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Eis o texto de um e-mail, enviado a uma ex-namorada:

“As fotografias estão ótimas; acho que perdi bons momentos; vou ver se qualquer dia desses envio uma foto minha para você, você sabe que eu não gosto de tirar fotos”.

A marca linguística que está presente nesse pequeno texto é:
  • A: a formalidade da linguagem empregada;
  • B: a extensão demasiada das frases;
  • C: o uso de formas abreviadas em exagero;
  • D: a preocupação com a clareza da mensagem;
  • E: a presença de marcas da linguagem oral.

___________ significa curral para recolher o gado.

Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.
  • A: seringal.
  • B: convexo.
  • C: redil.
  • D: pecúlio.
  • E: rebate.

Leia o texto e responda à questão:



Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a mesma regra a respeito de crase que o trecho a seguir: “...a luta de Jane pelo amor à educação;...”
  • A: “...– bate à porta da escola primária e espera uma chance de poder aprender a ler.”
  • B: “dar ênfase à força dos personagens...”
  • C: “... ir à escola e aprender a ler;...”
  • D: Nenhuma das alternativas.

O autor utiliza marcas linguísticas que dão ao texto um caráter informal. Uma dessas marcas é identificada em:
  • A: “[...] o Atleta do Século acertou.”
  • B: “O Rei respondeu sem titubear [...]”.
  • C: “E provavelmente acertaria novamente hoje.”
  • D: “Pelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez [...]”.
  • E: “Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano.”

A letra da canção de Antônio de Barros manifesta aspectos do repertório linguístico e cultural do Brasil. O verso que singulariza uma forma característica do falar popular regional é:
  • A: “Isso é um desaforo”.
  • B: “Diz que eu tou aqui com alegria”.
  • C: “Vou mostrar pr’esses cabras”.
  • D: “Vai, chama Maria, chama Luzia”.
  • E: “Vem cá morena linda, vestida de chita”.

Para divulgar conhecimento de natureza científica para um  público não especializado, Manarini recorre à associação entre vocabulário formal e vocabulário informal. Altera-se o grau de formalidade do segmento no texto, sem alterar o sentido da informação, com a substituição de
  • A: "dá um chega pra lá no diabete" por " manda embora o diabete".
  • B: "esquentar a cabeça" por "quebrar a cabeça".
  • C: "bate um bolão" por "é um show".
  • D: "juntinhos" por "misturadinhos".
  • E: "por trás de encrencas" por "causadora de problemas".

As marcas da variedade regional registradas pelos compositores de Assum preto resultam da aplicação de um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a morfologia, a sintaxe ou o léxico. No texto, é resultado de uma mesma regra a
  • A: pronúncia da palavras "vorta" e "veve".
  • B: pronúncia da palavras " tarvez" e "sorto".
  • C: flexão verbal encontrada em "furaro" e "cantá".
  • D: redundância na expressões "cego dos óio" e "mata em frô".
  • E: pronúncia da palavras "ignorança" e "avuá".

O texto Essa pequena registra a expressão subjetiva do enunciador, trabalhada em uma linguagem informal, comum na música popular. Observa-se, como marca da variedade coloquial da linguagem presente no texto, o uso de
  • A: palavras emprestadas de língua estrangeira, de uso inusitado no português.
  • B: expressões populares, que reforçam a proximidade entre o autor e o leitor.
  • C: palavras polissêmicas, que geram ambiguidade.
  • D: formas pronominais em primeira pessoa.
  • E: repetições sonoras no final dos versos.

O comentário do narrador do romance “[...] emendou com uma valsa mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena” relaciona-se ao fato de que essa valsa é representativa de uma variedade linguística
  • A: detentora de grande prestígio social.
  • B: específica da modalidade oral da língua.
  • C: previsível para o contexto social da narrativa.
  • D: constituída de construções sintáticas complexas.
  • E: valorizadora do conteúdo em detrimento da forma.

A variedade linguística da narrativa é adequada à descrição dos fatos. Por isso, a escolha de determinadas palavras e expressões usadas no texto está a serviço da
  • A: localização dos eventos de fala no tempo ficcional.
  • B: composição da verossimilhança do ambiente retratado.
  • C: restrição do papel do narrador à observação das cenas relatadas.
  • D: construção mística das personagens femininas pelo autor do texto.
  • E: caracterização das preferências linguísticas da personagem masculina.

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