Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Animais têm sotaque?



Sim. Os biólogos chamam essas diferenças de dialetos. Essa é uma descoberta antiga: 2 mil anos atrás, Plínio, o naturalista romano, já havia observado que exemplares da mesma espécie de pássaro provenientes de lugares diferentes não soam iguais. Isso é possível porque as vocalizações de um sabiá ou bem-te-vi não vêm prontas no DNA: precisam ser aprendidas pelos bebês, exatamente como as linguagens humanas. E quando há aprendizado, a variação se torna inevitável. É importante diferenciar dialetos de variações genéticas. Galinhas brasileiras e chinesas provavelmente não pertencem à mesma linhagem. E pequenas variações anatômicas significam que elas vão cacarejar diferente. Mas essa é, por assim dizer, a “voz” dessas aves – não o sotaque. Outra possibilidade é que vocalizações diferentes evoluam por seleção natural conforme as necessidades de cada população. Essas são adaptações genéticas, e não variações culturais.

Fonte: VAIANO, Bruno. Oráculo. Revista Super Interessante, n. 424, p. 59, fev/2021.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a expressão destacada em “Mas essa é, por assim dizer, a “voz” dessas aves [...]”.
  • A: Ela é uma expressão típica da variedade culta da língua.
  • B: Ela poderia ser omitida sem que isso comprometesse a ideia geral do excerto.
  • C: Sua função é reforçada pelo uso das aspas na palavra “voz”.
  • D: Ela indica que “cacarejo” não é exatamente o mesmo que “voz”, mas que é possível que se faça essa comparação para que a compreensão do assunto se torne mais acessível.
  • E: Ela equivale semanticamente à “digamos assim”.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.