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A expressão isolada por vírgula é empregada claramente para reforçar um ponto de vista do autor do texto no seguinte exemplo:
  • A: “Durante os protestos de junho, alguns cartazes pediam a revogação do direito de voto dos beneficiários do programa Bolsa Família” ( l. 1-3)
  • B: “não lhes permitiria disputar vagas oferecidas, por exemplo, pela indústria paulista caso forçados à migração” ( l. 29-31)
  • C: “Primeiro, vetou ou limitou políticas voltadas a reformar os arranjos estruturais que reproduzem a pobreza” ( l. 46-48)
  • D: “Enfim, a ausência de reparação institucional, a carência de capacitações e a internalização da humilhação se reforçaram mutuamente para reproduzir a pobreza” ( l. 60-63)
  • E: “exige a contrapartida da frequência escolar e, de fato, reduz o trabalho infantil” ( l. 73-75)

O mecanismo da concordância verbal contribui para a coesão e para o entendimento dos textos, porque garante que os termos a que se referem os verbos possam ser facilmente resgatados pelo leitor, mesmo quando enunciados em períodos diferentes.

O exemplo do texto em que a concordância permite identificar o sujeito de um verbo, presente em outro período, é:
  • A: “É provável, contudo, que o BF tenha contribuído para a perda de influência” ( l. 8-9)
  • B: “Também há indícios” ( l. 26-27)
  • C: “Primeiro, vetou ou limitou políticas voltadas a reformar os arranjos estruturais” ( l. 46-47)
  • D: “a transferência de dinheiro aumenta a responsabilidade individual” ( l. 77-79)
  • E: “os cartazes que os pais estiveram incapacitados de escrever” ( l. 98-99)

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