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Em uma de suas crônicas, Machado de Assis escreve:

“Vede uma floresta! Que potente liberdade e que ordem segura! A natureza, liberal e pródiga na produção, é conservadora por excelência na harmonia em que aquela vertigem de troncos, folhas e cipós e que aquela passarada estrídula se unem para formar a floresta. Que exemplo às sociedades!”


Segundo o texto, a floresta é um exemplo para as sociedades por uma série de motivos; assinale a opção que apresenta um motivo que não está presente no texto.
  • A: A capacidade produtiva.
  • B: A harmonia entre seus participantes.
  • C: A liberdade de seus componentes.
  • D: A beleza de alguns elementos formadores.
  • E: A união dos seus membros.

Os dicionários se formam normalmente com definições dos verbetes neles inseridos.

Entre as definições a seguir, assinale aquela que apresenta um modelo diferente das demais.
  • A: Vadiagem s. f.: ação de vadiar.
  • B: Conservação s. f.: ação de conservar, de manter intacto ou no mesmo estado.
  • C: Displicentemente adv.: de uma maneira displicente.
  • D: Antropófago adj. e s.: que se alimenta de carne humana.
  • E: Obséquio s. m. favor, gentileza.

“Homem morre eletrocutado ao tentar furtar fios de linha de trem em SP - Situação aconteceu nas proximidades da estação Itapevi da Linha 8-Diamante nesta sexta-feira (27)
Nesta sexta-feira, por volta das 5h40, um homem morreu eletrocutado tentando furtar fios da estação Itapevi da Linha 8-Diamante, na região metropolitana de São Paulo.
A Via Mobilidade informou que o Corpo de Bombeiros e o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas o homem já estava morto. O caso foi registrado no 1°DP de Itapevi.
Ainda de acordo com a responsável pelo trecho, a circulação de trens não foi afetada porque o incidente aconteceu longe dos trilhos.”

(RedeTV – 28/01/2023 - adaptado)


O trecho exemplifica o que designamos como texto informativo; sobre a estruturação desse texto, assinale a afirmação inadequada.
  • A: O primeiro período do texto funciona como manchete e resume os dados mais importantes da notícia.
  • B: O segundo parágrafo repete informações já dadas na manchete, fornecendo novos detalhes do ocorrido.
  • C: O terceiro parágrafo concentra o foco informativo sobre as decorrências do fato já relatado.
  • D: O último parágrafo não obedece cronologicamente à exposição dos fatos.
  • E: Os parágrafos do texto mostram a preocupação com a precisão dos vocábulos, característica do texto informativo.

“Homem morre eletrocutado ao tentar furtar fios de linha de trem em SP - Situação aconteceu nas proximidades da estação Itapevi da Linha 8-Diamante nesta sexta-feira (27)
Nesta sexta-feira, por volta das 5h40, um homem morreu eletrocutado tentando furtar fios da estação Itapevi da Linha 8-Diamante, na região metropolitana de São Paulo.
A Via Mobilidade informou que o Corpo de Bombeiros e o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas o homem já estava morto. O caso foi registrado no 1°DP de Itapevi.
Ainda de acordo com a responsável pelo trecho, a circulação de trens não foi afetada porque o incidente aconteceu longe dos trilhos.”

(RedeTV – 28/01/2023 - adaptado)


Assinale a orientação sobre textos informativos que não foi seguida nesse caso.
  • A: Clareza na exposição da ideia central.
  • B: Ausência de generalidades dispensáveis.
  • C: Informação ordenada e hierarquizada.
  • D: Preocupação com a legibilidade do texto.
  • E: Citação de fontes das informações dadas.

Um jornalista fez a seguinte declaração:

“No Líbano, os livros são lidos de trás para a frente. É por isso que os autores de romances policiais não vendem por lá”.

Assinale a afirmação adequada sobre esse pensamento.
  • A: A afirmação é verdadeira, pois, de fato, nesse caso, os leitores passam a saber o final da história logo ao início da leitura.
  • B: O segundo período do texto funciona como consequência lógica do primeiro.
  • C: O pensamento tem finalidade humorística, pois há uma relação inesperada entre os dois períodos.
  • D: O trecho mostra uma estrutura argumentativa, com uma tese, seguida de argumentos.
  • E: O segmento se filia aos textos informativos, pois traz uma informação nova para a maioria dos leitores.

Compare as duas frases a seguir, a primeira expressa na forma da língua falada e a segunda, na de língua escrita:

• (Falada) Puxa, cara! O cinema tava assim de gente pelo lançamento do filme.
• (Escrita) O cinema estava com sua lotação esgotada em função do lançamento do novo filme.


Assinale a opção que mostra uma afirmação adequada em relação a essas duas formas de expressão.
  • A: A estruturação sintática da língua falada é bem mais precisa que a da língua escrita.
  • B: A língua falada não supõe um interlocutor presente, o que exige do enunciador maior cuidado na formulação.
  • C: A língua falada supõe uma preparação anterior, o que a torna menos espontânea que a língua escrita.
  • D: A língua escrita traz um refinamento progressivo de expressões imprecisas, o que a torna mais culta.
  • E: A língua falada é geralmente acompanhada da linguagem textual, que empresta sentido ao que é dito.

Machado de Assis escreveu certa vez que “Quando um homem se põe a escrever uma história, sem estar de olho no dinheiro, mas por simples amor da verdade e do estilo, é natural que despenda cinco anos ou mais no trabalho!”.


Nesse pensamento, há um conceito implícito do que seja “escrever bem”, que é o de escrever
  • A: de forma gramaticalmente correta.
  • B: com preocupação no emprego de linguagem erudita.
  • C: de modo estruturalmente organizado.
  • D: em adequação com a linguagem dos interlocutores.
  • E: com a utilização da linguagem popular.

Observe o seguinte fragmento de um texto narrativo:

“Assim que entrou na loja, o turista passou a observar o homem que vagava entre os corredores com uma sacola aberta a tiracolo. Quando viu que ele retirou um objeto da prateleira e enfiou-o na bolsa, decidiu denunciá-lo por roubo”.

Assinale a opção que mostra uma marca adequada a esse gênero textual (narrativo).
  • A: Quanto ao conteúdo do texto, ocorre a atenção do observador por seres, objetos e cenas.
  • B: Quanto ao tempo, ocorre a apreensão de um momento único.
  • C: Quanto ao objetivo, sua finalidade está em identificar, localizar e qualificar os fatos narrados.
  • D: Quanto às classes de palavras predominantes, há a preferência por verbos e conjunções temporais.
  • E: Quanto ao emprego de tempos verbais, ocorre a preferência pelo presente ou pretérito imperfeito do indicativo.

Assinale a frase que mostra os seus termos sintáticos em ordem direta.
  • A: Se você está gostando da viagem, provavelmente não vai gostar do destino.
  • B: A Inglaterra é o paraíso das mulheres, o purgatório dos homens e o inferno dos cavalos.
  • C: Homens realmente educados são os autodidatas.
  • D: São as perguntas que fazem o filósofo.
  • E: Para o biólogo, o homem é um animal como os demais.

Em todas as frases a seguir há exemplos de um tipo de vocábulo. Assinale a frase em que esse tipo está corretamente identificado.
  • A: Latinismo: “A gente tava (sic) cansado de esperar o ônibus”.
  • B: Neologismo: “Estava todo mundo de cara amarrada”.
  • C: Estrangeirismo: “Os alemães não têm uma língua delicada”.
  • D: Arcaísmo: “Na Idade Média, tudo era religiosidade”.
  • E: Regionalismo: “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.

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