉPOCA 
Mostra exibe cartões-postais de um tempo que não volta mais

Em tempos de redes sociais e da presença cada vez maior da internet no cotidiano, pouca gente se recorda de que nem sempre tudo foi assim tão rápido, instantâneo e impessoal. Se os adultos esquecem logo, crianças e adolescentes nem sabem como os avós de seus avós se comunicavam. Há 15 dias, uma educadora no Recife, Niedja Santos, indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais. Pois eles já foram tão importantes que eram usados para troca de mensagens de amor, de amizade, de votos de felicidades e de versos enamorados que hoje podem parecer cafonas, mas que, entre os sé- culos XIX e XX, sugeriam apenas o sentimento movido a sonho e romantismo. Para se ter uma ideia de sua importância, basta lembrar um pouco da história: nasceram na Áustria, na segunda metade do século XIX, como um novo meio de correspondência. E a invenção de um professor de Economia chamado Emannuel Hermann fez tanto sucesso que, em apenas um ano, foram vendidos mais de dez milhões de unidades só no Império Austro-Húngaro. Depois, espalharam-se pelo mundo e eram aguardados com ansiedade. – A moda dos cartões-postais, trazida da Europa, sobretudo da França, no início do século passado para o Recife de antigamente, tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade – lembra o colecionador Liedo Maranhão, que passou meio século colecionando-os e reuniu mais de 600, 253 dos quais estão na exposição “Postaes: A correspondência afetiva na Coleção Liedo Maranhão", no Centro Cultural dos Correios, na capital pernambucana. O pesquisador, residente em Pernambuco, começou a se interessar pelo assunto vendo, ainda jovem, os postais que eram trocados na sua própria família. Depois, passou a comprá-los no Mercado São José, reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato ou pendurados em cordões para chamar a atenção dos visitantes. Boa parte da coleção vem daí. [...] – Acho que seu impacto é justamente o de trazer para o mundo contemporâneo o glamour e o romantismo de um meio de comunicação tão usual no passado – afirma o curador Gustavo Maia. – O que mais chama a atenção é o sentimento romântico como conceito, que pode ser percebido na delicadeza perdida de uma forma de comunicação que hoje está em desuso – reforça Bartira Ferraz, outra curadora da mostra. [...] LINS, Letícia. Retratos de uma época. Revista O Globo, Rio de Janeiro, n. 353, p. 26-28, 1o maio 2011. Adaptado.

Os trechos transcritos abaixo apresentam apenas um sinal de pontuação. Em qual deles, o sinal pode ser substituído por ponto e vírgula (;), com as adaptações necessárias, se for o caso?
  • A: “Há 15 dias, uma educadora no Recife" (l. 6-7)
  • B: “indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais" (l. 7-9)
  • C: “Para se ter uma ideia de sua importância, basta lembrar um pouco da história" (l. 15-16)
  • D: “tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade – lembra o colecionador Liedo Maranhão" (l. 27-29)
  • E: “reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato" (l. 38-39)

A vírgula pode ser retirada sem prejuízo para o significado e mantendo a norma-padrão na seguinte sentença:
  • A: Mário, vem falar comigo depois do expediente.
  • B: Amanhã, apresentaremos a proposta de trabalho.
  • C: Telefonei para o Tavares, meu antigo chefe.
  • D: Encomendei canetas, blocos e crachás para a reunião.
  • E: Entrou na sala, cumprimentou a todos e iniciou o discurso.

Os trechos transcritos abaixo apresentam apenas um sinal de pontuação. Em qual deles, o sinal pode ser substituído por ponto e vírgula (;), com as adaptações necessárias, se for o caso?
  • A: “Há 15 dias, uma educadora no Recife” (l. 6-7)
  • B: “indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais” (l, 7-9)
  • C: “Para se ter uma ideia de sua importância, basta lem- brar um pouco da história” (l. 15-16)
  • D: “tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade – lembra o colecionador Liedo Maranhão” (l. 27-29)
  • E: “reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato” (l. 38-39)


Na linha 11 do texto, o emprego dos dois-pontos tem o propósito de:
  • A: retificar uma informação fornecida no parágrafo.
  • B: ratificar o ponto de vista defendido no trecho.
  • C: explicar as razões constantes no código jurídico referido.
  • D: introduzir uma avaliação a respeito do tema.
  • E: detalhar o conteúdo de um termo expresso anterior- mente.


No trecho do Texto I “Parece que você lê meus pensamentos” ( L. 36), as aspas ali empregadas sinalizam um enunciado que cumpre a função de
  • A: marcar a fala hipotética de um leitor da cronista.
  • B: contradizer o pensamento defendido pela autora.
  • C: inserir a fala de uma das personagens da crônica.
  • D: sustentar a visão de que o leitor é fundamental para a cronista.
  • E: gerar um conflito entre a pessoa que se analisa e os autores que ela lê.


O uso frequente das reticências no Texto II reafirma o perfil do eu do poema como uma pessoa
  • A: “perdida” (L. 1)
  • B: “crucificada” (L. 4)
  • C: “dolorida” (L. 4)
  • D: “triste” (L. 6)
  • E: “forte” (L. 6)

A formação do plural da palavra cartão-postal é a mesma que ocorre em
  • A: abaixo-assinado
  • B: alto-falante
  • C: porta-voz
  • D: cavalo-vapor
  • E: guarda-civil

A tipologia textual descritiva se evidencia no Texto II, dentre outros recursos, por meio do uso de
  • A: verbos de ação
  • B: advérbios de lugar
  • C: narrador-personagem
  • D: interjeições
  • E: formas adjetivas

A concordância verbal está de acordo com a norma-padrão em:
  • A: Cada um dos curadores foram responsáveis por um tema.
  • B: Cada um dos curadores foram responsáveis por um tema.
  • C: A maior parte dos cartões expostos encantou os visitantes.
  • D: Está acontecendo diversos eventos sobre meios de comunicação na cidade.
  • E: Haviam poucos estudantes interessados em meios de comunicação do passado.

A concordância verbal está de acordo com a norma- padrão em:
  • A: Cada um dos curadores foram responsáveis por um tema.
  • B: Muitos cartões vem decorados com guirlandas de flores.
  • C: A maior parte dos cartões expostos encantou os visitantes.
  • D: Está acontecendo diversos eventos sobre meios de comunicação na cidade.
  • E: Haviam poucos estudantes interessados em meios de comunicação do passado.

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