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Independentemente de sua inserção num complexo social de mudança, a crise da palavra escrita em face da imagem explica-se, igualmente, por motivos psicológicos. [...] a palavra escrita é um sinal, isto é, uma convenção que, para ser compreendida, deve antes provocar todo um sistema de esforço intelectual. A imagem, ao contrário, oferece-se por assim dizer diretamente à consciência: ela dispensa, em grande parte, o exercício crítico e “reconstrutor” exigido pelo sinal. Na diferença psicológica entre o sinal e a imagem reside todo o segredo do enorme prestígio desta última, do seu poder sugestivo infinitamente maior. A imagem não requer quase nada de colaboração por parte do homem: ela traz em si mesma o seu significado.

(MARTINS, Wilson. A palavra escrita. 2. ed. São Paulo: Ática, 1996, p. 427)

A hipótese principal do texto está presente na seguinte afirmação:
  • A: Intelectualmente, a palavra escrita requer um exercício menos crítico em relação à imagem, porque se trata de mera convenção.
  • B: A imagem, porque carrega em si seu próprio significado, requer um esforço psicológico maior para ser apreendida pela consciência.
  • C: Por conta de um contexto social complexo, a palavra escrita tende a se assemelhar psicologicamente à imagem.
  • D: A crise da palavra escrita é motivada tanto por questões sociais como por motivos psicológicos em relação à imagem.
  • E: A imagem traz em si mesma o seu significado, instaurando a crise da palavra escrita, psicologicamente semelhante a ela.

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