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O nosso gramático mais conhecido, Evanildo Bechara, declarou o seguinte:
“A linguagem tem variações regionais, sociais e de estilo. Mas a língua de cultura se sobreleva e possibilita a unidade nacional do idioma”.
Segundo esse fragmento textual, a língua escrita (língua de cultura) deve ser defendida por sua função de:
  • A: superar o tempo e o espaço, pois uma obra escrita há séculos, em Portugal, por exemplo, pode ser lida e compreendida ainda hoje;
  • B: armazenar informações, disponibilizando os conhecimentos para futuras gerações;
  • C: mostrar características sociais, políticas e culturais que podem estabelecer a identidade nacional de um país;
  • D: poder produzir obras de qualidade artística, que trazem orgulho aos habitantes de um país;
  • E: produzir conhecimentos novos por meio de seu próprio exercício, coisa que a língua falada não pode fazer.

Todas as opções abaixo mostram definições; entre elas, aquela que mostra caráter objetivo, e não criativo, é:
  • A: habilidade é sentir com os menos e falar com os mais;
  • B: harém é um conjunto de mulheres que praticam a monogamia com o mesmo sujeito;
  • C: a mentira é a religião dos escravos e dos senhores;
  • D: paciência é a capacidade de aturar incômodos, dificuldades etc. sem perder a calma;
  • E: a mentira é uma verdade que esqueceu de acontecer.

Um deputado escreveu para um colega:
“Não adianta comunicar-lhe que esse projeto me trouxe muito sofrimento, porque certamente você também teve os seus... mas, pelo menos, você passa a ter ideia das dificuldades de nossa atividade”.
Esse segmento alude a um problema da língua escrita em relação à comunicação, que consiste no fato de:
  • A: existirem muitas palavras com o mesmo significado;
  • B: a língua não expressar conteúdos afetivos;
  • C: o significado das palavras variar com o tempo;
  • D: os vocábulos não possuírem sinônimos perfeitos
  • E: as palavras serem universais e os conteúdos, particulares.

Um texto redacional no ambiente legal deve estar presidido pela ordem, clareza e brevidade, e, ao mesmo tempo, guiado pela intenção comunicativa do redator. Por isso, temos sempre que pensar no interesse e na reação do leitor.
Abaixo estão várias estratégias empregadas para a atração do leitor; a estratégia abaixo que NÃO ajuda nessa finalidade é:
  • A: os dados devem ser apresentados em cifras concretas, em porcentagens corretas;
  • B: as referências devem estar claramente definidas, evitando-se informações subliminares;
  • C: informações devem ser utilizadas com credibilidade apoiada;
  • D: deve-se ordenar adequadamente a frase, deixando-se as partes mais importantes para o final;
  • E: a intercessão de termos adjuntos na ordem direta das frases deve ser reduzida.

As frases abaixo pertencem a obras de Machado de Assis e exemplificam frases dubitativas, ou seja, em que o autor parece não dominar a narrativa, mostrando dubiedade.
A frase que DIFERE dessa estrutura é:
  • A: Guiomar tivera humilde nascimento; era filha de um empregado não sei de que repartição do Estado;
  • B: Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim;
  • C: Digo apenas que o homem mais probo que conheci em minha vida foi um certo Jacó Medeiros ou Jacó Tavares, não me recorda bem o nome;
  • D: Suponho que Virgília ficou um pouco admirada, quando lhe pedi desculpas das lágrimas que derramara naquela triste ocasião;
  • E: Não durou muito a evocação; a realidade dominou logo; o presente expeliu o passado.

O conhecido escritor Umberto Eco escreveu:
“O vestuário fala. Fala o fato de eu me apresentar no escritório de manhã com uma gravata normal de riscas, fala o fato de a substituir inesperadamente por uma gravata psicodélica, fala o fato de ir à reunião do conselho de administração sem gravata”.
Sobre a significação ou estruturação desse pequeno texto, a afirmação INCORRETA é:
  • A: ao dizer que “os olhos são a janela da alma”, Machado de Assis mostra a mesma possibilidade de o ser humano comunicar-se com algo além de linguagem;
  • B: o vestuário é uma perfeita metáfora para a linguagem, pois, como esta, mostra grande número de elementos (que se combinam), intencionalidade no uso, possibilidade de erro ao não respeitar a norma e possibilidade de uso estético dos componentes;
  • C: o uso de uma gravata de riscas e o de uma gravata psicodélica mostra uma oposição na disposição interior do usuário;
  • D: a substituição de uma gravata por outra corresponde, na linguagem, à possibilidade de troca de vocábulos, com mudança de sentido;
  • E: estar “sem gravata” corresponde linguisticamente à elipse de um termo desnecessário, sem interferência semântica.

Observe o seguinte texto:
“O Opel Twin é um carro protótipo desenhado com a finalidade de reduzir o consumo de combustível e a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. O objetivo, em números: um veículo que não consuma mais de 3,5 litros de combustível por cada 100 quilômetros. Para isso, a Companhia Opel criou um novo conceito de carroceria e tração que permite instalar indistintamente um motor de gasolina ou de propulsão elétrica. É um sistema modular: o motor, a transmissão e o eixo traseiro conformam uma só unidade que pode ser retirada ou substituída para melhor adequar-se às necessidades”.
No caso desse texto argumentativo, as ideias apresentadas são apoiadas por meio de:
  • A: exemplos, já que eles representam um caso específico ou concreto de uma afirmação geral;
  • B: descrições, mostrando um ponto de vista ou a perspectiva de quem descreve;
  • C: experiências pessoais, mostrando conhecimentos vividos e não aprendidos externamente;
  • D: dados, já que os dados são fatos cuja autenticidade pode ser provada com facilidade;
  • E: testemunhos alheios, que possuem autoridade no tema abordado.

Observe o seguinte texto:
“Acabava de comemorar onze meses de vida a filhinha de Frederic Skinner, Débora, quando ele a pôs como tema do noticiário. A imprensa americana falava com indignação da ‘menina encaixotada’, colocada numa espécie de incubadora, fechada por todos os lados, dotada de vidros e totalmente climatizada. Haviam-se graduado de tal modo a temperatura e a umidade do ar, que a pequena Débora não necessitava, fora as fraldas, de roupas de vestir nem de cuidados de nenhum tipo. Havia filtros encarregados de limpar o ar de bactérias e de partículas de pó, e o solo era mantido limpo por meio de um pano sem fim que corria lentamente. Skinner havia pensado que um dos problemas práticos mais importantes que sugere o cuidado do bebê se apoia simplesmente em tê-lo sempre quente”.
Esse texto, a fim de atrair a atenção do leitor, apela para uma estratégia em sua introdução, que é a de:
  • A: começar por uma afirmação surpreendente, seja um fato ou uma opinião;
  • B: iniciar-se o texto com uma pequena narrativa de interesse;
  • C: propor uma interrogação, que é respondida no decorrer do texto;
  • D: citar um ou vários exemplos, que são devidamente explicados;
  • E: indicar uma possível separação temática em itens distintos.

Observe o texto descritivo a seguir.
“Em uma rua que desembocava na praça viu uma igreja românica com um claustro exterior. Estava pintada de amarelo; o pórtico tinha a seus lados duas imagens bizantinas. O interior da igreja estava remexido com uma falta de critério e uma ignorância repulsivas. Molduras de todas as classes, axadrezadas e triangulares; filigranas dos capitéis, gregas e adornos haviam sido cobertas por uma grossa camada de gesso”.
Sobre a estruturação desse texto, é correto afirmar que:
  • A: o observador e as realidades descritas estão estáticos, não indicando qualquer movimento;
  • B: o observador é do tipo culto, informando com precisão ao leitor dados técnicos dos objetos descritos;
  • C: o observador sofre limitações físicas de distanciamento e de luminosidade na tarefa de descrever os objetos da igreja;
  • D: o observador mostra-se imparcial no julgamento da cena descrita em seu texto;
  • E: os adjetivos “românica”, “exterior”, “amarelo” e “bizantinas” mostram o valor de caracterização, limitando-se a percepções dos sentidos do observador.

A frase na qual o enunciador está formalmente AUSENTE é:
  • A: Ah! Você cantava no verão, pois agora dance!
  • B: A notícia chegou a nossa casa ao meio-dia.
  • C: Puxa! Quando retornarão esses momentos agradáveis?
  • D: O sol nunca está tão belo quanto no dia de partirmos.
  • E: Gostaria de mostrar meu valor aos meus semelhantes.

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