10/05/2024 16:44 - DECIO TERROR FILHO
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois a descrição não abrange uma sequência de momentos distintos, mas sim captura um momento único e detalhado da personagem sentada à mesa lendo o jornal. A descrição é estática, focando em detalhes específicos do momento e da aparência, sem uma sequência de eventos ou ações.
A alternativa (B) está errada, pois o parágrafo concentra-se em aspectos físicos da personagem — como a roupa, a aparência do cabelo, a pele e a posição corporal. Não há informações sobre aspectos psíquicos ou emocionais da personagem, que seriam indicados por pensamentos, sentimentos ou estados mentais.
A alternativa (C) está errada, pois a descrição não sugere que o observador esteja em movimento; ele parece estar observando a personagem de uma posição estática. A personagem descrita está em grande parte estática também (“Ficara sentada”), com exceção de movimentos menores, como o acariciar da orelha.
A alternativa (D) é a correta, pois a menção à leitura do “Diário de Notícias” sugere um hábito da leitura de notícias pela manhã. Além disso, a referência ao "roupão de manhã" sugere o emprego de uma vestimenta normalmente utilizada pela manhã. Por fim, a referência ao “calor do travesseiro” sugere o momento após acordar.
Assim, tais expressões permitem a localização temporal do momento do dia em que a descrição é feita: pela manhã.
A alternativa (E) está errada, pois o roteiro estratégico que mostra o personagem de longe para perto deve claramente iniciar de uma visão geral e distante e ir aumentando o foco numa gradação até o ponto mais específico.
O texto até começa com uma visão geral “Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias”, mas já em seguida vai a cada detalhe, como o "roupão de manhã de fazenda preta" e continua a detalhar outros aspectos físicos de maneira bastante específica e minuciosa desde o começo: “o cabelo louro”, “cabeça pequenina, de perfil bonito”, “a sua pele”, “cotovelo encostado”, “acariciava a orelha”, “dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates”.
Assim, não houve uma gradação do geral e distante ao mais perto.
Gabarito: D