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Observe abaixo um parágrafo do início do romance O Primo Basílio, de Eça de Queiroz, que traz uma descrição de um personagem:

“Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.”

Sobre essa descrição, é correto afirmar que
  • A: abrange uma sequência de momentos do personagem.
  • B: os dados descritivos presentes no parágrafo se referem aos aspectos físico e psíquico do personagem.
  • C: na descrição tanto o observador quanto a personagem descrita estão em movimento.
  • D: alguns segmentos da descrição permitem a localização temporal do momento do dia em que a descrição é feita.
  • E: o ato descritivo segue um roteiro estratégico, que mostra o personagem de longe para perto.

Leia a tira.




Entre outros fatores, o humor da tira decorre

  • A: do reconhecimento das vantagens do mundo moderno, para as quais o tempo tem sido mais escasso para que as pessoas possam desfrutá-las plenamente.
  • B: da exaltação ao mundo moderno que, apesar de tirar uma fatia de tempo considerável das pessoas, traz a elas uma série de comodidades e facilidades.
  • C: da ambiguidade das ações humanas na modernidade que reportam as pessoas a uma vida de solidão, deixando de interagir com os seus semelhantes.
  • D: da crítica às situações cotidianas que, além de mostrarem a efemeridade do tempo, reforçam a ideia de que ele pode ser mal utilizado muitas vezes.
  • E: do empenho das pessoas em potencializarem o uso do tempo de forma mais produtiva, embora surjam situações em que ele é, eventualmente, desperdiçado.

        Característica básica da inovação social é ser criação daqueles que dela vão se beneficiar. Por isso não é possível replicar experiências inovadoras, como se elas pudessem gerar modelos prontos.
        A relevância das experiências inovadoras no debate sobre a transformação do sistema educacional está no fato de que elas criam novos conceitos, processos, estruturas e metodologias, que podem indicar as mudanças necessárias nos vários elementos que constituem o ecossistema da educação.
        Vejamos, então, algumas experiências inovadoras. Para ficarmos na América do Sul, na Argentina, a QMark High School, em Bariloche, decidiu inovar observando sua paisagem.
        Os dias começam e terminam com longas caminhadas na montanha, e os estudantes têm oportunidade de identificar os problemas em sua comunidade e desenvolver pesquisas que possibilitem enfrentá-los, usando as ferramentas disponíveis em seu ambiente. Foi assim que eles construíram um banheiro seco em 2016, que não polui o meio ambiente e, em 2017, criaram um aplicativo que ajuda os turistas a não se perderem nas estradas da montanha.
        Novas propostas pedagógicas também ganham cada vez mais espaço entre as escolas brasileiras. Na Escola Estadual Alan Pinho Tabosa, na cidade de Pentecoste (CE), de ensino médio, não há aulas como conhecemos.
        Os estudantes, sob orientação dos professores, se organizam em células de aprendizagem e colaboram para resolver problemas. Reconhecem-se dessa forma como agentes de mudança, pensando criticamente sobre o mundo e trabalhando em equipe.
        O que essas iniciativas demonstram é que as aprendizagens mais importantes para que os jovens possam produzir mudanças positivas no mundo só podem acontecer em organizações educativas (escolas ou não) que se identificam como centros locais de produção e cultura, reinventando as estruturas, os processos e as metodologias para isso.
(Antonio Lovato, Helena Singer e María Mérola, “Empreendedorismo social e inovação na educação transformam o mundo”. Em: https://www1.folha.uol.com.br. Adaptado)

 
Ao referir-se à inovação, o texto assinala que o empreendedorismo em educação se fortalece com
  • A: a utilização de uma mesma ferramenta para resolver diferentes problemas, garantindo uma redução de processos e metodologias.
  • B: a replicação de experiências de êxito, de tal forma que o sucesso em ações anteriores se repita com perfeição e rapidez.
  • C: as mudanças no ecossistema em que esta se constitui, abandonando as práticas educativas tradicionais, dando espaço ao moderno.
  • D: o reconhecimento da tradição escolar e seus valores, de tal forma que as mudanças sejam sutis e não criem impactos negativos.
  • E: o conhecimento da comunidade onde a instituição está inserida, para que seja possível identificar suas necessidades e atendê-las.

        Característica básica da inovação social é ser criação daqueles que dela vão se beneficiar. Por isso não é possível replicar experiências inovadoras, como se elas pudessem gerar modelos prontos.
        A relevância das experiências inovadoras no debate sobre a transformação do sistema educacional está no fato de que elas criam novos conceitos, processos, estruturas e metodologias, que podem indicar as mudanças necessárias nos vários elementos que constituem o ecossistema da educação.
        Vejamos, então, algumas experiências inovadoras. Para ficarmos na América do Sul, na Argentina, a QMark High School, em Bariloche, decidiu inovar observando sua paisagem.
        Os dias começam e terminam com longas caminhadas na montanha, e os estudantes têm oportunidade de identificar os problemas em sua comunidade e desenvolver pesquisas que possibilitem enfrentá-los, usando as ferramentas disponíveis em seu ambiente. Foi assim que eles construíram um banheiro seco em 2016, que não polui o meio ambiente e, em 2017, criaram um aplicativo que ajuda os turistas a não se perderem nas estradas da montanha.
        Novas propostas pedagógicas também ganham cada vez mais espaço entre as escolas brasileiras. Na Escola Estadual Alan Pinho Tabosa, na cidade de Pentecoste (CE), de ensino médio, não há aulas como conhecemos.
        Os estudantes, sob orientação dos professores, se organizam em células de aprendizagem e colaboram para resolver problemas. Reconhecem-se dessa forma como agentes de mudança, pensando criticamente sobre o mundo e trabalhando em equipe.
        O que essas iniciativas demonstram é que as aprendizagens mais importantes para que os jovens possam produzir mudanças positivas no mundo só podem acontecer em organizações educativas (escolas ou não) que se identificam como centros locais de produção e cultura, reinventando as estruturas, os processos e as metodologias para isso.
(Antonio Lovato, Helena Singer e María Mérola, “Empreendedorismo social e inovação na educação transformam o mundo”. Em: https://www1.folha.uol.com.br. Adaptado)
O texto deixa claro que
  • A: os empreendimentos educativos podem realizar-se em organizações não educativas, nas quais não se produz cultura.
  • B: as práticas inovadoras podem ser vistas no cenário educacional internacional, mas ainda não chegaram ao Brasil.
  • C: as mudanças no sistema educacional implicam revisar as estruturas, os processos e as metodologias nas organizações educativas.
  • D: a criação de produtos que atendam a demandas específicas de uma comunidade não pode ser vista realmente como inovação.
  • E: os maiores benefícios de uma transformação educacional decorrem de estudos estratégicos alheios aos interesses de uma comunidade.




        Característica básica da inovação social é ser criação daqueles que dela vão se beneficiar. Por isso não é possível replicar experiências inovadoras, como se elas pudessem gerar modelos prontos.

        A relevância das experiências inovadoras no debate sobre a transformação do sistema educacional está no fato de que elas criam novos conceitos, processos, estruturas e metodologias, que podem indicar as mudanças necessárias nos vários elementos que constituem o ecossistema da educação.

        Vejamos, então, algumas experiências inovadoras. Para ficarmos na América do Sul, na Argentina, a QMark High School, em Bariloche, decidiu inovar observando sua paisagem.

        Os dias começam e terminam com longas caminhadas na montanha, e os estudantes têm oportunidade de identificar os problemas em sua comunidade e desenvolver pesquisas que possibilitem enfrentá-los, usando as ferramentas disponíveis em seu ambiente. Foi assim que eles construíram um banheiro seco em 2016, que não polui o meio ambiente e, em 2017, criaram um aplicativo que ajuda os turistas a não se perderem nas estradas da montanha.

        Novas propostas pedagógicas também ganham cada vez mais espaço entre as escolas brasileiras. Na Escola Estadual Alan Pinho Tabosa, na cidade de Pentecoste (CE), de ensino médio, não há aulas como conhecemos.

        Os estudantes, sob orientação dos professores, se organizam em células de aprendizagem e colaboram para resolver problemas. Reconhecem-se dessa forma como agentes de mudança, pensando criticamente sobre o mundo e trabalhando em equipe.

        O que essas iniciativas demonstram é que as aprendizagens mais importantes para que os jovens possam produzir mudanças positivas no mundo só podem acontecer em organizações educativas (escolas ou não) que se identificam como centros locais de produção e cultura, reinventando as estruturas, os processos e as metodologias para isso.

(Antonio Lovato, Helena Singer e María Mérola, “Empreendedorismo social e inovação na educação transformam o mundo”. Em: https://www1.folha.uol.com.br. Adaptado)



Conforme o sentido que expressa, o período “Há muitos outros exemplos, não só entre as escolas, mas também entre empreendimentos educativos de outra natureza” (8° parágrafo) pode ser reescrito da seguinte forma:
  • A: Há muitos outros exemplos, não entre as escolas, mas entre empreendimentos educativos de outra natureza.
  • B: Há muitos outros exemplos, entre as escolas e entre empreendimentos educativos de outra natureza.
  • C: Há muitos outros exemplos, entre as escolas, apesar de empreendimentos educativos de outra natureza.
  • D: Há muitos outros exemplos, entre as escolas ou entre empreendimentos educativos de outra natureza.
  • E: Há muitos outros exemplos, entre as escolas, ainda que entre empreendimentos educativos de outra natureza.


A charge faz uma crítica
  • A: à falta de diálogo entre as crianças na sociedade contemporânea.
  • B: ao desinteresse que as crianças demonstram por brinquedos novos.
  • C: à disseminação do sentimento de ódio no cotidiano da sociedade.
  • D: às contradições dos adultos, que agem contra a vontade das crianças.
  • E: ao comportamento das crianças, tratando de assuntos de adultos.


No contexto de comunicação entre as personagens, a frase do garoto poderia ser reescrita, de acordo com a norma-padrão e com o sentido da charge, da seguinte forma:
  • A: Ganhei no dia das crianças, embora realmente trocaria-os por mais paz e menos ódio!!!
  • B: Ganhei no dia das crianças, e realmente até trocava eles por mais paz e menos ódio!!!
  • C: Ganhei no dia das crianças, pois realmente trocaria-lhes por mais paz e menos ódio!!!
  • D: Ganhei no dia das crianças, portanto realmente troco-os por mais paz e menos ódio!!!
  • E: Ganhei no dia das crianças, porém realmente os trocaria por mais paz e menos ódio!!!



        Evitar campanhas de desinformação no Whatsapp pode ser uma tarefa hercúlea, principalmente em razão da criptografia que impede que terceiros acessem as mensagens. É o que explica Fabrício Benevenuto, professor de ciência da computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). ___________ frente do projeto Eleições Sem Fake, o acadêmico reconhece que mentiras podem ser espalhadas em qualquer meio, mas alguns fatores tornam o Whatsapp um terreno especialmente fértil ao boato.
        Aliadas _________ descrença generalizada, as facilidades que acompanham o Whatsapp enchem os olhos de muita gente. Benevenuto comentou que diversas operadoras oferecem pacotes em que o uso do aplicativo é gratuito, mesmo que as pessoas não tenham internet para acessar outras plataformas. “Isso é perigoso no sentido de que a pessoa passa __________ ver notícia através do Whatsapp. O acesso _________  grande mídia é menor. A checagem de fatos também é menor. Para ler alguns sites, é preciso pagar; mas no aplicativo, a informação de má qualidade chega gratuita e incluída no plano.”
                                                                                                                                                         (https://epoca.globo.com. Adaptado)



No texto, está empregada em sentido figurado e corretamente associada ao seu significado a expressão
  • A: “tarefa hercúlea”, remetendo ao sentido de amenidade.
  • B: “em qualquer meio”, remetendo ao sentido de mídia impressa.
  • C: “terreno especialmente fértil”, remetendo ao sentido de infecundo.
  • D: “enchem os olhos”, remetendo ao sentido de atração.
  • E: “é preciso pagar”, remetendo ao sentido de ser explorado.




            Evitar campanhas de desinformação no Whatsapp pode ser uma tarefa hercúlea, principalmente em razão da criptografia que impede que terceiros acessem as mensagens. É o que explica Fabrício Benevenuto, professor de ciência da computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). ___________ frente do projeto Eleições Sem Fake, o acadêmico reconhece que mentiras podem ser espalhadas em qualquer meio, mas alguns fatores tornam o Whatsapp um terreno especialmente fértil ao boato.

            Aliadas _________ descrença generalizada, as facilidades que acompanham o Whatsapp enchem os olhos de muita gente. Benevenuto comentou que diversas operadoras oferecem pacotes em que o uso do aplicativo é gratuito, mesmo que as pessoas não tenham internet para acessar outras plataformas. “Isso é perigoso no sentido de que a pessoa passa __________ ver notícia através do Whatsapp. O acesso _________  grande mídia é menor. A checagem de fatos também é menor. Para ler alguns sites, é preciso pagar; mas no aplicativo, a informação de má qualidade chega gratuita e incluída no plano.”
(https://epoca.globo.com. Adaptado)



Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
  • A: À … à … a … à
  • B: A … a … à … a
  • C: Há … a … a … à
  • D: À … à … à … à
  • E: A … à … à … a

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