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Em “...para me manter honesto,” (l. 5-6), o verbo destacado é conjugado do mesmo modo que o verbo ter. O verbo que NÃO se flexiona com base na conjugação do verbo ter é
  • A: entreter.
  • B: reter.
  • C: conter.
  • D: inverter.
  • E: deter.


Nas passagens apresentadas a seguir, o comentário gramatical está correto em
  • A: “A vida eterna nos trará problemas,” (l. 18) e “...porque nos dá a eternidade sem a perplexidade,” (l. 23-24). Os verbos destacados apresentam o mesmo tipo de re- gência.
  • B: Transpondo a passagem “Cortei o pudim de laranja,” (l. 3-4) da voz ativa para a passiva analítica, teremos a forma verbal fora cortado.
  • C: “...que será para os sistemas previdenciários.” (l. 19-20). O verbo está na 3a pessoa do singular porque o pronome relativo é sujeito, substituindo o antecedente “pesadelo”.
  • D: “...porque nos dá a eternidade...” (l. 23-24) e “...como e por que.” (l. 34). Os vocábulos destacados pertencem à mesma classe gramatical.
  • E: “...como essa da célula-mãe...” (l. 11-12). O subs- tantivo composto destacado flexiona-se, no plural, pela mesma regra de pára-choque.


Assinale a passagem cuja forma verbal destacada é impessoal.
  • A: “perguntemo-nos...” (l. 5).
  • B: “Não há nada mais belo...” (l. 20).
  • C: “Assim é a virtude:” (l. 27).
  • D: “também é necessário o desejo,” (l. 8).
  • E: “É preciso dizer mais,” (l. 23).

Nas passagens apresentadas a seguir, o comentário gramatical está correto em
  • A: “A vida eterna nos trará problemas,” (l. 18) e “...porque nos dá a eternidade sem a perplexidade,” (l. 23-24). Os verbos destacados apresentam o mesmo tipo de re- gência.
  • B: Transpondo a passagem “Cortei o pudim de laranja,” (l. 3-4) da voz ativa para a passiva analítica, teremos a forma verbal fora cortado.
  • C: “...que será para os sistemas previdenciários.” (l. 19-20). O verbo está na 3a pessoa do singular porque o pronome relativo é sujeito, substituindo o antecedente “pesadelo”.
  • D: “...porque nos dá a eternidade...” (l. 23-24) e “...como e por que.” (l. 34). Os vocábulos destacados pertencem à mesma classe gramatical.
  • E: “...como essa da célula-mãe...” (l. 11-12). O subs- tantivo composto destacado flexiona-se, no plural, pela mesma regra de pára-choque.

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