Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 26 questões.
Considere a seguinte passagem do sexto parágrafo do texto:
“Essa etapa é a mais longa da educação básica, concentrando mais de 26 milhões de estudantes”
O período que, reescrito, guarda o mesmo sentido dessa passagem é:
  • A: Essa etapa é a mais longa da educação básica e concentra mais de 26 milhões de estudantes.
  • B: Essa etapa é a mais longa da educação básica, apesar de concentrar mais de 26 milhões de estudantes.
  • C: Essa etapa é a mais longa da educação básica, porém concentra mais de 26 milhões de estudantes.
  • D: Essa etapa é a mais longa da educação básica, uma vez que concentra mais de 26 milhões de estudantes.
  • E: Essa etapa é a mais longa da educação básica, contanto que concentre mais de 26 milhões de estudantes.

No sexto parágrafo do texto, a expressão “Essa etapa” retoma, pelo mecanismo de coesão textual, o referente
  • A: a educação básica
  • B: o ensino fundamental
  • C: cerca de 40% das crianças nessa faixa etária
  • D: os primeiros anos da pandemia de covid-19
  • E: os primeiros anos da idade escolar obrigatória

Cumprindo uma importante função para o desenvolvimento do ponto de vista da autora, o quinto parágrafo do texto constitui-se como
  • A: injuntivo
  • B: narrativo
  • C: epistolar
  • D: expositivo
  • E: argumentativo

No que se refere ao emprego da vírgula, a frase que está plenamente de acordo com o padrão formal escrito da língua portuguesa é:
  • A: O Brasil, conforme foi divulgado está próximo da universalização da educação infantil.
  • B: Uma trajetória educacional regular, possibilita maiores chances de se chegar ao ensino superior.
  • C: O ensino fundamental é o mais extenso, e o ensino médio, o que mais apresenta distorção idade-série.
  • D: A educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, constituem as etapas da Escola Básica no Brasil.
  • E: A trajetória educacional que define o futuro dos estudantes, apresenta barreiras intransponíveis para muitos.

Um trecho do texto que enumera benefícios da redução do uso de combustíveis fósseis é:
  • A: “Você já se imaginou morando em uma cidade onde os setores público e privado promovem projetos com veículos elétricos para transporte público, redução de custos, de ruídos, de poluentes causadores do aquecimento global e de mudanças climáticas para que o transporte público funcione de verdade?” (parágrafo 1)
  • B: “Essa cidade existe e se chama Estocolmo, capital da Suécia, que ganhou o prêmio de Cidade Verde Europeia em 2010. Ela apresenta a maior percentagem de veículos não poluentes na Europa” (parágrafo 2)
  • C: “Paris liderou na COP21 as assinaturas de medidas para promover energia limpa e mobilidade urbana elétrica em conjunto com mil cidades do mundo.” (parágrafo 4)
  • D: “Paris, Londres, Milão e Oslo foram exemplos, ao criar as zonas de baixa emissão de poluentes produzidos pelos combustíveis fósseis.” (parágrafo 4)
  • E: “O cenário de avanço pelo mundo é muito promissor. O Brasil, de forma ainda tímida, começa a se inserir nesse cenário global.” (parágrafo 5)

Em sua progressão temática, depois de informar que algumas cidades e estados brasileiros estão acelerando o processo de desenvolvimento de veículos elétricos e sustentáveis, o texto desenvolve a ideia de que
  • A: a energia limpa é mais econômica, eficiente e competitiva que os combustíveis fósseis.
  • B: a maior cidade brasileira transformou parte de sua frota em veículos elétricos em novembro de 2019, com redução de custos operacionais em relação ao uso do diesel.
  • C: a mobilidade urbana se tornou a maior tendência mundial da indústria automotiva, com projetos de construção de veículos elétricos.
  • D: uma cidade europeia, que já tem 75% da rede de transportes públicos movida a energias renováveis, ganhou um prêmio ambiental em 2010.
  • E: várias cidades europeias estão tomando medidas para promover energia limpa e baixa emissão de poluentes produzidos pelos combustíveis fósseis.

O segundo parágrafo do texto desempenha, em relação ao primeiro parágrafo, a função de expressar uma
  • A: adição
  • B: condição
  • C: consequência
  • D: contraposição
  • E: exemplificação

A vírgula está empregada plenamente de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:
  • A: A preservação do planeta deve ser considerada, uma das prioridades da humanidade, porque é um dos grandes desafios para a manutenção da vida na Terra.
  • B: A redução do uso de plástico, ao abolir as sacolas não recicláveis no comércio, representa não só uma economia no dia a dia mas também a proteção da natureza.
  • C: As impressões em papel devem ser evitadas, porque atualmente, a preservação das árvores é essencial à vida humana.
  • D: O grande aumento nos níveis de chuva em determinadas regiões, pode ser atribuído ao processo de aquecimento global, e às mudanças climáticas.
  • E: Os veículos movidos por energia limpa, representam um incrível progresso na busca por reduzir a poluição atmosférica, nas grandes cidades do mundo.

O acento grave indicador de crase está empregado, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, na palavra destacada em:
  • A: A bicicleta é a principal alternativa para à diminuição de poluentes que causam o aquecimento global.
  • B: A capacidade de deslocamento da população motiva-a à buscar o aprimoramento contínuo dos transportes e enfrentar a realidade diária.
  • C: A redução do uso de gasolina, agente poluidor da mais alta intensidade, pode ser conseguida com o incentivo à produção de carros elétricos.
  • D: As causas do aquecimento global podem ser minimizadas se houver a intervenção dos órgãos governamentais que garantam acessibilidade à pessoas vulneráveis.
  • E: O combate à mudanças climáticas requer grande investimento dos países para a renovação da frota de transporte público.

Relacionamento com o dinheiro

1 Desde cedo, começamos a lidar com uma série de situações ligadas ao dinheiro. Para tirar melhor proveito do seu dinheiro, é muito importante saber como utilizá-lo da forma mais favorável a você. O aprendizado e a aplicação de conhecimentos práticos de educação financeira podem contribuir para melhorar a gestão de nossas finanças pessoais, tornando nossas vidas mais tranquilas e equilibradas sob o ponto de vista financeiro.

2 Se pararmos para pensar, estamos sujeitos a um mundo financeiro muito mais complexo que o das gerações anteriores. No entanto, o nível de educação financeira da população não acompanhou esse aumento de complexidade. A ausência de educação financeira, aliada à facilidade de acesso ao crédito, tem levado muitas pessoas ao endividamento excessivo, privando-as de parte de sua renda em função do pagamento de prestações mensais que reduzem suas capacidades de consumir produtos que lhes trariam satisfação.

3 Infelizmente, não faz parte do cotidiano da maioria das pessoas buscar informações que as auxiliem na gestão de suas finanças. Para agravar essa situação, não há uma cultura coletiva, ou seja, uma preocupação da sociedade organizada em torno do tema. Nas escolas, pouco ou nada é falado sobre o assunto. As empresas, não compreendendo a importância de ter seus funcionários alfabetizados financeiramente, também não investem nessa área. Similar problema é encontrado nas famílias, nas quais não há o hábito de reunir os membros para discutir e elaborar um orçamento familiar. Igualmente entre os amigos, assuntos ligados à gestão financeira pessoal muitas vezes são considerados invasão de privacidade e pouco se conversa em torno do tema. Enfim, embora todos lidem diariamente com dinheiro, poucos se dedicam a gerir melhor seus recursos.

4 A educação financeira pode trazer diversos benefícios, entre os quais, possibilitar o equilíbrio das finanças pessoais, preparar para o enfrentamento de imprevistos financeiros e para a aposentadoria, qualificar para o bom uso do sistema financeiro, reduzir a possibilidade de o indivíduo cair em fraudes, preparar o caminho para a realização de sonhos, enfim, tornar a vida melhor.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013. p. 12. Adaptado.

O texto tem o objetivo primordial de
  • A: ensinar a gerir as finanças pessoais de maneira eficaz.
  • B: sensibilizar sobre a importância da educação financeira.
  • C: prevenir quanto aos perigos do acesso facilitado ao crédito.
  • D: alertar para a complexidade maior do mundo financeiro atual.
  • E: sugerir a incorporação do hábito de elaborar orçamento familiar.

Exibindo de 1 até 10 de 26 questões.