Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 19 questões.
Obs.: As questões se apoiam em frases do discurso publicitário ou de propaganda.

O principal objetivo do discurso publicitário é
  • A: convencer alguém a comprar algo.
  • B: iludir alguém quanto à qualidade de um produto.
  • C: divulgar a marca de um produto.
  • D: ensinar alguém a como proceder em uma compra.
  • E: mostrar a superioridade de um produto sobre os demais.

Um laboratório fez um texto para uma campanha educativa, com a foto de uma mãe dando mamadeira a um bebê, seguida da seguinte frase: “Você está tomando tanta vitamina E quanto lhe dava o fabricante original?”
Sobre essa frase, assinale a opção que apresenta a afirmativa inadequada.
  • A: A frase se dirige ao bebê que está sendo amamentado
  • B: O termo “fabricante original” se refere a uma outra marca de leite anterior.
  • C: O termo “mamadeira” se opõe à amamentação natural.
  • D: A resposta pretendida pela pergunta do texto é “não”.
  • E: A propaganda pretende incentivar a amamentação natural.

“Pedimos desculpas às esposas americanas. ABC apresenta o futebol das segundas-feiras à noite.”
Esse é um trecho de divulgação da emissora de TV norte-americana ABC. Deduz-se desse pequeno texto que
  • A: as mulheres são vistas como público de futebol.
  • B: as emissoras de TV dos EUA não transmitem futebol.
  • C: às segundas-feiras as emissoras de TV só exibem programas de diversão.
  • D: as mulheres casadas não querem que os maridos deixem de dar-lhes atenção por causa do futebol.
  • E: as transmissões de futebol nas segundas-feiras à noite, nos EUA, não são ao vivo.

No texto a seguir há dois casos de acento grave indicativo da crase:
“Pedimos desculpas às esposas americanas. ABC apresenta o futebol das segundas-feiras à noite.”
Assinale a opção que indica a frase em que o acento está empregado corretamente.
  • A: Nas Bermudas, você está à 700 milhas de tudo que o chateia. E a apenas 90 minutos de Nova York. (American Airlines)
  • B: Carta aberta à doce senhora que se perdeu tentando chegar à avenida Dakabay de metrô, na última semana. (Departamento de Trânsito de Nova York)
  • C: Circe faz você tão tentadora quanto à mais bonita sobremesa. (Circe lingerie)
  • D: O navio que trouxe para à América seu gosto por scotch. (Cutty Sark whisky)
  • E: Você não precisa ir à Paris para comprar Chanel nº 5. Mas seria melhor se fosse. (Air France)

Assinale a frase publicitária a seguir que se estrutura a partir de outra frase muito conhecida.
  • A: Ruim por ruim, vote em mim.
  • B: Esse é o mais seco dos gins – pergunte a qualquer Martini.
  • C: Aceite o desafio de voar conosco.
  • D: Errar é humano, vender abaixo do custo é divino.
  • E: Se não vende, não é criativo.

Abaixo de uma grande foto de um cortiço de uma cidade americana, aparecia a seguinte frase:
“Se nossas cidades não forem ajudadas agora, daqui a pouco elas serão só isso.”
Sobre essa frase, assinale a afirmativa inadequada.
  • A: O pronome “isso” se refere ao cenário do cortiço.
  • B: O termo “só” mostra valor pejorativo.
  • C: O advérbio “agora” se refere ao momento de exibição do cartaz.
  • D: A expressão “daqui a pouco” tem valor preciso de indicação temporal.
  • E: O possessivo “nossas” engloba administradores e habitantes como parceiros.

Assinale a opção que indica o texto que não recebe a classificação de publicitário, por não ter promoção de um produto a ser comercializado, mas sim defender uma ideia.
  • A: Boa educação é sua filha conhecer Honoré de Balzac bem antes de ser uma balzaquiana. (Aliança Francesa, escola de idiomas)
  • B: Claro, você pode andar por aí com uma carteira recheada. Mas para quê? (American Express, cartão de crédito)
  • C: Esse é o mais seco dos gins – pergunte a qualquer Martíni. (Anúncio de bebida)
  • D: Quer que ele seja mais homem? Experimente ser mais mulher. (Loja de lingerie)
  • E: Você quer ser cobaia? Não engula essa. (Instituto de Defesa do Consumidor contra alimentos transgênicos)

Uma loja de calçados anunciava seus produtos da seguinte forma:
“Para o homem que tem muito dinheiro para gastar. Mas nenhum para perder.”
A qualidade do produto anunciada nesse texto, é
  • A: a economia na compra.
  • B: a durabilidade dos sapatos.
  • C: a força da marca.
  • D: a beleza do calçado.
  • E: a facilidade de pagamento.

Assinale a opção que indica o texto publicitário que se utiliza de uma marca específica do texto poético tradicional.
  • A: Não tenho tudo que amo, mas já entrei na fila.
  • B: Ligue, antes que cortem nossos telefones.
  • C: Ruim por ruim, vote em mim.
  • D: Quem compra a imitação, merece-a.
  • E: Quem ousa, vence.

Um texto publicitário de um cartão de crédito dizia:
“Quando nos casamos, tudo aquilo que gostávamos era muito caro e tudo aquilo que podíamos comprar era muito feio.”
Nesse caso, o cartão de crédito serviria para
  • A: fazer com que o gosto estético dos casais se modificasse.
  • B: facilitar a compra de produtos mais caros
  • C: criar o hábito de compras na organização doméstica.
  • D: educar os casais a fazer despesas de forma organizada.
  • E: melhorar a vida dos casais recém-formados.

Exibindo de 1 até 10 de 19 questões.