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Foram encontradas 20 questões.
Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser.

A respeito do trecho sublinhado acima, assinale a afirmativa correta.
  • A: A sequência de ações é composta por orações coordenadas assindéticas.
  • B: Ocorre uma sequência de orações subordinadas.
  • C: A sequência de orações é de coordenadas sindéticas aditivas.
  • D: Há quatro orações coordenadas assindéticas e uma sindética.
  • E: As orações se intercalam entre coordenadas e subordinadas.

Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

A respeito do trecho acima, assinale a afirmativa correta.
  • A: Trata-se de período composto por duas orações.
  • B: Trata-se de frase, mas não período.
  • C: Trata-se de um período simples.
  • D: Além de frase, é um período composto por coordenação.
  • E: É caso de período, mas não de frase.

Caindo o sol, a costureira dobrou a costura...

A oração sublinhada acima tem valor
  • A: condicional.
  • B: concessivo.
  • C: proporcional.
  • D: temporal.
  • E: comparativo.

Agulha não tem cabeça. (linha 6)

Assinale a alternativa que apresente um dos sentidos possíveis para a fala da linha, acima citada.
  • A: A agulha apresenta defeito físico.
  • B: A agulha normalmente não se fixa em nada na vida.
  • C: Há uma crítica à pouca importância da agulha, diferentemente do alfinete.
  • D: A agulha não tem atributos com que se destacar.
  • E: Como não tem cabeça, a agulha não tem inteligência ou juízo.

Porque coso. (linha 11)

Esse período é, segundo texto, justificativa para
  • A: abrir os buracos para a linha.
  • B: ser orgulhosa.
  • C: ser atrevida.
  • D: apresentar juízo no que fala.
  • E: a essencialidade do trabalho da agulha.

Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.

Reescrevendo-se o trecho acima, assinale a alternativa em que se tenha obedecido à norma culta. Ignore as mudanças de sentido.
  • A: Refira-se a sua vida e deixe a dos outros.
  • B: Obedeça sua vida e deixe a dos outros.
  • C: Vise sua vida e deixe a dos outros.
  • D: Aspire sua vida e deixe a dos outros.
  • E: Aluda sua vida e deixe a dos outro.

Eu é que prendo, ligo, ajunto...

No trecho acima ocorrem quantas orações?
  • A: Nenhuma
  • B: Duas.
  • C: Três.
  • D: Quatro.
  • E: Cinco.

Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela.

A respeito do trecho acima, assinale a afirmativa correta.
  • A: no segmento sublinhado, há uma oração principal e duas subordinadas substantivas.
  • B: a oração em negrito se classifica como oração subordinada substantiva apositiva.
  • C: há uma oração adjetiva no período que é subordinada a outra oração que também é adjetiva.
  • D: a última oração subordinada tem como principal uma oração que é classificada como adjetiva.
  • E: há uma oração adverbial no período cuja principal é uma oração substantiva.

O texto encerra uma moral, que pode ser traduzida como:
  • A: muitas vezes o indivíduo realiza todo um trabalho, mas outros é que recebem as glórias.
  • B: algumas pessoas nasceram para ser subordinadas às outras.
  • C: a vida é injusta com quem trabalha.
  • D: o mundo é regido pela exploração entre os indivíduos.
  • E: quem pouco faz se aproveita das falhas dos que fazem.

Pelas linhas 14 a 16 e comparando com a realidade, é correto afirmar que
  • A: quem vai à frente escolhe os destinos dos que vêm atrás.
  • B: o fato de ir à frente não faz ninguém imperador.
  • C: ir à frente sempre revela posição de inferioridade.
  • D: os batedores fazem o trabalho mais importante.
  • E: quem vai atrás ordena o caminho aos que vão à frente.

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