Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Texto CG2A1-I

O local da entrevista deve propiciar ao repórter e ao entrevistado a tranquilidade necessária para a realização do trabalho. Evite locais ruidosos e desarrumados e deixe instruções para não ser interrompido. A interrupção atrasa o trabalho do repórter e demonstra pouco respeito com o profissional. Outra desvantagem das interrupções é a fragmentação das explicações, o que propicia erros na compreensão do tema em pauta.

Em entrevistas coletivas ou individuais, é recomendável preparar material informativo com resumo do tema, dados e ilustrações. Isso permite que o repórter tenha informações básicas sobre o assunto e aproveite seu tempo abordando novas questões. A organização de dados também contribui para otimizar entrevistas sobre temas especializados. Nesse caso, recomenda-se que estes sejam tratados de forma sucinta e didática.

Apesar de a regra geral no jornalismo ser a de seguir as normas gramaticais da modalidade padrão da língua portuguesa, existe uma linguagem própria da redação jornalística, estabelecida nos chamados manuais de redação adotados por grandes e importantes jornais, como forma de aproximar a linguagem do texto à de quem o lê. Por isso, não se escreve em textos jornalísticos a palavra “Doutor” para denominar os profissionais do direito. Os nomes de cargos públicos são escritos com letra inicial minúscula. Isso não deve ser visto como ofensa ou desrespeito. Nos jornais, isso quer dizer ao leitor que a ação do agente público é mais importante do que o cargo que ocupa.

Ministério Público do Estado de Rondônia. Manual de relacionamento com a mídia. Internet: (com adaptações).

Estariam mantidas a correção gramatical do texto CG2A1-I e a coerência de suas ideias caso se substituísse
  • A: “não deve ser visto” (penúltimo período do terceiro parágrafo) por não deve ver-se.
  • B: “abordando” (segundo período do segundo parágrafo) por com a abordagem de.
  • C: “o que propicia” (último período do primeiro parágrafo) por propiciada por.
  • D: “Apesar de” (primeiro período do terceiro parágrafo) por A despeito de.
  • E: “à de quem o lê” (final do primeiro período do terceiro parágrafo) por à qual ele lê.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.