Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 70 questões.
A Bela e a Fera

CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.

O tema central desse texto, que faz referência ao conto A Bela e a Fera, pode ser resumido na seguinte frase:
  • A: A maturidade ameniza os devaneios da infância.
  • B: A internet promove mudanças em nosso cotidiano.
  • C: O encantamento provocado pela internet é ilusório.
  • D: A infância é uma fase da vida permeada de belos sonhos.
  • E: Os contos infantis são mais deslumbrantes que a internet.

A Bela e a Fera

CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.

Nesse texto, o fragmento do parágrafo 1 “havia solidão e silêncio” revela um sentimento de
  • A: decepção
  • B: indiferença
  • C: esperança
  • D: satisfação
  • E: conformismo

A Bela e a Fera

CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.

Essa crônica é marcada pelo uso da linguagem informal, o que pode ser comprovado no seguinte trecho:
  • A: “Eu imaginava um palácio mais modesto” (parágrafo 2)
  • B: “Eu era louco por guaraná” (parágrafo 2)
  • C: “A injúria do tempo, somada ao desgaste dos anos, sepultou o delírio” (parágrafo 4)
  • D: “Ela não me deslumbra como os contos de Grimm e Perrault” (parágrafo 5)
  • E: “Recebo mensagens propondo regimes de emagrecimento” (parágrafo 6)

A Bela e a Fera

CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.

No fragmento do parágrafo 2 “Eu era louco por guaraná, ficava triste quando tomava um”, o trecho destacado em negrito apresenta, em relação à informação explicitada na primeira oração, uma noção de
  • A: modo
  • B: tempo
  • C: oposição
  • D: intensidade
  • E: comparação

A Bela e a Fera

CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.

No trecho do parágrafo 2 “em todas as paredes haveria umas torneirinhas que despejariam guaraná no meu copo.”, as formas verbais destacadas em negrito expressam a noção de
  • A: dever
  • B: desejo
  • C: certeza
  • D: obrigação
  • E: necessidade

A Bela e a Fera

CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.

A frase no parágrafo 5 “Toda vez que abro a caixa postal, é como se abrisse a torneirinha daquele palácio que a memória não esqueceu, mas a vida demoliu” revela a dualidade existente entre
  • A: fartura e restrição
  • B: ilusão e realidade
  • C: desejo e renúncia
  • D: ambição e modéstia
  • E: urgência e morosidade

A Bela e a Fera

CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.

No trecho do parágrafo 5 “Eis que, deixando de ler historinhas infantis, de repente descobri um sucedâneo, bem verdade que às avessas: a internet”, o vocábulo “sucedâneo” pode ser substituído, sem prejuízo de seu sentido no texto, por
  • A: imitação
  • B: ocupação
  • C: substituto
  • D: divertimento
  • E: acontecimento

A Bela e a Fera

Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o emprego adequado da vírgula está plenamente atendido em:
  • A: Sempre senti um grande fascínio, pelo encantamento da internet.
  • B: Toda vez que imaginava o palácio dos contos sonhava, com viver um.
  • C: As fantasias acalentadas na infância, nos acompanham, ao longo da vida.
  • D: O palácio da Fera, ficava situado no alto de uma montanha, muito distante.
  • E: A internet, que ainda está na Idade da Pedra, promoverá grandes transformações no mundo.

A Bela e a Fera

CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a concordância verbal está corretamente empregada na forma destacada em:
  • A: Antigamente, haviam muitos sonhos na infância de nossos filhos.
  • B: “A Bela e a Fera” são um conto infantil muito conhecido.
  • C: Existe, ainda, muitas crianças interessadas em contos de fadas.
  • D: Faz muitos anos que deixei de sonhar com príncipes e princesas.
  • E: Procura-se contadores de histórias para encantar futuros leitores.

Texto CG1A1-I

Na Índia do século XX, Gandhi usou a roca de fiar para valorizar as práticas e os costumes tradicionais como instrumentos de inclusão social do seu povo, ao proporcionar-lhe realizar um ofício de forma sustentável.

Esse uso faz que a roca seja considerada a primeira “tecnologia apropriada” do mundo. No Brasil, o movimento da “tecnologia apropriada” é conhecido como “tecnologia social”. Tecnologia social é entendida como um conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e(ou) aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para a inclusão social e para a melhoria das condições de vida.

O conceito de tecnologia social remete a uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando uma abordagem ativista de participação coletiva no processo de implantação, organização e desenvolvimento, aliando saber popular, cooperação social e conhecimento técnico-científico.

Ela tem como base a disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de renda, trabalho, educação, conhecimento, cultura, alimentação, saúde, habitação, recursos hídricos, saneamento básico, energia, ambiente, igualdade de raça e gênero, por exemplo, sendo importante, essencialmente, que essas soluções sejam efetivas, reaplicáveis e que promovam a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das populações em situação de vulnerabilidade social. Por fim, o conceito de tecnologia social (TS) estabelece quatro dimensões: 1) conhecimento, ciência, tecnologia; 2) participação, cidadania e democracia; 3) educação; 4) relevância social.

Internet: (com alterações)

A respeito das ideias do texto CG1A1-I e de suas características estruturais, julgue o item a seguir.

O conceito de tecnologia social pressupõe que atividades tradicionais de trabalho e de produção de bens devem ser valorizadas para a melhoria da qualidade de vida da população.
  • A: Certo
  • B: Errado

Exibindo de 1 até 10 de 70 questões.